Pages
- Blog
- Coesão textual – Vestibulares diversos
- Fonologia
- Home
- Links importantes
- Mapa do site
- O leitor indica
- Podcast
- Presente de aniversário
- Privacidade
- Questões ENEM
- REDAÇÃO ENEM 30+ (Turma 2025)
- Referências
- Resultado da busca
- Simulados
- Sobre a autora
- Videoaulas
- Qual é a dúvida?
- Contato
Posts by category
- Category: Agenda Acadêmica
- IFRJ divulga I Fórum em Estudos Linguísticos e Literários
- Ensino de língua e de literatura na perspectiva dos letramentos [Palestra]
- [Agenda acadêmica] Novembro Negro no IFRJ
- Participe da minha aula para a redação do ENEM
- [Agenda Acadêmica] II Congresso sobre Tecnologias na Educação
- [Agenda acadêmica] IV Colóquio de Letramentos, linguagem e ensino – “Formação e trabalho docente”
- IFRJ divulga pós-graduação Lato Sensu em Ensino de Culturas Africanas e Afro-Brasileira
- [Agenda Acadêmica] 3º SENATED – Seminário Nacional de Tecnologias na Educação
- I Seminário LITESCOLA
- IFRJ divulga pós-graduação em Histórias e Culturas Africanas
- III SILF – Simpósio Internacional de Linguística Funcional
- III Congresso Nacional de Estudos Linguísticos
- Minicurso “Da competência linguageira ao discurso de persuasão”
- Curso Formação para educação das relações étnico-raciais
- I Simpósio do LaborHistórico
- V Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da UFTM
- 3º Congresso de Linguagem e Interação
- I Simpósio Interdisciplinar de Estudos Linguísticos
- VIII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais
- 3º Seminário de Avaliação de Proficiência de Língua Estrangeira – SEMAPLE
- III Colóquio Nacional e II Colóquio Internacional o Grupo de Pesquisa Corpo e Imagem no Discurso: Gêneros Híbridos
- LINFE – III Congresso de Línguas para Fins Específicos
- III Semana de Arte e Cultura – IFRJ Duque de Caxias
- 9º BookCrossing Blogueiro – Vamos espalhar livros por aí?
- Oficina Preconceito linguístico e preconceito social: uma batalha que nunca termina
- IV Colóquio de Políticas Culturais da Baixada Fluminense
- Oficina A mulher Cordelista
- Conecta – Vamos fazer a ponte?
- Conecta – Como unir educação e tecnologias?
- Agenda – VI Jornada de Estudos do Discurso
- Agenda – Jacqueline Penjon
- Category: Autor convidado
- Memoriais da caminhada: em direção à universidade pública [Resenha]
- Utilizando neurociências e tecnologia para melhorar a aprendizagem durante a pandemia
- Crônicas de Escola e a relação teoria- prática em um curso de Licenciatura
- Viagem ao centro da Josi: minha formação como leitora
- ENEM em tempos de pandemia: uma análise do discurso governamental
- Morfologia: o dia em que meu ponto fraco virou uma proposta de aula
- Trovadorismo – uma proposta de atividade
- A leitura nossa de cada dia
- Leitura e sentido
- Código do amor cortês na sala de aula
- Gente nova no Conversa: a Grazi chegou!
- Como fazer uma proposta de intervenção completa
- O combate ao preconceito linguístico
- Língua, linguagem, linguística
- A importância do ato de ler
- A lenda do Caipora em contos de Machado de Assis
- O Assinalado – Análise
- A canção do africano – análise
- Preconceito linguístico em minissérie da rede Globo
- [Literatura e Cinema] O Enfermeiro
- Category: CURSOS
- Category: Dicas de livros
- Gramática do português brasileiro escrito
- 2 dicas de livros sobre ensino de literatura
- O que sabemos sobre a linguagem
- Concurso para professores: dicas de leitura
- Crônicas de escola: docência ao rés-do-chão
- Avaliação na escola: guia de conceitos e práticas
- 3 livros que você precisa ler sobre a história da língua portuguesa
- Mais 10 livros que um graduando em Letras precisa ler ─ Estudos Literários
- Sou parceira da Parábola Editorial
- Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis, de Jarid Arraes [Resenha]
- Pequeno Manual Antirracista, de Djamila Ribeiro [Resenha]
- As crônicas de Teçá: o colar mágico [Resenha]
- Memoriais da caminhada: em direção à universidade pública [Resenha]
- Crônicas de Escola e a relação teoria- prática em um curso de Licenciatura
- Introdução à Linguística Africana
- ConversaCast#13: A importância da leitura
- Resultado do sorteio “Pequena gramática do português brasileiro”
- Descrição do português brasileiro e Linguística Comparada
- SORTEIO: Pequena Gramática do Português Brasileiro
- Editora Contexto oferece cupom de desconto aos leitores do Conversa de Português
- Linguagem: a história da maior invenção da humanidade, de Daniel Everett
- Parabólicos – Chega o primeiro clube do livro acadêmico
- [Dicas de Livros] Linguística para o ensino superior
- [Dica de livros] Da leitura literária à produção de textos
- Novidade: CP agora tem parceria com a Editora Contexto
- Língua portuguesa: tradições e modernidade
- [Dicas de livros] Vygotsky – a interação no ensino/aprendizagem de línguas
- 08 livros que vão ajudar o professor a preparar a sua aula sobre redação
- [Dica de livros] Escrever na universidade – fundamentos
- [Dicas de livros] Três livros que o professor de Língua Portuguesa precisa ler
- Análise de discurso crítica para linguistas e não linguistas
- [SORTEIO] Confira quem ganhou o prêmio do nosso primeiro sorteio do ano
- [SORTEIO] Escolha um dos livros e participe do sorteio de Ano Novo
- Artigo de opinião, de Vânia Casseb-Galvão e Milcinele Duarte
- Qual política linguística?, de Xoán Lagares
- Filologia, história e língua: olhares sobre o português medieval
- 10 livros que o graduando em Letras precisa ler
- Mar’ Junior divulga continuação da obra Pepita
- Poesia na sala de aula, de Hélder Pinheiro
- Mikhail Bakhtin, de Alastair Renfrew
- Cinco ensaios sobre humor e análise do discurso, de Sírio Possenti
- Novidade: firmei parceria com a Parábola Editorial
- [Dica de livro] Um deus chamado dinheiro
- [Indicação de leitura] Herança quilombola maranhense
- [Indicação de leitura] Medeia, de Eurípedes
- [Indicação de leitura] A viagem de Théo
- [Indicação de Leitura] 4 dicas de livros para presentear no Natal ou ler nas férias
- [Indicação de leitura] 3 livros para ler antes de planejar sua aula sobre variação linguística
- [Indicação de leitura] Correspondências, de Clarice Lispector
- [Indicação de leitura] Tartufo ou o Impostor, de Molière
- [Indicação de leitura] Ensino de Língua Portuguesa
- [Indicação de leitura] De notícias e não notícias faz-se a crônica
- [Indicação de leitura] Que gramática estudar na escola?
- [Indicação de leitura] Eu verso Buakamukua
- [Indicação de leitura] Linguística? Que é isso?
- [Indicação de leitura] Mulheres negras contam sua história
- Paixões alegres
- Literatura e outras linguagens
- Contos tradicionais do Brasil
- Contos e lendas afro-brasileiros:a criação do mundo
- Português no Ensino Médio e formação do professor
- Introdução à Literatura para crianças e Jovens
- Não é errado falar assim
- História da Educação e da Pedagogia
- Produção e revisão textual
- Bullying- mentes perigosas nas escolas
- Nada na língua é por acaso
- Uma novidade no blog
- Educação on line
- Você conhece a coluna Sugestão bibliográfica?
- A língua de Eulália
- Sugestão bibliográfica 13 – Tarsila cronista
- Formação do leitor no Brasil
- Convite aos educadores
- O preconceito em foco
- A literatura para crianças e jovens
- Interações virtuais
- Infância, educação e direitos humanos
- Malungos na escola
- Normas para apresentação de documentos científicos
- O conto de fadas
- Hipertexto e gêneros digitais
- Novidade no blog: sugestão bibliográfica
- Acordo ortográfico e sugestão bibliográfica
- Category: Educação
- Concurso para professores: dicas de leitura
- Crônicas de escola: docência ao rés-do-chão
- Avaliação na escola: guia de conceitos e práticas
- Leitura não é um “problema” só do professor de português
- IFRJ abre edital para pós-graduação em Estudos Linguísticos e Literários (ELLit)
- Pequeno Manual Antirracista, de Djamila Ribeiro [Resenha]
- Desafios do professor brasileiro [LIVE]
- Educação, pandemia e exclusão digital [LIVE]
- Como usar podcast na aula de língua portuguesa e literatura?
- Culturas negras na escola: saiba como foram as nossas lives
- Culturas negras na escola: experiências na aula de língua portuguesa [LIVE]
- Dia do Índio não é sobre a “Iracema”, de José de Alencar
- Google Meet sem mistérios | Dicas para professores
- Como criar lista de frequência no Google Meet | Dica para professores
- Utilizando neurociências e tecnologia para melhorar a aprendizagem durante a pandemia
- Crônicas de Escola e a relação teoria- prática em um curso de Licenciatura
- Viagem ao centro da Josi: minha formação como leitora
- Método Cornell: uma boa maneira de estudar
- ConversaCast#13: A importância da leitura
- ENEM em tempos de pandemia: uma análise do discurso governamental
- “Gênero dramático é o quê?” – Sobre a importância da aula de literatura no Ensino Médio
- Pandemia e educação digital
- Dicas para professores: Como usar o Google Classroom
- Curso Variação linguística e ensino
- Parabólicos – Chega o primeiro clube do livro acadêmico
- Morfologia: o dia em que meu ponto fraco virou uma proposta de aula
- Trovadorismo – uma proposta de atividade
- 08 livros que vão ajudar o professor a preparar a sua aula sobre redação
- Código do amor cortês na sala de aula
- [Sala de Aula] Funções da linguagem e propaganda
- IFRJ divulga Pós-graduação Lato Sensu em Estudos Linguísticos e Literários
- O que o “bilete” do Gabriel Lucca pode nos ensinar sobre letramento
- 5 filmes que fazem pensar sobre Educação
- Pesquisa da UFMT investiga letramento docente
- Eu preciso falar sobre o caso Marielle Franco
- III Curso de Formação para as relações étnico-raciais: dimensões da cultura afro-brasileiras
- [ConversaCast #8] O direito à Educação
- [Dicas para professores] 6 sugestões que vão facilitar a sua vida na sala de aula
- Ser criança leitora
- [Agenda acadêmica] Novembro Negro no IFRJ
- [Dicas para professores] 3 vídeos para abordar as culturas indígenas na aula de língua portuguesa
- [Sala de aula] Produção de resenha e uso do celular na sala de aula
- [Dicas para professores] 11 documentários para usar na aula de Literatura
- [Dicas para professores] 3 dicas para abordar a cultura afro-brasileira na aula de língua portuguesa
- [Dicas para professores] 5 dicas de uso do celular na sala de aula
- [Agenda Acadêmica] II Congresso sobre Tecnologias na Educação
- [Dicas para professores] Saiba o que é sala de aula invertida
- [Agenda acadêmica] IV Colóquio de Letramentos, linguagem e ensino – “Formação e trabalho docente”
- [Dicas para os pais] Vai matricular seu filho? Saiba o que a escola não pode pedir!
- IFRJ divulga pós-graduação Lato Sensu em Ensino de Culturas Africanas e Afro-Brasileira
- [Sala de Aula] Naturalismo, O cortiço e os problemas de habitação
- [Agenda Acadêmica] 3º SENATED – Seminário Nacional de Tecnologias na Educação
- 8 de setembro – Dia Internacional da Alfabetização
- ConversaCast #3: Que tipo de aluno você quer ter?
- [Indicação de leitura] 3 livros para ler antes de planejar sua aula sobre variação linguística
- [Sala de Aula] Você sabe fazer um fichamento?
- [Sala de Aula] Dia do Trabalho e figuras de linguagem
- [Dicas para professores] Chegou o 1º e-book do Conversa de Português!
- O Conversa de Português é TOP 1 em Educação!
- [Sala de Aula] Romantismo brasileiro e culturas indígenas
- [Sala de Aula] Figuras de linguagem
- Dia da Internet Segura 2016
- [Sala de aula] Notícia como exercício de produção textual
- Por que eu lamento pelo Museu da Língua Portuguesa?
- [Sala de aula] O conto como exercício de produção textual
- 1º Congresso Online Dificuldades e Distúrbios de Aprendizagem
- I Seminário LITESCOLA
- 2 dicas de filmes para abordar o Arcadismo em sala de aula
- IFRJ divulga pós-graduação em Histórias e Culturas Africanas
- Língua portuguesa e cultura afro-brasileira nas escolas
- Variedades linguísticas na sala de aula – A proposta dos meus alunos
- Trovadorismo – a atividade dos alunos
- Afinal, qual é o Dia da Língua Portuguesa?
- Curso Formação para educação das relações étnico-raciais
- Eu desapeguei! Minha participação no 10º BookCrossing Blogueiro
- Vamos espalhar livros outra vez?
- Blogs Educativos: 10 anos!
- [Indicação de leitura] Mulheres negras contam sua história
- 9º BookCrossing Blogueiro – Missão cumprida!
- Filmes nacionais farão parte dos currículos escolares brasileiros
- O ônibus verdinho e a educação
- [Sala de Aula]Romantismo brasileiro e o Brasil em letra de música
- O que fome tem a ver com educação?
- CP: o segundo blog educacional do Brasil
- Conecta – Como unir educação e tecnologias?
- Consciência negra
- Conversa no Caldeirão
- Dia Internacional da Alfabetização
- Conversa com a professora Suely Aymone
- Conversa com a professora Niuza Eugênia
- Sala de aula – Mina do condomínio
- Nossa conversa sobre educação
- Debate sobre educação
- 1º de maio e literatura
- Sala de aula – Pra mim fazer e o Dia do Índio
- Quando a Educação vira caso de polícia
- Sala de aula – Cultura negra e literatura
- Como incentivar alguém a ler?
- Você trabalha e dá aula?
- Blogs e Educação – Gramática e linguagem
- África na escola – Pretos Novos
- Blogs e Educação – Olá, classe!
- Educação e barbárie
- África na escola
- Eu não gosto de política
- Blogs e Educação – Literatura é show
- A educação brasileira está mal das pernas?
- Blogs e Educação – Educa já!
- Blogs e Educação – Maria Lúcia
- Blogs e Educação – a nova coluna do blog
- Português no Ensino Médio e formação do professor
- Sala de Aula – Dadaísmo e mais textos dos alunos
- Sala de aula – Ainda sobre o Dadaísmo
- Sala de aula – Dadaísmo
- Educação pela Rede agora é aqui
- E eu ganhei pintura indígena…
- Dia do índio e cultura indígena nas escolas
- Luto
- Ainda a polêmica da presidentA
- A conjunção “mas” e o uso da vírgula
- Mais de um fez ou mais de um fizeram?
- Qual é a dúvida?
- Clube de Ciência, Cultura e Arte
- Sala de Aula – Vidas em português
- Namorar ou namorar com?
- Emprego de letras
- A sós – a dúvida do leitor
- Quem sabe Português?
- Conversa com a professora Fátima Franco
- Especial de Férias 2011– O resumo do Acordo Ortográfico
- Conversa com a professora Maria Lúcia
- Eles também foram professores
- Dia do professor e duas conversas
- História da Educação e da Pedagogia
- Sala de Aula – Humanismo e literatura
- Sala de aula – Trovadorismo
- Bullying- mentes perigosas nas escolas
- Sala de aula – Modalidades discursivas
- Zezinho, Joãozinho e Pedrinho: que aluno você quer?
- Bullying – uma prática antiga e uma nova blogagem coletiva
- Três mitos da educação a distância
- Educação on line
- EAD- O que considerar antes do curso?
- Tecnologias e educação
- Educação a distância: um pouco de história
- Sala de aula – Variedades linguísticas
- Sala de aula – Modernismo brasileiro
- Sala de aula – Vanguardas
- Capacitação de professores para EAD
- Convite aos educadores
- Por que dia do professor
- O preconceito em foco
- Aulas adiadas
- Interações virtuais
- Francês no Brasil em todos os sentidos
- Copiar e colar. Plágio é crime!
- Palavras cruzadas na sala de aula
- Infância, educação e direitos humanos
- Malungos na escola
- Congresso de leitura
- Category: Dicas para pais
- Category: Dicas para professores
- Concurso para professores: dicas de leitura
- Avaliação na escola: guia de conceitos e práticas
- Como usar podcast na aula de língua portuguesa e literatura?
- Google Meet sem mistérios | Dicas para professores
- Como criar lista de frequência no Google Meet | Dica para professores
- Utilizando neurociências e tecnologia para melhorar a aprendizagem durante a pandemia
- “Gênero dramático é o quê?” – Sobre a importância da aula de literatura no Ensino Médio
- Dicas para professores: Como usar o Google Classroom
- Curso Variação linguística e ensino
- Parabólicos – Chega o primeiro clube do livro acadêmico
- 08 livros que vão ajudar o professor a preparar a sua aula sobre redação
- [Dicas para professores] 6 sugestões que vão facilitar a sua vida na sala de aula
- [Dicas para professores] 3 vídeos para abordar as culturas indígenas na aula de língua portuguesa
- [Dicas para professores] 11 documentários para usar na aula de Literatura
- [Dicas para professores] 3 dicas para abordar a cultura afro-brasileira na aula de língua portuguesa
- [Dicas para professores] 5 dicas de uso do celular na sala de aula
- [Dicas para professores] Saiba o que é sala de aula invertida
- [Indicação de leitura] 3 livros para ler antes de planejar sua aula sobre variação linguística
- [Dicas para professores] Chegou o 1º e-book do Conversa de Português!
- 2 dicas de filmes para abordar o Arcadismo em sala de aula
- Category: Sala de Aula
- Morfologia: o dia em que meu ponto fraco virou uma proposta de aula
- Trovadorismo – uma proposta de atividade
- Código do amor cortês na sala de aula
- [Sala de Aula] Funções da linguagem e propaganda
- [Sala de aula] Produção de resenha e uso do celular na sala de aula
- [Sala de Aula] Naturalismo, O cortiço e os problemas de habitação
- [Sala de Aula] Você sabe fazer um fichamento?
- [Sala de Aula] Dia do Trabalho e figuras de linguagem
- [Dicas para professores] Chegou o 1º e-book do Conversa de Português!
- [Sala de Aula] Romantismo brasileiro e culturas indígenas
- [Sala de Aula] Figuras de linguagem
- [Sala de aula] Notícia como exercício de produção textual
- [Sala de aula] O conto como exercício de produção textual
- Variedades linguísticas na sala de aula – A proposta dos meus alunos
- Trovadorismo – a atividade dos alunos
- [Sala de Aula]Romantismo brasileiro e o Brasil em letra de música
- Sala de aula – Mina do condomínio
- Sala de aula – Pra mim fazer e o Dia do Índio
- Sala de aula – Cultura negra e literatura
- África na escola – Pretos Novos
- Sala de Aula – Dadaísmo e mais textos dos alunos
- Sala de aula – Ainda sobre o Dadaísmo
- Sala de aula – Dadaísmo
- Sala de Aula – Vidas em português
- Sala de Aula – Humanismo e literatura
- Sala de aula – Trovadorismo
- Sala de aula – Modalidades discursivas
- Sala de aula – Variedades linguísticas
- Sala de aula – Modernismo brasileiro
- Sala de aula – Vanguardas
- Category: ENEM
- 10 dicas essenciais para a fazer a sua redação ENEM
- Quantos conectivos devo usar na minha redação?
- Esqueça essa bobagem de tentar convencer o corretor do ENEM!
- Imersão REDAÇÃO NO ENEM 30+
- Redação ENEM 2024: a hora da revisão
- ENEM 30+: o 1ºcurso de redação do Conversa de Português
- Você sabe quais são as cinco competências avaliadas na redação do ENEM?
- Você sabe quais temas já apareceram na redação do ENEM?
- ENEM 2021 ─ Questões comentadas: estratégias argumentativas
- “Prof, pode ensinar o repertório da redação?”
- ENEM 2021 ─ Questões comentadas: funções da linguagem
- Modelo pronto de redação. Por que você NÃO deve usar um?
- ENEM 2019 – Questões comentadas: funções da linguagem
- Não existe redação “modelo ENEM”, modelo UERJ”
- Não treine um tema para o ENEM: a próxima live do blog
- ENEM em tempos de pandemia: uma análise do discurso governamental
- Por que você não deve se preparar para um tema na Redação do ENEM
- [Videoaula] Redação argumentativa
- ENEM 2018 – Questões comentadas: Funções da linguagem
- ENEM 2018 – Questões comentadas: variações linguísticas
- ENEM 2017 ─ Questões comentadas: Elementos de coesão
- Como fazer uma proposta de intervenção completa
- ENEM 2017- Questões comentadas: Interpretação de texto
- ENEM 2017 – Questões comentadas: funções da linguagem
- Como usar citações e referências na dissertação
- Participe da minha aula para a redação do ENEM
- ENEM 2016 – Questões comentadas: Modernismo
- ENEM 2016- Questões comentadas: Figuras de linguagem
- ENEM 2016 – Questões comentadas: Arcadismo
- ENEM 2016 – Questões comentadas: variação e variedade linguística
- ENEM 2016 – Questões comentadas: Funções da linguagem
- ENEM 2015 – Questões comentadas: Neologismo
- ENEM 2015 – Questões comentadas: Naturalismo
- ENEM 2015 – Questões comentadas: Arcadismo
- ENEM 2015 – Questões comentadas: variedades linguísticas
- ENEM 2015 – Questões comentadas : Funções da linguagem
- [Produção textual] Como se preparar para a redação do ENEM?
- ENEM 2014 – Questões comentadas: Barroco
- ENEM 2014 – Questão comentada: Editorial
- [Produção textual] Como organizar o texto dissertativo-argumentativo?
- Redação do ENEM: por que tantos zeros?
- ENEM 2014- Questões comentadas: Gêneros literários
- ENEM 2014 – Questões comentadas – Simbolismo
- ENEM 2014 – Questões comentadas: Variação e variedades linguísticas
- ENEM 2014 – Questões comentadas: Figuras de linguagem
- ENEM 2014 – Questão comentada: Pré-Modernismo
- ENEM 2014: Questões comentadas – Funções da linguagem
- [Produção textual] 6 mitos sobre a redação do ENEM
- Figuras de linguagem no ENEM e o nosso simulado
- Vai escrever sua redação? Não erre a conjunção MAS!
- Língua Portuguesa: o que cai no ENEM?
- Redação do ENEM
- [Produção textual] O que evitar na sua redação?
- [Produção textual] Como organizar a sua dissertação?
- [Produção textual] Como fazer um bom resumo?
- Simulados
- Morte e Vida Severina no ENEM
- Romance de 30 no ENEM
- [ Produção textual] Como fazer uma boa argumentação
- [Produção textual] Capriche na redação do ENEM
- Oxímoro
- Arcadismo
- Elementos da comunicação e funções da linguagem
- Acordo ortográfico e o ENEM
- Variedades linguísticas no ENEM
- Como estudar análise sintática?
- Língua Portuguesa no ENEM
- [Produção textual] Como fazer uma boa dissertação
- Category: Língua Portuguesa
- Quantos conectivos devo usar na minha redação?
- Redação ENEM 2024: a hora da revisão
- A quem cabe o ensino de redação?
- A vírgula e a conjunção “e”
- O vocábulo “só” e a vírgula
- ENEM 2021 ─ Questões comentadas: estratégias argumentativas
- ENEM 2021 ─ Questões comentadas: funções da linguagem
- Leitura não é um “problema” só do professor de português
- Travessão – Saiba como usar esse sinal de pontuação
- ENEM 2019 – Questões comentadas: funções da linguagem
- Órgão e ímã são palavras com dois acentos gráficos?
- Más ou mas?
- É errado dizer “prefeitura municipal”?
- Não, não estão tentando matar a língua portuguesa!
- Questões comentadas no canal: UERJ 2020
- 4 dicas sobre as reticências |Saiba como usar
- Erro de ortografia não é erro de português!
- “Historicizando”: essa palavra existe? ─ Dúvida do leitor
- “Li na placa”: textos publicitários
- Xingú ou Xingu? A acentuação das oxítonas terminadas em -u
- “Li na placa”: a nova coluna do blog
- Por que “casinha” é com “s” e “pezinho” é com “z”?
- “Alquingel”: neologismos e o funcionamento das línguas
- 5 dicas sobre regência verbal
- 10 dicas sobre o uso da vírgula
- Viagem ou Viajem? Entenda a diferença
- Hipercorreção linguística. Já ouviu falar dela?
- Estudantes mais bem preparados ou melhor preparados?
- [Dúvida do leitor] Crase e pronomes
- [Questões comentadas] UERJ 2020 – Exame discursivo
- Morfologia: o dia em que meu ponto fraco virou uma proposta de aula
- Acento não é enfeite!
- 3 Coisas que você precisa saber sobre a crase
- [Dúvida do leitor] Embaixo ou em baixo
- ENEM 2018 – Questões comentadas: Funções da linguagem
- [Sala de Aula] Funções da linguagem e propaganda
- Conversa de Português na Revista Boom
- [Dúvida do leitor] Uso da vírgula
- [Dúvida do leitor] A crase
- Você sabe o que é um acróstico?
- ENEM 2017 ─ Questões comentadas: Elementos de coesão
- Filologia, história e língua: olhares sobre o português medieval
- 10 livros que o graduando em Letras precisa ler
- Sinais de pontuação: exercícios
- Que negócio é esse de “gritar” a palavra para descobrir a sílaba tônica?
- É preciso ensinar análise sintática?
- Você tem dúvidas sobre língua portuguesa? Sim ou com certeza?
- Curso Português Instrumental para Igrejas
- Dêixis… Já ouviu falar disso?
- [Dicas para professores] 3 vídeos para abordar as culturas indígenas na aula de língua portuguesa
- [Videoaula] Como usar a vírgula?
- [Videoaula] O que são frase, oração e período?
- [Qual é a dúvida] A diferença entre o numeral um e o artigo um
- [Dicas para professores] 3 dicas para abordar a cultura afro-brasileira na aula de língua portuguesa
- UERJ 2016- Questões comentadas: Língua Portuguesa Instrumental
- 27 de junho – aniversário da língua portuguesa
- Jogos Paraolímpicos ou Jogos Paralímpicos?
- O ministro disse adEvogado. Não ria; você também fala “errado”!
- Gerúndio denuncia espiões brasileiros. Você sabe usar essa forma verbal?
- Por que o plural de “pão” é “pães”? A culpa é do latim!
- Pergunta dificílima: era ou eram meio-dia e meia?
- “A maioria de “: como concordar tal expressão?
- Para que serve a acentuação gráfica?
- ENEM 2015 – Questões comentadas: Neologismo
- Adequação e inadequação linguística
- ENEM 2015 – Questões comentadas: variedades linguísticas
- Língua portuguesa e cultura afro-brasileira nas escolas
- 801 anos de língua portuguesa
- Afinal, qual é o Dia da Língua Portuguesa?
- Você sabe usar os porquês?
- Você está pronto para a nova ortografia?
- [Indicação de leitura] Que gramática estudar na escola?
- Ocorre crase diante de nomes de lugar?
- Quais são os países de língua portuguesa?
- ENEM 2014 – Questão comentada: Empréstimos linguísticos
- ENEM 2014 – Questões comentadas: Variação e variedades linguísticas
- ENEM 2014 – Questões comentadas: Figuras de linguagem
- Crase: agradecemos a todos ou agradecemos à todos?
- Você sabe que modo verbal usar para exprimir uma dúvida?
- Aprenda a formar o plural de substantivos compostos
- Vai escrever sua redação? Não erre a conjunção MAS!
- Você concorda em gênero, número e grau?
- “Demais” ou “de mais”: quando usar?
- Língua Portuguesa: o que cai no ENEM?
- Como usar os pronomes demonstrativos?
- “Bateram dez horas no relógio” ou “Bateu dez horas no relógio”?
- Você conhece bem as vozes verbais?
- O que é locução verbal?
- O que são formas nominais do verbo?
- Morfossintaxe do numeral
- Morfossintaxe do artigo
- Você sabe o que é morfossintaxe?
- Como ler um texto?
- Funções sintáticas do QUÊ
- QUE conjunção
- Ainda sobre o QUÊ
- O versátil QUÊ
- Adiado o Acordo Ortográfico
- De onde vêm as línguas?
- Dia Nacional da Língua Portuguesa
- Os tipos de discurso
- Emprego dos pronomes relativos – norma e uso
- Emprego dos pronomes demonstrativos
- Coloque a vírgula no lugar certo – parte 2
- Coloque a vírgula no lugar certo
- Acordo ortográfico e o ENEM
- Variedades linguísticas no ENEM
- Como estudar análise sintática?
- Ortografia no ENEM
- Língua Portuguesa no ENEM
- Nova ortografia em slide
- Língua portuguesa e futebol
- Já ouviu falar em tabu linguístico?
- A culpa é sempre do sujeito
- Expansão da língua portuguesa
- O que são palavras homófonas?
- Erro de português. Tem certeza?
- Por que somos brasileiros?
- Por meio de? Através de? Qual usar?
- Linkou? Linkei!
- Houve ou houveram?
- Blogs e Educação – Gramática e linguagem
- Ludopédio?
- Quando usar aspas?
- Hoje é 10 ou hoje são 10? A concordância do verbo ser
- O óculos ou os óculos?
- Línguas brasileiras
- O que são verbos abundantes?
- Como ler os números ordinais?
- Apóstrofo? Apóstrofe?
- O que são verbos defectivos?
- Desde as 5h ou desde às 5h?
- Lhe X Te: que pronome usar?
- Quando usar dois-pontos?
- Dão-se aulas ou dá-se aulas?
- Quando ocorre crase?
- Colocação pronominal
- Sem nos preocupar ou sem nos preocuparmos? O uso do infinitivo flexionado
- Veja aí X vê aí – dúvida do leitor
- Quando usar onde e aonde?
- Tons pastel ou tons pastéis?
- O que é hipérbole?
- Quantas são as línguas faladas no Brasil?
- Qual é a dúvida? O verbo estar
- Ainda a polêmica da presidentA
- A conjunção “mas” e o uso da vírgula
- Mais de um fez ou mais de um fizeram?
- Qual é a dúvida?
- Namorar ou namorar com?
- Emprego de letras
- A sós – a dúvida do leitor
- Quem sabe Português?
- Como usar o ponto e vírgula
- Especial de Férias 2011– O resumo do Acordo Ortográfico
- Estou em férias ou estou de férias?
- Fui eu que fiz ou foi eu quem fez?
- Estrutura das palavras – sufixos
- Havia ou haviam maçãs? A concordância do verbo haver
- Estrutura das palavras – prefixos
- Estrutura das palavras – desinências
- Estrutura das palavras – vogais temáticas
- Estrutura das palavras – radicais
- História da língua
- Como usar o gerúndio?
- Anfitrião
- Lexicografia: como uma palavra vai parar no dicionário?
- Os Estados Unidos são ou os Estados Unidos é?
- Bem-vindo? Bem vindo? Benvindo? E agora?
- Onomatopeia
- Italiano na língua portuguesa
- Qual é a dúvida? Plurais variáveis
- Mais bem ou melhor? Mais mal ou pior?
- Fluminense? Carioca? Adjetivos pátrios
- Bastante? Bastantes?
- Presidenta?
- Qual é a dúvida? Anacoluto
- Qual é a dúvida? Os usos da vírgula
- Inventando palavras… neologismos
- Árabe na língua portuguesa?
- O que este grego está fazendo aqui?
- O elemento indígena no português do Brasil
- Língua portuguesa na África
- África no português brasileiro
- Língua portuguesa na literatura
- Acordo Ortográfico: o último artigo
- Acordo Ortográfico e o uso das maiúsculas
- O que houve com o hífen e os prefixos?
- Um pouco mais sobre o hífen
- O que houve, afinal, com o hífen?
- Acordo Ortográfico e acentuação (parte III)
- Acordo Ortográfico e acentuação (parte II)
- Acordo ortográfico e acentuação (parte I)
- Acordo Ortográfico: os ditongos
- Acordo Ortográfico – a Base VI
- Acordo Ortográfico: a Base V – o que houve com as vogais
- Acordo Ortográfico: a Base IV
- Acordo Ortográfico: ainda a Base III
- Acordo Ortográfico: ainda sobre emprego de letras
- Acordo Ortográfico: grafemas consonânticos
- Acordo ortográfico: o uso da letra H
- Acordo ortográfico: mudanças no alfabeto
- Especial de férias: a memória do Acordo Ortográfico
- Especial de férias: Acordo Ortográfico
- Monteiro Lobato e a ortografia
- A expressão “de maior” – Dúvida do leitor
- Crase – Dúvida do leitor
- Vestir a carapuça – de onde vem a expressão?
- Estrutura de palavras em slide
- Ilimitado e sem limites – a dúvida do leitor
- O preconceito em foco
- Origem da língua portuguesa em slide
- Sobre o autor – Cruz e Souza
- A vírgula e o aposto – Dúvida do leitor
- A ideia do Acordo
- Dúvida do leitor – Uso da vírgula
- Moçambique
- Guiné-Bissau novamente
- Macau
- São Tomé e Príncipe
- Guiné-Bissau
- Portugal
- Brasil
- Goa , Damão e Diu
- Angola
- Países lusófonos: Timor Leste
- A porcentagem e a concordância
- Estrangeirismos e uma nova lei
- De onde vêm os sobrenomes?
- Língua Portuguesa no mundo e a tarefa dos alunos
- Palavras cruzadas na sala de aula
- Caça-palavras na sala de aula
- Casaco e blusa bonitos? – a pergunta do leitor
- Camisas verde-amarelas? A pergunta do leitor
- Concordância ideológica – a dúvida do leitor
- VER e VIR – Cuidado com eles!
- Ir à praia ou Ir a praia – o uso do acento grave
- Breve história da ortografia portuguesa
- Todo mundo ou todo o mundo: a dúvida do leitor
- Acordo ortográfico e sugestão bibliográfica
- Estrangeirismos: o que fazer com eles?
- Dúvida do leitor: prá ou pra?
- Dificuldades linguísticas IV
- Dificuldades linguísticas – parte III
- Dificuldades linguísticas – parte II
- Dificuldades linguísticas
- "Se eu propor" ou "se eu propuser"?
- "Se eu ver" ou "Se eu vir"
- Histórico das mudanças ortográficas no Brasil
- O hífen e o acordo ortográfico
- Finalmente a nova ortografia
- É proibido – como usar esta expressão?
- História da língua – os dias da semana
- História da língua e as invasões bárbaras
- Este ou esse livro? – a pergunta do leitor
- Iniciais maiúsculas
- Se não ou senão – a pergunta do leitor
- História da língua – as línguas românicas
- Contrações – a pergunta do leitor
- Ainda sobre os pronomes – a pergunta do leitor
- Pronomes antes ou depois ? – a pergunta do leitor
- Qual é a sua dúvida?
- Misto ou mixto?
- Berinjela ou beringela?
- Um pouco de história da língua portuguesa
- O Acordo Ortográfico e os acentos diferenciais
- Acordo ortográfico e as novas regras de acentuação
- Concessão ou conceção? O uso do SS
- Sensível ou sencível – Emprego de letras
- "Vendem-se casas" – mais um caso de concordância
- “Faz cinco anos…” – um caso de concordância
- Senhora, nós vamos estar enviando…
- Língua Portuguesa e mudanças ortográficas
- Category: Li na Placa
- Category: Linguística
- Gramática do português brasileiro escrito
- O que sabemos sobre a linguagem
- 3 livros que você precisa ler sobre a história da língua portuguesa
- Ensino de língua e de literatura na perspectiva dos letramentos [Palestra]
- Introdução à Linguística Africana
- Erro de ortografia não é erro de português!
- “Li na placa”: textos publicitários
- “Li na placa”: a nova coluna do blog
- Resultado do sorteio “Pequena gramática do português brasileiro”
- Descrição do português brasileiro e Linguística Comparada
- Hipercorreção linguística. Já ouviu falar dela?
- Curso Variação linguística e ensino
- Linguagem: a história da maior invenção da humanidade, de Daniel Everett
- [Dicas de Livros] Linguística para o ensino superior
- Novidade: CP agora tem parceria com a Editora Contexto
- Língua portuguesa: tradições e modernidade
- [Dicas de livros] Vygotsky – a interação no ensino/aprendizagem de línguas
- [Dica de livros] Escrever na universidade – fundamentos
- [Dicas de livros] Três livros que o professor de Língua Portuguesa precisa ler
- Análise de discurso crítica para linguistas e não linguistas
- Gente nova no Conversa: a Grazi chegou!
- Artigo de opinião, de Vânia Casseb-Galvão e Milcinele Duarte
- ENEM 2017 ─ Questões comentadas: Elementos de coesão
- Qual política linguística?, de Xoán Lagares
- O que o “bilete” do Gabriel Lucca pode nos ensinar sobre letramento
- Filologia, história e língua: olhares sobre o português medieval
- 10 livros que o graduando em Letras precisa ler
- Mikhail Bakhtin, de Alastair Renfrew
- Cinco ensaios sobre humor e análise do discurso, de Sírio Possenti
- A gramática tradicional: história crítica, de Francisco Eduardo Vieira
- Novidade: firmei parceria com a Parábola Editorial
- 8 músicas para entender as funções da linguagem
- O que é interpretação de texto?
- Dêixis… Já ouviu falar disso?
- ENEM 2016- Questões comentadas: Figuras de linguagem
- ENEM 2016 – Questões comentadas: variação e variedade linguística
- 5 estratégias de leitura que podem ajudar você nos estudos
- [Sala de Aula] Figuras de linguagem
- O ministro disse adEvogado. Não ria; você também fala “errado”!
- Ambiguidade como recurso expressivo
- [Indicação de leitura] Ensino de Língua Portuguesa
- Adequação e inadequação linguística
- ENEM 2015 – Questões comentadas: variedades linguísticas
- III SILF – Simpósio Internacional de Linguística Funcional
- 801 anos de língua portuguesa
- III Congresso Nacional de Estudos Linguísticos
- Variedades linguísticas na sala de aula – A proposta dos meus alunos
- Sotaque: existe um mais correto do que o outro?
- [Indicação de leitura] Que gramática estudar na escola?
- I Simpósio do LaborHistórico
- [Produção textual] Como fazer um resumo? Aprenda a sumarizar!
- [Indicação de leitura] Linguística? Que é isso?
- I Simpósio Interdisciplinar de Estudos Linguísticos
- VIII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais
- III Colóquio Nacional e II Colóquio Internacional o Grupo de Pesquisa Corpo e Imagem no Discurso: Gêneros Híbridos
- ENEM 2014 – Questão comentada: Empréstimos linguísticos
- ENEM 2014 – Questões comentadas: Variação e variedades linguísticas
- ENEM 2014 – Questões comentadas: Figuras de linguagem
- O combate ao preconceito linguístico
- Língua, linguagem, linguística
- A importância do ato de ler
- Saiba o que é metalinguagem
- Oficina Preconceito linguístico e preconceito social: uma batalha que nunca termina
- Metalinguagem e poesia
- [Produção textual] Como costurar as partes do texto?
- Formação da língua portuguesa
- Bye, bye, Brasil – análise
- Você sabe o que é foco narrativo?
- Você sabe quais são os elementos da narrativa?
- Como ler um texto?
- Saiu o 3ºsimulado do blog
- De onde vêm as línguas?
- Os tipos de discurso
- Agenda – VI Jornada de Estudos do Discurso
- Oxímoro
- Elementos da comunicação e funções da linguagem
- Variedades linguísticas no ENEM
- Sala de aula – Mina do condomínio
- Língua portuguesa e futebol
- Já ouviu falar em tabu linguístico?
- Sala de aula – Pra mim fazer e o Dia do Índio
- Expansão da língua portuguesa
- O que são palavras homófonas?
- Literatura e outras linguagens
- Erro de português. Tem certeza?
- Modalidades discursivas e gêneros textuais
- Preconceito linguístico em minissérie da rede Globo
- Quando a sociedade muda o significado das palavras
- Línguas brasileiras
- O que são figuras de linguagem?
- Volta às aulas e variedades linguísticas
- O que é aliteração?
- O que é coesão textual?
- O que é hipérbole?
- O que são homonímia e polissemia?
- Quantas são as línguas faladas no Brasil?
- Um país de (pseudo)linguistas
- Metáfora: a dúvida do leitor
- Os palpiteiros e a cruzada a favor da língua
- Elipse e zeugma: duas figuras bem parecidas
- Quem sabe Português?
- Não é errado falar assim
- Lexicografia: como uma palavra vai parar no dicionário?
- Prosopopeia
- Paradoxo
- Metonímia
- Uma questão de estilo
- Pleonasmo
- Qual é a dúvida? Anacoluto
- Ironia
- Liquidificador de sardinha?
- Modalidades discursivas: a injunção
- Modalidades discursivas – a argumentação
- Modalidades discursivas – a exposição
- Modalidades discursivas – narração
- Sala de aula – Modalidades discursivas
- As funções da linguagem
- Nada na língua é por acaso
- O que este grego está fazendo aqui?
- Eufemismo
- A língua de Eulália
- Especial de férias: a memória do Acordo Ortográfico
- Hipertexto e gêneros digitais
- Novidade no blog: sugestão bibliográfica
- Category: Literatura
- Três autoras para citar na sua redação no ENEM
- 2 dicas de livros sobre ensino de literatura
- Mais 10 livros que um graduando em Letras precisa ler ─ Estudos Literários
- Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis, de Jarid Arraes [Resenha]
- Ensino de língua e de literatura na perspectiva dos letramentos [Palestra]
- As crônicas de Teçá: o colar mágico [Resenha]
- Dia do Índio não é sobre a “Iracema”, de José de Alencar
- Sobre Álvares e Machado: é preciso repensar o ensino de Literatura?
- Elementos da narrativa | 5 perguntas para aprender a identificá-los
- A ficção afro-brasileira do século XIX: uma leitura da obra “Úrsula”, de Maria Firmina dos Reis
- Vidas secas: podcast + e-book
- Triste fim de Policarpo Quaresma: podcast + e-book
- ConversaCast 11: Capitães da areia
- “Gênero dramático é o quê?” – Sobre a importância da aula de literatura no Ensino Médio
- Morte e vida severina: como foi a nossa live
- Morte e vida severina: a 2ª live do blog
- “A hora da estrela” – Resumo da live
- A hora da estrela – Não perca essa live
- Triste fim de Policarpo Quaresma: a primeira live do blog
- [Podcast] Cruz e Souza: o poeta do Simbolismo
- Trovadorismo – uma proposta de atividade
- [Questões comentadas] UERJ 2020 -Hora de alimentar serpentes
- Código do amor cortês na sala de aula
- Fernando Pessoa, uma voz lusitana, muitas pessoas
- [Dica de livro] Um deus chamado dinheiro
- 178 anos de Machado de Assis
- “Jorge, o dragão e o cavaleiro que sabia voar”: literatura de cordel para crianças
- Além da terra, Além do céu e o nosso amigo Lau Stefanelli
- [UERJ 2018] Universidade do Rio divulgou sua lista de leitura
- [Indicação de leitura] Medeia, de Eurípedes
- [Sala de Aula] A terceira geração do Romantismo
- UERJ 2016 – Questões comentadas: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
- ENEM 2016 – Questões comentadas: Modernismo
- ENEM 2016 – Questões comentadas: Arcadismo
- [O leitor indica] Meu irmão, meu amigo
- ConversaCast #5: Carlos Drummond de Andrade
- [Sala de Aula] Naturalismo, O cortiço e os problemas de habitação
- “Se eu morresse amanhã…”: a segunda geração do Romantismo
- [Sala de Aula] Romantismo brasileiro e culturas indígenas
- [Indicação de leitura] Correspondências, de Clarice Lispector
- [Indicação de leitura] Tartufo ou o Impostor, de Molière
- 12 de janeiro: 338 anos de Charles Perrault
- Clarice
- Características do conto
- [Indicação de leitura] De notícias e não notícias faz-se a crônica
- ENEM 2015 – Questões comentadas: Naturalismo
- ENEM 2015 – Questões comentadas: Arcadismo
- Vídeos infantis baseados na literatura
- ENEM 2014 – Questões comentadas: Barroco
- A crescente ausência de “historinhas” na literatura brasileira
- Trovadorismo – a atividade dos alunos
- 14 de março é mesmo o Dia Nacional da Poesia?
- O que é literatura? Características do texto literário
- Mulheres que fizeram a história da literatura brasileira
- Literatura e Carnaval
- Semana de Arte Moderna
- ENEM 2014- Questões comentadas: Gêneros literários
- ENEM 2014 – Questões comentadas – Simbolismo
- ENEM 2014 – Questão comentada: Pré-Modernismo
- 9º BookCrossing Blogueiro – Missão cumprida!
- 9º BookCrossing Blogueiro – Vamos espalhar livros por aí?
- O que é paródia?
- Romantismo – 1ª geração
- 23 obras para ler (e estudar) na internet
- Aleijadinho e os modernistas
- Cárcere das almas – Análise
- [Sala de Aula]Romantismo brasileiro e o Brasil em letra de música
- Simbolismo: “Arte poética”
- Ariano Suassuna: entre a literatura popular e o teatro vicentino
- 21 de abril e o Romanceiro da Inconfidência
- 19 de abril: aniversário do Bandeira
- Aula: Características gerais do Romantismo
- O Assinalado – Análise
- Metalinguagem e poesia
- Contos, microcontos e haicais
- Naturalismo
- O que é Realismo?
- Vinícius centenário
- A canção do africano – análise
- Oficina A mulher Cordelista
- Bye, bye, Brasil – análise
- Vanguardas europeias
- Literatura na corda
- Paixões alegres
- Operário em construção – Análise
- [Literatura e Cinema] 25 filmes inspirados na literatura
- Morte e Vida Severina no ENEM
- Terceira geração modernista
- Romance de 30 no ENEM
- Romance de 30
- Favelário nacional – análise
- Segunda geração modernista
- 12 de janeiro – aniversário de Charles Perrault e Rubem Braga
- O que são contos maravilhosos?
- [Literatura e Cinema] Literatura e cinema do fim do mundo
- Contos de Grimm – 200 anos
- Literatura e História – Esaú e Jacó
- Vandalismo e outros poemas
- Siderações
- Agenda – Jacqueline Penjon
- O centenário do Anjo
- Tereza Batista: cobre e mel
- As redes sociais e a modinha das citações
- Poesia pau-brasil
- Arcadismo
- Pré-Modernismo – Euclides da Cunha
- Literatura brasileira e o 13 de maio
- Descobrimento do Brasil e a língua portuguesa
- Simbolismo
- Parnasianismo
- Um pouco de poesia
- Literatura e outras linguagens
- Contos tradicionais do Brasil
- O que são os contos de fada?
- O que é uma fábula?
- Sala de aula – Cultura negra e literatura
- Oswald de Andrade
- Padre Antônio Vieira
- Gregório de Matos e o Barroco
- Ana Maria, literatura infantil e a ABL
- Consciência negra e literatura brasileira
- Dia D Carlos Drummond de Andrade
- Introdução aos gêneros literários
- Júlia Lopes de Almeida
- Blogs e Educação – Literatura é show
- Contos e lendas afro-brasileiros:a criação do mundo
- Vicente de Carvalho
- Machado de Assis
- [Literatura e Cinema] O Enfermeiro
- Fernando Pessoa, muitas pessoas
- Sala de Aula – Dadaísmo e mais textos dos alunos
- Sala de aula – Ainda sobre o Dadaísmo
- Sala de aula – Dadaísmo
- Literatura infantil e as fábulas
- Pré-Modernismo
- [Literatura e Cinema]Tiradentes, Literatura e Cinema
- Introdução à Literatura para crianças e Jovens
- [Literatura e Cinema] Memórias póstumas de Brás Cubas
- Especial de férias 2011–Quiz n.2
- Especial de férias 2011– Quizzes
- [Literatura e Cinema] A Hora da Estrela
- Literatura e política
- [Literatura e Cinema] Dona Flor e seus dois maridos
- [Literatura e Cinema] O pagador de promessas
- Eles também foram professores
- Concurso de contos
- Sala de Aula – Humanismo e literatura
- Sala de aula – Trovadorismo
- Qual é a dúvida? Romantismo brasileiro
- Um pouco mais de Romantismo
- Qual é a dúvida? Romantismo
- Uma novidade no blog
- Literatura indígena na Biblioteca Nacional
- Descobrimento do Brasil e literatura de viagem
- Tiradentes, os inconfidentes e a literatura
- Língua portuguesa na literatura
- Sala de aula – Modernismo brasileiro
- Sala de aula – Vanguardas
- Sugestão bibliográfica 13 – Tarsila cronista
- Trovadorismo em slide
- Convite aos educadores
- Gêneros literários em slide
- Sobre o autor – Jean de La Fontaine
- Sobre o autor – Francisca Júlia
- Sobre o autor – Cruz e Souza
- Sobre o autor – novidade no blog
- A literatura para crianças e jovens
- Floberla Espanca
- Category: Material para baixar
- Vidas secas: podcast + e-book
- Método Cornell: uma boa maneira de estudar
- Triste fim de Policarpo Quaresma: podcast + e-book
- 3 Coisas que você precisa saber sobre a crase
- [Dicas para professores] Chegou o 1º e-book do Conversa de Português!
- Você está pronto para a nova ortografia?
- Semana de Arte Moderna
- Sala de aula – Trovadorismo
- Sala de aula – Vanguardas
- Category: O leitor indica
- Category: Outros assuntos
- Category: Podcast
- Vidas secas: podcast + e-book
- ConversaCast#13: A importância da leitura
- ConversaCast #12: Sou estudante de Letras
- ConversaCast 11: Capitães da areia
- Morte e vida severina: como foi a nossa live
- [Podcast] Cruz e Souza: o poeta do Simbolismo
- ConversaCast agora está no Spotify
- Fernando Pessoa, uma voz lusitana, muitas pessoas
- [ConversaCast #8] O direito à Educação
- ConversaCast #5: Carlos Drummond de Andrade
- ConversaCast #4: Primeiros passos para produzir uma boa redação no ENEM
- ConversaCast #3: Que tipo de aluno você quer ter?
- ConversaCast #02: Educação, Cultura e o blog Legenda Cultural
- ConversaCast: o podcast do Conversa de Português e nosso e-book
- Category: Questões comentadas
- ENEM 2021 ─ Questões comentadas: estratégias argumentativas
- ENEM 2021 ─ Questões comentadas: funções da linguagem
- ENEM 2019 – Questões comentadas: funções da linguagem
- Questões comentadas no canal: UERJ 2020
- [Questões comentadas] UERJ 2020 – Exame discursivo
- [Questões comentadas] UERJ 2020 -Hora de alimentar serpentes
- [Questões comentadas] UERJ 2020
- ENEM 2018 – Questões comentadas: Funções da linguagem
- ENEM 2018 – Questões comentadas: variações linguísticas
- ENEM 2017 ─ Questões comentadas: Elementos de coesão
- ENEM 2017- Questões comentadas: Interpretação de texto
- ENEM 2017 – Questões comentadas: funções da linguagem
- Participe da minha aula para a redação do ENEM
- [Questões comentadas] UERJ 2016 – 1º exame de qualificação (parte 3)
- [Questões comentadas] UERJ 2016 – 1º exame de qualificação (parte 2)
- [Questões comentadas] UERJ 2016 – 1º exame de qualificação (Parte I)
- UERJ 2016 – Questões comentadas: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
- UERJ 2016- Questões comentadas: Língua Portuguesa Instrumental
- ENEM 2016 – Questões comentadas: Modernismo
- ENEM 2016- Questões comentadas: Figuras de linguagem
- ENEM 2016 – Questões comentadas: Arcadismo
- ENEM 2016 – Questões comentadas: variação e variedade linguística
- ENEM 2016 – Questões comentadas: Funções da linguagem
- ENEM 2015 – Questões comentadas: Neologismo
- ENEM 2015 – Questões comentadas: Naturalismo
- ENEM 2015 – Questões comentadas: Arcadismo
- ENEM 2015 – Questões comentadas: variedades linguísticas
- ENEM 2015 – Questões comentadas : Funções da linguagem
- [Produção textual] Como se preparar para a redação do ENEM?
- ENEM 2014 – Questões comentadas: Barroco
- ENEM 2014 – Questão comentada: Editorial
- ENEM 2014- Questões comentadas: Gêneros literários
- ENEM 2014 – Questão comentada: Empréstimos linguísticos
- ENEM 2014 – Questões comentadas – Simbolismo
- ENEM 2014 – Questões comentadas: Variação e variedades linguísticas
- ENEM 2014 – Questões comentadas: Figuras de linguagem
- ENEM 2014 – Questão comentada: Pré-Modernismo
- ENEM 2014: Questões comentadas – Funções da linguagem
- Figuras de linguagem no ENEM e o nosso simulado
- Morte e Vida Severina no ENEM
- Romance de 30 no ENEM
- Oxímoro
- Arcadismo
- Elementos da comunicação e funções da linguagem
- Acordo ortográfico e o ENEM
- Variedades linguísticas no ENEM
- Como estudar análise sintática?
- Category: Questões comentadas ENEM
- ENEM 2021 ─ Questões comentadas: estratégias argumentativas
- ENEM 2021 ─ Questões comentadas: funções da linguagem
- ENEM 2019 – Questões comentadas: funções da linguagem
- ENEM 2018 – Questões comentadas: Funções da linguagem
- ENEM 2018 – Questões comentadas: variações linguísticas
- ENEM 2017 ─ Questões comentadas: Elementos de coesão
- ENEM 2017- Questões comentadas: Interpretação de texto
- ENEM 2017 – Questões comentadas: funções da linguagem
- Participe da minha aula para a redação do ENEM
- ENEM 2016 – Questões comentadas: Modernismo
- ENEM 2016- Questões comentadas: Figuras de linguagem
- ENEM 2016 – Questões comentadas: Arcadismo
- ENEM 2016 – Questões comentadas: variação e variedade linguística
- ENEM 2016 – Questões comentadas: Funções da linguagem
- ENEM 2015 – Questões comentadas: Neologismo
- ENEM 2015 – Questões comentadas: Naturalismo
- ENEM 2015 – Questões comentadas: Arcadismo
- ENEM 2015 – Questões comentadas: variedades linguísticas
- ENEM 2015 – Questões comentadas : Funções da linguagem
- [Produção textual] Como se preparar para a redação do ENEM?
- ENEM 2014 – Questões comentadas: Barroco
- ENEM 2014 – Questão comentada: Editorial
- ENEM 2014- Questões comentadas: Gêneros literários
- ENEM 2014 – Questões comentadas – Simbolismo
- ENEM 2014 – Questões comentadas: Variação e variedades linguísticas
- ENEM 2014 – Questões comentadas: Figuras de linguagem
- ENEM 2014 – Questão comentada: Pré-Modernismo
- ENEM 2014: Questões comentadas – Funções da linguagem
- Morte e Vida Severina no ENEM
- Romance de 30 no ENEM
- Elementos da comunicação e funções da linguagem
- Acordo ortográfico e o ENEM
- Variedades linguísticas no ENEM
- Category: Questões comentadas UERJ
- Questões comentadas no canal: UERJ 2020
- [Questões comentadas] UERJ 2020 – Exame discursivo
- [Questões comentadas] UERJ 2020 -Hora de alimentar serpentes
- [Questões comentadas] UERJ 2020
- [Questões comentadas] UERJ 2016 – 1º exame de qualificação (parte 3)
- [Questões comentadas] UERJ 2016 – 1º exame de qualificação (parte 2)
- [Questões comentadas] UERJ 2016 – 1º exame de qualificação (Parte I)
- UERJ 2016 – Questões comentadas: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
- UERJ 2016- Questões comentadas: Língua Portuguesa Instrumental
- Category: Redação
- 10 dicas essenciais para a fazer a sua redação ENEM
- Quantos conectivos devo usar na minha redação?
- Esqueça essa bobagem de tentar convencer o corretor do ENEM!
- Imersão REDAÇÃO NO ENEM 30+
- Redação ENEM 2024: a hora da revisão
- ENEM 30+: o 1ºcurso de redação do Conversa de Português
- Três autoras para citar na sua redação no ENEM
- Você sabe quais são as cinco competências avaliadas na redação do ENEM?
- Você sabe quais temas já apareceram na redação do ENEM?
- A quem cabe o ensino de redação?
- “Prof, pode ensinar o repertório da redação?”
- Modelo pronto de redação. Por que você NÃO deve usar um?
- Não existe redação “modelo ENEM”, modelo UERJ”
- Não treine um tema para o ENEM: a próxima live do blog
- Por que você não deve se preparar para um tema na Redação do ENEM
- Como desenvolver a sua redação dissertativa?
- [Videoaula] Redação argumentativa
- Como fazer uma proposta de intervenção completa
- Como elaborar a introdução do texto dissertativo?
- Como usar citações e referências na dissertação
- Participe da minha aula para a redação do ENEM
- ConversaCast #4: Primeiros passos para produzir uma boa redação no ENEM
- [Produção textual] 5 dicas para ler antes de começar sua redação
- [Sala de Aula] Você sabe fazer um fichamento?
- [Sala de aula] Notícia como exercício de produção textual
- [Sala de aula] O conto como exercício de produção textual
- [Produção textual] Como se preparar para a redação do ENEM?
- [Produção textual] Como escrever um artigo de opinião?
- [Produção textual] Estruture o parágrafo II: aprenda a desenvolver bem suas ideias.
- [Produção textual] Estruture o parágrafo. Aprenda o que é o tópico frasal.
- [Produção textual] Como fazer um resumo? Aprenda a sumarizar!
- [Produção textual] Como organizar o texto dissertativo-argumentativo?
- Redação do ENEM: por que tantos zeros?
- O que é paródia?
- [Produção textual] 6 mitos sobre a redação do ENEM
- Vai escrever sua redação? Não erre a conjunção MAS!
- Redação do ENEM
- [Produção textual] O que são operadores argumentativos?
- Como elaborar o parágrafo? – parte 2
- [Produção textual] Como elaborar o parágrafo? – parte I
- [Produção textual] Como costurar as partes do texto?
- [Produção textual] O que evitar na sua redação?
- Como fazer uma boa resenha?
- [Produção textual] Como organizar a sua dissertação?
- [Produção textual] Como fazer um bom resumo?
- Coesão textual – entenda as relações
- [ Produção textual] Como fazer uma boa argumentação
- [Produção textual] Capriche na redação do ENEM
- [Produção textual] Como fazer uma boa dissertação – parte 2
- [Produção textual] Como fazer uma boa dissertação
- Capriche na redação
- O que é coesão textual?
- Como evitar repetições no texto?
- Como escrever com objetividade?
- O que é clareza textual?
- Autores convidados: os alunos
- Novidade no blog: sugestão bibliográfica
- A escrita na internet e a etiqueta linguística
- Category: Serviços
- Category: Sobre este blog
- ENEM 30+: o 1ºcurso de redação do Conversa de Português
- Conversa de Português – 15 anos
- Conversa de Português – 14 anos
- Sou parceira da Parábola Editorial
- Vem aí a nossa primeira live no YouTube
- Você conhece a história do blog Conversa de Português?
- 11 anos do blog!
- Conversa de Português na Revista Boom
- [SORTEIO] Escolha um dos livros e participe do sorteio de Ano Novo
- Você sabe o que é um acróstico?
- Conversa de Português : 10 anos!
- Estamos no Telegram
- “Pode dar uma olhadinha no meu texto?”: procura-se profissionais de Letras
- Você tem dúvidas sobre língua portuguesa? Sim ou com certeza?
- Os 5 artigos mais lidos em 2017
- Quem é o leitor do Conversa de Português? Participe de nossa pesquisa!
- ConversaCast: o podcast do Conversa de Português e nosso e-book
- O Conversa de Português é TOP 1 em Educação!
- Hoje é aniversário do blog!
- Conversa de Português no TOP BLOG 2015
- 1 minuto de Conversa – a nova série de vídeos do Conversa de Português
- Quem é nosso leitor? O resultado da pesquisa
- Língua, linguagem, linguística
- A importância do ato de ler
- Conversa de Português: 6 anos!
- Queremos saber quem é você!
- Recebemos 1 milhão de visitas!
- CP: o segundo blog educacional do Brasil
- Estamos na final do TOP BLOG!
- 5 anos
- Conversa de Português no TOP BLOG 2013
- Leu um livro? Compartilhe conosco!
- E eu sou grata…
- Trago sua nota em 7 dias!
- Simulados – novidade no blog
- Conversa em 2012 – Retrospectiva
- Aniversário – resultado do sorteio
- 4 anos de boas conversas
- Participe do nosso aniversário
- TOP BLOG – Segundo turno
- Conversa de Português no Top Blog 2012
- Conversa no Guia do Estudante
- Plágio não era assunto deste blog
- Referências – a nova página do blog
- Conversa de Português entre os 10 melhores
- Sobre o que conversamos em 2011 – retrospectiva
- 3 anos
- Memórias da conversa
- Mudamos
- Novidade no blog
- Dois anos de conversa
- Conversa de Português na rede
- Endereço novo
- Nossa comunidade
- Qual é a sua dúvida?
- Category: Videoaula
- Questões comentadas no canal: UERJ 2020
- Não treine um tema para o ENEM: a próxima live do blog
- Elementos da narrativa | 5 perguntas para aprender a identificá-los
- Dicas para professores: Como usar o Google Classroom
- [Videoaula] Redação argumentativa
- [Videoaula] Como usar a vírgula?
- [Videoaula] O que são frase, oração e período?
- Você sabe usar os porquês?
- Você está pronto para a nova ortografia?
- Quais são os países de língua portuguesa?
- 1 minuto de Conversa – a nova série de vídeos do Conversa de Português