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Viagem ao centro da Josi: minha formação como leitora

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Há um ano eu estreava aqui como colunista convidada deste blog, que eu tanto admiro e consulto para vários assuntos relacionados ao estudo da Língua Portuguesa e suas Literaturas. Uma honra para mim. O convite feito no texto? Vamos viajar na leitura e buscar sentidos….E como anda a sua “viagem”?

Resolvi compartilhar com vocês como está a minha. Na verdade, vou um pouco mais além.  Minha relação com a leitura, na verdade, começou antes mesmo do meu nascimento. Minha avó paterna, negra, pobre, que trabalhou anos como cozinheira em “casa de madame”, e que já tinha um filho com nível superior (Meu pai foi o primeiro a cursar uma universidade na família; eu, a segunda) comprou uma coleção de livros e enciclopédias , “porque meus netos vão ler igual aos filhos da patroa”… Olha minha avó já militando, gente…com toda a sabedoria, sabendo que somente a Educação poderia salvar o povo preto…Orgulho bateu, viu?

Pois bem, meu primeiro contato com a nossa Literatura foi com “Reinações de Narizinho”, de Monteiro Lobato. Eu, que nunca havia ido a um sítio, “viajei” pela primeira vez. E me apaixonei. Pelas personagens, pela história, por tudo que aquelas palavras trouxeram a mim. E tenho certeza que, ali, eu comecei a perceber o quanto eu passei a me conectar com tantas Joseanes que habitavam em mim. Como mágica. E eu lembro como se fosse hoje…eu lendo em voz alta para mim, permitindo assim que eu significasse (e ressignificasse) todas aquelas palavras lidas. Isto me remete às palavras da professora Ingedore (2011): “ o sentido não está no texto, mas se constrói a partir dele., no curso de uma interação. Para ilustrar essa afirmação, tem-se recorrido com freqüência à metáfora do iceberg: como este, todo texto possui apenas uma pequena superfície exposta e uma imensa área imersa subjacente. Para se chegar às profundezas do implícito e dele extrair um sentido, faz-se necessário o recurso aos vários sistemas de conhecimento e a ativação de processos e estratégias cognitivas e interacionais.” (p.30)

O sentido era construído a partir do meu “relacionamento sério” com o livro. E que bom que este ainda perdura por aqui!


Joseane Ribeiro é graduada em Língua Portuguesa e suas Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua como professora voluntária no Pré-vestibular Comunitário da Paróquia Cristo Rei . No Conversa de Português, ela já publicou os texto Leitura e sentido e A leitura nossa de cada dia e ENEM em tempos de pandemia.

Referência bibliográfica:

KOCH, Ingedore Villaça. Atividades e estratégias de processamento textual. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 2011, p. 31-44.

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"Autor convidado" é uma coluna do blog, em que são publicados textos enviados por convidados da professora Andréa Motta.

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