Educação

Culturas negras na escola: saiba como foram as nossas lives

Em maio, eu e a professora Elisete Risso começamos um novo projeto no canal Conversa de Português: “Conversas com quem gosta de ensinar”, inspiradas no livro homônimo do professor Rubem Alves. No prefácio, o autor avisa ao leitor que “as conversas que se seguem são conversas mesmo (grifo do autor), longe da seriedade acadêmica um esforço para ver as coisas através da honestidade do riso” (ALVES, 2006, p.9). Ao primeiro ciclo de conversas do projeto demos o título de “Culturas negras na escola, além do 13 de maio”. Por que um blog sobre língua portuguesa precisa promover uma ação sobre culturas negras na escola?

A primeira razão está no título do blog: Conversa de Português: Língua Portuguesa, Literatura e Educação. Assim, eu, como sua criadora, reservo-me o direito de publicar sobre o que quiser a respeito de um desses temas. E acredito que escrever (ou fazer uma live sobre o tema) também seja promover um debate sobre educação para as relações étnico-raciais.

A segunda razão é que considero inadmissível que, a dois anos de a Lei Nº 10.639/03 completar 20 anos, ainda encontremos muita resistência para o seu cumprimento nas redes públicas e privadas. Tal lei “altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências.” (Clique AQUI para ler o texto completo). Em 2008, a 10.639 foi alterada pela Lei. Nº 11.645, que incluiu o ensino de culturas indígenas.

Para conversar sobre essa legislação e relatar experiências exitosas, eu e a professora Elisete Risso recebemos os educadores José Petit, Elineide Cordeiro e Paulo Vitor Honorato. Você pode conferir tudo no canal Conversa de Português:

Se não conseguir visualizar a playlist, assista no YouTube.

Referência:

ALVES, Rubem. Conversas com quem gosta de ensinar. 9.ed. São Paulo: Papyrus, 2006

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados