Literatura Podcast

[Podcast] Cruz e Souza: o poeta do Simbolismo

João da Cruz e Souza é o poeta que apresenta a poesia simbolista ao Brasil ao publicar, em 1893, suas duas principais obras: Missal e Broquéis. Na época, a crítica aos textos foi muito severa e o reconhecimento só viria em 1896 por meio de uma monografia escrita por Nestor Vitor e publicada somente três anos após a morte do poeta, em 1899. O reconhecimento da Academia Brasileira de Letras também foi tardio: o elogio à obra do Poeta Negro (como era chamado) só aconteceu em 1913, com a posse de Félix Pacheco na ABL. Anos mais tarde, seus textos foram relidos e popularizados pelas mãos de poetas modernistas como Cecília Meireles, Jorge de Lima, Andrade Muricy, Murilo Araújo e outros.

Se não conseguir visualizar o player, ouça no Spotify: http://bit.ly/poetacruzesouza

Nesta edição do ConversaCast, abordamos algumas das características do movimento simbolista e as contextualizamos por meio do poema Cárcere das Almas, do poeta Cruz e Souza.

O que você vai ouvir no Conversa Cast:
  • Cárcere das almas, de Cruz e Souza
  • Breve biografia de João da Cruz e Souza
  • Origem do Simbolismo
  • Simbolismo no Brasil
Este episódio foi inspirado nos seguintes textos publicados neste blog:

Simbolismo

Cruz e Souza

Cárcere das almas

2 Comments

  1. Olá, Andréa! Hoje comecei a dar aula sobre simbolismo no quinto período e matutei muito sobre como inovar. Aqui está! Indicarei seu blog, tá muito bacana. Parabéns pelo trabalho!

    1. Bárbara, que saudade! Eu fico muito feliz por saber que, de algum modo, continuamos parceiras no trabalho! Veja como são as coisas: eu tinha sugerido um canal no YouTube, mas os alunos são tímidos e um dos garotos sugeriu fazer podcast para apresentar, no final do semestre, as resenhas que eu pedi. Eu , que já gosto do formato, topei na hora.

      Beijos, querida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados