Língua Portuguesa Sala de Aula

[Sala de Aula] Funções da linguagem e propaganda

As funções da linguagem geralmente aparecem como um tópico do programa de ensino de língua portuguesa no nono ano do Ensino Fundamental e no primeiro ano do Ensino Médio. Em uma conversa rápida com os meus novos alunos do Ensino Médio, percebi que eles decoraram a nomenclatura correspondente, mas não necessariamente a compreenderam.

O que são as funções da linguagem?

Eu comecei a aula com essa pergunta e eles desfiaram um rosário de conceitos decorados. Muitas vezes, os alunos pensam que estudar e aprender são sinônimos de decorar conceitos. Decoram a lista de elementos da comunicação e funções da linguagem, pois “vai cair na prova”.

Eu lhes digo que, mais do que decorar conceitos, é preciso reconhecê-los e aplicá-los em nosso cotidiano. Em minha primeira aula de 2019, mostrei à minha turma como as funções são usadas no marketing e na propaganda. Confira abaixo algumas das imagens que analisamos:

Função apelativa

Na função apelativa da linguagem, o objetivo da mensagem é induzir o comportamento do receptor. Está presente na propaganda, nas frases que denotam pedido ou ordem e, gramaticalmente, caracteriza-se pela presença da 2ª pessoa do discurso.

Por meio da imagem acima, analisamos como a função apelativa da linguagem foi utilizada na organização espacial de uma famosa livraria. Os alunos destacaram as cores vibrantes, a ideia de conforto transmitida pelos pufs, os pontos de iluminação focal sobre os assentos e estantes, a escultura pendurada no teto e a linha sinuosa do corrimão: um ambiente que, segundo eles, são atraentes ao público jovem e induziria à compra de livros.

A turma também debateu sobre a presença da mesma função em ambientes como lojas de departamentos e shoppings: chocolates e doces dispostos na altura dos olhos das crianças; piso escorregadio, o que obrigaria o consumidor a andar mais devagar e a observar as vitrines; ausência de relógios nesses mesmos espaços, o que faria o cliente perder a noção da hora e permanecer mais tempo no local, bem como a ausência de janelas.

Quando a mensagem combina mais de uma função

Também observamos uma imagem da campanha Ligue 180, que combina textos verbais e não-verbais.   Os alunos concluíram que a mensagem foi elaborada com a combinação de, pelo menos, duas funções: referencial (ao explicar o que é violência contra a mulher) e apelativa (ao pedir que o leitor denuncie tal ato). Um dos estudantes destacou, ainda, que os tipos de violência estão representados também pelo rosto da mulher.

Que tal uma revisão sobre as funções da linguagem? Assista à minha aula!

Se não conseguir visualizar o player, assista no meu canal no YouTube.

Assistiu à aula? Então, é hora de testar seus conhecimentos.

Aqui no Conversa de Português, há uma página com diversos simulados para você testar o que já aprendeu. Clique no botão abaixo e responda às questões sobre funções da linguagem.


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Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

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