Dicas de livros Linguística

Novidade: firmei parceria com a Parábola Editorial

No  dia 03 de abril, recebi um mensagem  que me alegrou imensamente: a Parábola Editorial queria propor uma parceria com o Conversa de Português. Poder  fazer algo do tipo era um sonho antigo e eu  já  estava chateada, pois conseguir parcerias com  editoras é algo  dificílimo:  dois  dias antes, eu  recebera o “não” de outras duas. Eu  havia  pensado em não tentar mais, porém  ganhei esse presente no ano  em  que  o  CP  completa 10 anos.

A parceria funcionará da seguinte maneira: eu receberei  os  livros,  escreverei  resenhas sobre eles e poderei  sorteá-los entre os  meus leitores. Na sexta-feira, 20,  eu recebi os primeiros livros: Mikhail Bakhtin,  de Alastair Renfrew; Cinco ensaios sobre humor e análise do discursode Sírio Possenti, e A gramática tradicionalhistória crítica, de Francisco Eduardo Vieira.

 

Antes mesmo da parceria, eu   já era leitora da Parábola. Quem é  da área de Letras sabe que a editora é  referência nas publicações  sobre estudos de linguagem, essenciais à nossa  formação. Eu  separei alguns  títulos  editados  pela Parábola e que já  faziam parte do  meu  acervo:

 

1. Preconceito  linguístico: o  que é, como se faz

É uma obra fundamental à formação do profissional de Letras, principalmente aquele que  se dedicará ao magistério.  O  autor, o  linguista Marcos Bagno,  trata de alguns dos  diversos  mitos sobre  o uso da linguagem que contribuem  para um preconceito tão  corriqueiro que  é  visto  como normal:  o  preconceito   linguístico. Este livro  traz o  embasamento teórico  para desconstruir  pensamentos como “Brasileiro  não sabe português”.

 

2. Português no Ensino  Médio e a formação do professor

É uma coletânea de artigos  organizada pelos  professores Clecio Bunzen e  Márcia  Mendonça.  Os doze textos abordam o  ensino de  língua  portuguesa e suas literaturas sob diversos aspectos  que  vão sobre o desenvolvimento da competência leitora no ensino  médio a um projeto didático capaz de articular leitura, produção de texto e análise linguística.

 

3. Língua, texto e ensino: uma outra escola é  possível

Irandé Antunes reúne textos que, originalmente, foram apresentados em congressos  ou seminários de  Linguística. Por meio deles, a professora promove uma reflexão acerca do  modo como a língua é ensinada na escola: distante  do  uso verdadeiro da linguagem, o  meio escolar desconsidera a língua  como uma  manifestação cultural. A partir daí, a autora propõe o ensino de língua portuguesa por  meio dos gêneros  textuais e propõe uma nova concepção sobre avaliação.

 

4. Do campo para a cidade: estudo sociolinguístico de migração e redes sociais

Este livro de Stella Maris Bortoni-Ricardo é o sexto volume da coleção Educação Linguística,  que conta  também com os títulos Gramática  pedagógica do português  brasileiro (Marcos Bagno), Produção textual, análise e compreensão (Luiz Antônio Marcuschi), entre outros.

A Sociolinguística é  uma área que estuda a  língua em seu uso real, considerando as relações entre a estrutura da língua e os  aspectos socioculturais envolvidos  na produção linguística; assim,  a autora observa a transformação de dialetos  rurais  em variedades urbanas não padrão  no  português brasileiro.

O leitor desavisado pode achar, ao ler o título,  que a autora apresenta um estudo  sobre redes sociais digitais (como  o  Facebook,  por exemplo); no  entanto,  o  termo é utilizado  nas Ciências Sociais para estudar as relações entre os  indivíduos de um grupo. Bortoni-Ricardo analisa como essas relações interferem  no uso da linguagem.

 

 

Todos os  livros  acima constam  no catálogo e  podem ser adquiridos no site da editora:  www.parabolaeditorial.com.br

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Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

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