Dicas para professores Educação

Como usar podcast na aula de língua portuguesa e literatura?

A maneira como consumimos literatura mudou: se antes só tínhamos o livro e o jornal como suporte para o texto, com a chegada da internet, temos novos formatos de distribuição, como, por exemplo, o e-book. Se temos novas possibilidades de leitura além do livro, por que não nos apropriarmos das novas formas de falar sobre nossas leituras? Em uma de minhas turmas do Ensino Médio, os alunos deveriam escrever resenhas, mas resolvi desafiá-los a usar um formato digital: o podcast. Por que esse tipo de mídia digital pode ser útil às aulas de língua portuguesa e suas literaturas?

Quando apresentei a proposta de atividade aos alunos, eu havia pensado na avaliação de dois pontos do conteúdo programático da disciplina: o gênero textual resenha e o movimento literário Pré-Modernismo. Obviamente, eles já tinham lido diversos textos do gênero e já tinham estudado os textos do período literário.

A minha ideia inicial era a turma produzir a resenha em vídeo, como eu fizera com uma turma anterior, mas um dos alunos fez-me uma contra-proposta: “Professora, nem todo mundo fica à vontade para fazer vídeo. Pode ser podcast?”. Aceitei na hora!

Foi nesse momento que eles resolveram fazer outra pergunta: “A senhora quer saber se aprendemos a fazer resenha, certo? E se fizermos sobre os textos de que gostamos verdadeiramente, sejam ou não do Pré-Modernismo?” Fui convencida novamente! Eles tinham razão: eu queria saber se sabiam escrever uma resenha! O trabalho deles seguiu, então, por dois caminhos: a escrita da resenha e sua adaptação para o formato podcast. Trabalho em dobro, mas necessário, já que seria uma boa maneira de aprender, também, que a linguagem precisa se adaptar ao seu suporte de divulgação.

Como usar o podcast na sala de aula

O podcast pode ser usado nas aulas de qualquer componente curricular. Eu separei alguns pontos do meu planejamento e os coloquei no infográfico abaixo. Obviamente, a primeira preocupação do professor, ao usar esse tipo de mídia, é verificar se a turma já a conhece e se tem alguma intimidade com esse formato de conteúdo. Caso seja novidade para os alunos, caberá ao professor apresentar o recurso à turma.

Confira abaixo o resumo do meu plano de aula:

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO EM PDF.
Confira o podcast criado por um dos grupos¹:

Se não conseguir visualizar o player, clique aqui para abrir o Google Drive.

Confira alguns podcasts criados por professores:

ConversaCast – O podcast do blog Conversa de Português

Prof@Mi…coisas de Escola – Criado pela professora Mirian Machado, o tema principal são as Ciências Sociais.

Não Pod Tocar – Criado pelo professor Rodrigo Hipólito, aborda os temas Teoria, História, Crítica e Prática de Arte.

Questões legais:

O professor precisa estar atento às questões legais sobre divulgação de imagem de alunos menores de 18 anos. Não publique nada sem permissão dos responsáveis pelo aluno. Para a atividade descrita, os alunos deveriam salvar seus arquivos em um pendrive e apresentá-los durante a aula.

Leia mais no blog:

8 livros que vão ajudar o professor a preparar a sua aula sobre redação

Produção de resenha e o uso do celular na sala de aula

¹ O podcast foi divulgado no blog Conversa de Português com autorização do grupo.

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados