Dicas de livros Linguística

[Dicas de livros] Vygotsky – a interação no ensino/aprendizagem de línguas

Quem é da Educação certamente já ouviu as expressões teoria sociocultural, internalização, mediação; todas elas estão relacionadas às pesquisas do russo Lev Vygotsky, que pensava o desenvolvimento cognitivo do aluno como resultado da interação social. O professor Francisco José Quaresma de Figueiredo, em seu livro Vygotsky: a interação no ensino-aprendizagem de línguas, revisa os construtos de Vygotsky, a fim de identificar como se dá esse processo de aprendizagem das línguas adicionais.

Para comprar o livro, acesse o site da Parábola Editorial: https://www.parabolaeditorial.com.br/vygotsky

O livro é resultado do estágio pós-doutoral, realizado de 2016 a 2017 na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sob supervisão da professora Laura Miccoli. Desse modo, encontramos um levantamento bibliográfico sobre a obra de Vygotsky e muitos exemplos de aplicação para suas teorias.

Você pode conferir abaixo o bate-papo entre o autor e o editor Marcos Marcionilo.

Se não conseguir visualizar o player, acesse o canal da Parábola Editorial no YouTube.
Confira abaixo outras indicações de leitura:

Mikhail Bakhtin, de Alastair Renfrew

Escrever na universidade – fundamentos

Não quer perder nenhuma novidade do Conversa de Português? Cadastre-se para receber nosso boletim ou participe do nosso grupo no Telegram e seja um dos primeiros a ler nossos textos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados