Dicas de livros Linguística

Análise de discurso crítica para linguistas e não linguistas

Análise de discurso crítica para linguistas e não linguistas, organizado por José Ribamar Lopes Batista Jr., Denise Tamaê Borges Sato e Iran Ferreira de Melo, é uma leitura para qualquer pessoa que se interesse pelo assunto. Os organizadores esclarecem que não se trata da Análise de Discurso de tradição francesa, mas uma outra teoria linguística de origem francesa. A obra é editada pela Parábola Editorial.

A primeira parte da obra é dedicada à teoria da análise do discurso crítica e sua diferença em relação à análise do discurso de linha francesa; à prática social envolvida nos discursos e à teoria social do discurso.

A segunda parte apresenta o método utilizado na ADC. Os autores abordam as categorias de análise, a aplicação da ADC nos discursos da mídia, a prática da etnografia na análise de textos e a complexidade dos critérios adotados pela ADC.

ADC
Para adquirir o livro, acesse o site da Parábola Editorial.

Vale a pena conferir o bate-papo realizado pela Parábola em agosto de 2018.

Se não conseguir visualizar o player, assista no YouTube.

Leia mais no blog:

Cinco ensaios sobre humor e análise do discurso


Não quer perder nenhuma novidade do Conversa de Português? Cadastre-se para receber nosso boletim ou participe do nosso grupo no Telegram e seja um dos primeiros a ler nossos textos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados