ENEM Questões comentadas Questões comentadas ENEM

ENEM 2017 – Questões comentadas: funções da linguagem

A série ENEM – Questões comentadas existe  desde a edição do ano 2014.  Ao contrário de outros sites  e  blogs  que  se apressam em publicar  gabaritos extraoficiais logo após o término da prova, aqui  no  Conversa de Português, eu aguardo a divulgação do gabarito  oficial pelo órgão organizador do Exame: o INEP.  A estrutura é a seguinte: apresentação da questão, gabarito oficial, comentário e links para estudos.  Para os  comentários do Exame aplicado em  2017, utilizo o caderno AZUL como referência  para o  gabarito e, para o  primeiro texto da série 2017,  selecionei as questões  sobre funções da linguagem

Na reportagem, há uma comparação entre tecnologias de comunicação antigas e atuais.  Quanto ao gênero mensagem, identifica-se  como característica que  perdura  ao  longo dos tempos o(a)

(A) imediatismo das respostas.

(B) compartilhamento de informações.

(C) interferência de  outros  no contexto original.

(D) recorrência do seu uso entre membros da elite.

(E) perfil social dos  envolvidos na troca comunicativa.

Gabarito oficial: B

Comentário: Embora o  enunciado trate a mensagem  como  um gênero de  texto,  a questão  pode ser analisada a partir dos  conceitos da teoria da comunicação. A mensagem  é  um dos seis  elementos do  processo comunicativo e  corresponde a  todas as informações compartilhadas.

Na canção, Chico Buarque trabalha uma determinada função da linguagem para  marcar a subjetividade do eu  lírico ante as atrizes que  ele  admira. A intensidade dessa admiração está  marcada em

(A) “Naturalmente /Ela sorria / Mas não  me  dava trela”

(B) “Tomavam banho / Na  minha  frente/ Para sair com outro  cara.”

(C) “Surgiram outras / Naturalmente / Sem nem olhar  a  minha cara”

(D) “Escolhia  qualquer  um / Lançava  olhares / Debaixo do meu  nariz”

(E) “É natural que  toda atriz / Presentemente represente / Muito pra mim”

Gabarito oficial:  E

O candidato precisa ler a questão atentamente a fim de perceber as sutilezas do enunciado.  Note  o trecho “subjetividade do eu  lírico ante as atrizes que  ele  admira.” O candidato deve notar que a questão se refere à função emotiva da linguagem, que  consiste  “na exteriorização da emoção do remetente em relação àquilo que  fala de  modo que essa emoção transparece no nível da linguagem” (MARTELOTTA, 2011, p. 34).  Cabe, ainda, ressaltar que  essa função  é  caracterizada pela predominância  de elementos gramaticais que remetem à 1ª pessoa do discurso: “Não me dava trela” (v.3), “Na minha frente” (v.5), “Debaixo do meu nariz” (v.9).

Para estudar:

Funções da linguagem

Simulado Funções da linguagem

Você tem dúvidas  sobre esse tema?  Assista à minha aula Elementos da comunicação e funções da linguagem:

Se não conseguir visualizar o player, acesse o canal no  YouTube.

Referência:

MARTELOTTA,  M. E. Funções da linguagem. Manual de linguística. São Paulo: Contexto,  2011, p. 31-36.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados