Dicas de livros Linguística

Mikhail Bakhtin, de Alastair Renfrew

Mikhail Bakhtin  ─  que dá título ao  livro escrito  por Alastair Renfrew ─  foi um filósofo e pensador  russo, cujos escritos revolucionaram a  maneira de pensar sobre filosofia da linguagem. Ele é um dos principais teóricos da literatura no  século XX  e ninguém  faz curso de Letras sem ler alguns de seus livros. O  pesquisador inglês debruça-se sobre a obra do filósofo russo e apresenta, em  um único livro, as principais contribuições bakhtinianas para a Filosofia, a História e a Literatura.

 

Renfrew ─ membro da equipe  editorial da Bakhtiniana. Revista de estudos do discurso (PUC-SP) ─  é professor da Universidade de Durham e  se especializou em  teoria e crítica literária.  Tem  diversos trabalhos  publicados  sobre Bakhtin e os  formalistas russos, incluindo a  obra Critical Theory in Russia and the West (Routledge 2010).  A primeira edição do livro Mikhail Bakhtin, em  língua  inglesa,  aconteceu em 2008 e, no  Brasil,  foi   traduzido em 2017 por Marcos Marcionilo, editor da Parábola Editorial.  A versão brasileira traz uma importante nota  acerca das citações utilizadas:

Todas as citações de textos e obras de Bakhtin foram traduzidas das edições em inglês por ele  utilizadas. Substituí-las passo a passo, trecho a trecho, pelas edições brasileiras traria prejuízo à compreensão do raciocínio  do Autor (especialmente porque ele mesmo declara: “Em todos os casos, as traduções foram  levemente modificadas”. (p. 11)

O livro é composto de onze capítulos. No texto  inicial (“Por que Bakhtin?”), o  autor  explica a necessidade de falar sobre o filósofo russo: “[…] foi, sem dúvida, o pensador  mais impressionantemente produtivo nas ciências humanas a imergir da Rússia soviética e um dos mais significativos teóricos da literatura do século XX” (p. 13). O capítulo seguinte (“Quem  foi Bakhtin?”) apresenta  ao  leitor um histórico da produção bakhtiniana e as teorias que o influenciaram. Os sete capítulos seguintes abordam alguns de seus principais conceitos: dialogismo, heteroglossia, cronotopo, carnaval e gênero.

O livro de Renfrew é um guia importantíssimo  sobre a vida e a obra de Mikhail  Bakhtin. É indicado aos estudantes e profissionais das diversas áreas das Ciências Humanas.

 

Para adquirir, acesse  a loja da Parábola Editorial: https://www.parabolaeditorial.com.br/mikhail-bakhtin-65191287


Não quer perder nenhuma novidade do Conversa de Português? Cadastre-se para receber nosso boletim ou participe do nosso grupo no Telegram e seja um dos primeiros a ler nossos textos.

4 Comments

  1. Eu, infelizmente, me despertei muito tarde para a leitura. Tenho dedicado algumas preciosas horas extras a leitura e o estudo da gramática. Meu inseparável Leve com luz foi um investimento fantástico. O blog conversa de português é a fonte da qual sirvo-me de assuntos que venha a ser estudados, lidos e pesquisados.
    Querida, Andréa, obrigado por sua dedicação ao blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados