Educação

5 filmes que fazem pensar sobre Educação

Alguns dias atrás,  recebi  de Evaldo  Pinheiro (autor do blog Informática Fácil)  uma sugestão de vídeo sobre Educação: 8º hábito, baseado  na  história da professora Anne Sullivan. A dica inspirou-me a criar uma lista de filmes e documentários que promovem a reflexão sobre o tema.

Confira abaixo a minha seleção de filmes:

1) Ao mestre, com carinho (1967)

Ao mestre com  carinho é um clássico do cinema quando o  assunto  são os  filmes sobre Educação. Sidney Poitier interpreta o  professor negro que recebe a missão de  educar jovens periféricos, na maioria brancos,  dos quais os  outros professores  já haviam desistido. Essa polarização brancos/negros remete ao  movimento dos direitos civis dos negros nos  Estados Unidos, ocorrido  principalmente nas décadas de 1950 e 1960.

 
2) 8º hábito: a professora

8º hábito  narra parte da  infância de  Anne Sullivan: o filme relata o período  vivido em  um orfanato, junto com o  irmão, logo  após a morte dos pais.  O  vídeo de 11 minutos de duração destaca o interesse da menina pela  leitura. Diveras produções cinematográficas foram  inspiradas na vida de Anne Sullivan e, talvez, o  filme mais  famoso seja O milagre de Anne Sullivan.

Duração: 11 min. Link para o vídeo no YouTube.

3) A educação proibida (2012)

A educação  proibida (no original,  La Educación Prohibida) é uma produção argentina de 2012, que promove a reflexão sobre o modelo tradicional de educação. As cenas  iniciais,  em  animação, remetem à conhecida Alegoria da caverna, presente na obra A República, de Platão.

O documentário mistura cenas ficcionais e entrevistas com os professores que  questionam a eficácia dos métodos tradicionais de ensino: Por que  os alunos  saem  da escola? Por que eles não retém o que  lhes é  ensinado? Será que a escola acompanha as mudanças da sociedade ou está parada no tempo? Será  que  a escola cumpre seu  papel de educar ou  apenas doutrina? Qual é o papel do educador nesse cenário?

O professor  Robson Garcia Freire publicou  uma resenha sobre esse documentário em seu blog Caldeirão de Ideias e ela pode ser conferida neste link.

Duração: 145 min. Link para assistir no YouTube.

4) Quando  sinto  que já  sei (2014)

O documentário reúne relatos de  práticas  educacionais bem sucedidas em  oito  cidades  brasileiras.  A produção contém entrevistas de professores   atuantes no Ensino  Fundamental e  no Ensino  Médio.

Duração: 78 min. Link para assistir no  YouTube.

5) Nunca me sonharam (2017)

O  documentário, produzido em 2017 e dirigido  por  Cacau Rhoden, mostra a realidade do Ensino Médio das escolas públicas brasileiras por meio do  olhar de quem as  melhor conhece: seus alunos e professores. “Nunca me sonharam” é  a fala de um dos alunos  entrevistados ao  falar sobre a expectativa dos  pais sobre o seu  futuro. Falta ao  filme, no  entanto, a participação dos alunos  da rede federal  de ensino, uma vez que os produtores ouviram  apenas estudantes das redes municipais e estaduais nas diversas regiões do  país.

Vale a pena conferir o documentário  e assistir ao depoimento emocionado do professor André Barroso, diretor do Colégio Estadual José de Souza Marques, em  Brás de Pina (Rio de  Janeiro).  O educador  relata como, por meio do esporte, foi  possível sensibilizar um grupo de alunos vistos como “irrecuperáveis”.

Duração: 84 min. Se  não conseguir visualizar o player assista no  YouTube,

Leia mais no  blog:

ConversaCast #8: O direito  à Educação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados