Há algum tempo, eu permito o uso do celular na sala de aula e expliquei isso quando postei o texto 5 dicas de uso do celular na sala de aula. Uma das experiências de sucesso foi o uso do aparelho para a produção de um vídeo, cujo conteúdo deveria ser uma resenha sobre a leitura feita durante o bimestre. Uma das alunas publicou o seu trabalho no YouTube e, neste post, eu vou explicar como a atividade foi desenvolvida.
O tema do trabalho — Modernismo e produção de resenha — foi apresentado em três aulas de 90 minutos cada uma. A turma foi orientada a se organizar em grupos que deveriam apresentar o resultado em dois formatos: escrita e vídeo.
1º momento: Apresentação do gênero textual resenha
O programa da disciplina — Língua Portuguesa e Literatura Brasileira — abordava o Modernismo brasileiro e a resenha. Primeiro, a turma leu alguns textos do período (especificamente as gerações de 30 e 45); depois, apresentei diversas resenhas sobre algumas das obras lidas.
2º momento: Diferença entre resumo e resenha
Quais são as características de uma resenha? O que a diferencia de um resumo? Uma resenha acadêmica é igual a uma publicada em um blog literário ou no Youtube? Vários alunos já tinham visto canais de vídeo, cuja proposta era apresentar a crítica um determinado livro. Eu apresentei um desses canais e pedi aos alunos que o criticassem na aula, com base no que aprenderam sobre o gênero textual e sobre o movimento literário estudado. Após a crítica, lancei o desafio: e se nós produzíssemos nossas resenhas em vídeo?
3º momento: Produção do vídeo
Os alunos receberam as seguintes orientações para a realização do trabalho:
- Equipamento: deveriam utilizar apenas a câmera do celular.
- Cuidados técnicos: iluminação (não filmar de costas para a fonte de luz), áudio (procurar um local silencioso), imagem (celular na posição horizontal, a fim de que a cena preenchesse a tela completamente).
4º momento: Entrega dos trabalhos
No dia marcado, a turma apresentou os vídeos e entregou o texto escrito, como eu solicitara. A apresentação aconteceu com os arquivos armazenados nos pendrive dos alunos e por meio de um projetor. Todos os alunos cumpriram a tarefa avaliativa, mas apenas uma das meninas publicou o trabalho mais tarde no YouTube. Com sua permissão, eu o apresento aqui no Conversa de Português.
Se não conseguir visualizar o player, assista no YouTube.
Quer mais sugestões de atividades? Baixe GRATUITAMENTE o meu e-book Conversa de Português na sala de aula (2016).