Sala de Aula

[Sala de aula] Produção de resenha e uso do celular na sala de aula

Há  algum tempo, eu  permito o  uso do celular  na sala de  aula e expliquei isso quando postei  o texto 5  dicas de uso do celular na  sala de aula. Uma das experiências de  sucesso foi o uso do aparelho  para  a produção de  um vídeo, cujo conteúdo deveria ser uma resenha sobre a leitura  feita durante o bimestre. Uma  das alunas publicou o seu trabalho no YouTube  e, neste post eu vou explicar  como a atividade foi desenvolvida.

O tema  do trabalho —  Modernismo e produção de  resenha — foi apresentado em três aulas de 90 minutos  cada uma. A turma  foi orientada a se organizar em  grupos que deveriam apresentar o resultado em  dois  formatos: escrita e vídeo.

1º momento:  Apresentação do gênero textual resenha

O  programa  da disciplina — Língua  Portuguesa e Literatura Brasileira — abordava o Modernismo  brasileiro e a resenha.  Primeiro, a  turma  leu alguns textos do  período (especificamente as gerações de  30 e  45); depois, apresentei  diversas resenhas sobre algumas das  obras  lidas.

2º momento:  Diferença entre  resumo e  resenha

Quais são as características de  uma resenha? O  que  a diferencia de um resumo? Uma resenha acadêmica é  igual a uma  publicada em  um blog literário ou no  Youtube? Vários alunos já tinham  visto canais de   vídeo, cuja proposta era apresentar  a crítica  um determinado  livro. Eu  apresentei um desses canais   e pedi  aos alunos que o criticassem  na aula, com base no que aprenderam sobre o  gênero  textual e sobre o movimento literário estudado. Após a  crítica, lancei o desafio: e se nós produzíssemos nossas resenhas em  vídeo?

3º momento: Produção do vídeo

Os alunos  receberam as seguintes orientações  para  a realização do trabalho:

  • Equipamento: deveriam  utilizar apenas a  câmera do celular.
  • Cuidados técnicos:  iluminação (não filmar de costas para a fonte de  luz), áudio (procurar  um local  silencioso), imagem (celular na  posição horizontal, a fim de que  a  cena preenchesse a  tela  completamente).

4º momento:  Entrega dos  trabalhos

No dia marcado, a  turma  apresentou os   vídeos  e  entregou o texto escrito, como  eu solicitara.   A apresentação aconteceu  com  os arquivos armazenados  nos  pendrive dos alunos e por  meio de um projetor. Todos os alunos cumpriram a tarefa avaliativa, mas  apenas  uma das meninas publicou o  trabalho  mais tarde no YouTube. Com  sua  permissão,  eu  o apresento  aqui  no  Conversa de Português.

Se não conseguir  visualizar o player, assista no  YouTube.

Quer mais sugestões de atividades? Baixe GRATUITAMENTE o  meu  e-book Conversa de Português  na sala de aula (2016).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados