ENEM Língua Portuguesa Questões comentadas Questões comentadas ENEM

ENEM 2021 ─ Questões comentadas: estratégias argumentativas

O texto argumentativo é aquele por meio do qual o autor defende um ponto de vista. É a modalidade discursiva utilizada, por exemplo, nas resenhas e nos artigos de opinião. Pode ser que, ao ouvir falar de texto dissertativo, você só lembre da redação do ENEM (Aqui, no blog, há muitos textos a respeito.), mas o conhecimento sobre as estratégias discursivas também é cobrado nas questões objetivas do Exame. Em 2021, as estratégias argumentativas foram tema de, pelo menos, duas questões.

As estratégias argumentativas e o ENEM

Muitos estudantes dizem ter medo sobre não saber montar uma argumentação consistente para defender o seu ponto-de-vista. Eu, no entanto, percebo que, na maioria das vezes, eles não sabem quais são as estratégias para montar tal argumentação.

Todos anos, o INEP divulga o Guia do participante. Nele, o candidato encontra dicas valiosas sobre a escrita da sua redação. Quando este post foi escrito, o Guia 2022 já havia sido divulgado, mas optei por usar o do ano anterior, por apresentar melhor diagramação. Note que o Guia não traz nada diferente daquilo que o estudante já aprendeu na aula regular de língua portuguesa do Ensino Médio:

Cartilha do participante ENEM 2020. CLIQUE AQUI para acessar a Cartilha2022.

Para este post, eu usei o caderno amarelo (ampliado) da aplicação regular do Exame.

Questão comentada 1:

Nesse artigo de opinião, a apresentação da letra da canção Sinal fechado é uma estratégia argumentativa que visa sensibilizar o leitor porque

(A) adverte sobre os riscos que o ritmo acelerado da vida oferece.

(B) exemplifica o fato criticado no texto com uma situação concreta.

(C) contrapõe situações de aceleração e de serenidade na vida das pessoas.

(D) questiona o clichê sobre a rapidez e a aceleração da vida moderna.

(E) apresenta soluções para a cultura da correria que as pessoas vivenciam hoje.

Gabarito oficial: B

Comentário: Nesta questão, o autor do texto utilizou uma citação direta, por meio da transcrição de um trecho de música, como exemplificação para a situação de “comunicação vazia e superficial” citada no texto. Note que os dois interlocutores estabelecem uma conversa em que nenhum assunto é, de fato, discutido.

Questão comentada 2:

No segundo parágrafo, uma citação afirma que o documentário “foi o único trabalho produzido por equipes fora do eixo Estados Unidos-Europa entre os finalistas”. No texto, esse recurso expressa uma estratégia argumentativa que reforça a

(A) originalidade da inciativa de homenagem à vida e à obra de Luiz Gonzaga.

(B) falta de concorrentes ao prêmio de uma das associações mais antigas do mundo.

(C) proeza da premiação de uma história ambientada no interior do Nordeste brasileiro.

(D) escassez de investimentos para a produção cinematográfica independente no país.

(E) importância da parceria entre brasileiros e britânicos para a realização das filmagens.

Gabarito oficial: C

Comentários: Espera-se que o candidato identifique o segundo parágrafo como uma citação indireta, aquela que não se constitui como uma transcrição literal do que o enunciador disse ou escreveu. No texto, cita-se indiretamente o que foi dito pelo diretor do documentário, acerca da importância de se produzir um documentário ambientado no Nordeste brasileiro e a surpresa de a produção ter sido premiada.


Links para estudo:

Você observou como o conhecimento sobre estratégias argumentativas foi cobrado no ENEM 2021. Acesse os links abaixo e saiba como aplicar esse conhecimento na sua redação.

Prof, pode ensinar o repertório da redação?

Como desenvolver a redação argumentativa?

[Videoaula] Redação argumentativa

Estruture o parágrafo: aprenda o que é tópico frasal


Quer mais dicas de estudo?

Participe do meu grupo no Telegram e receba outras dicas de estudo. Acesse AQUI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados