Literatura Podcast

ConversaCast 11: Capitães da areia

O ConversaCast traz, em sua décima primeira edição, o tema Capitães de areia, de Jorge Amado. Essa obra foi tema da minha conversa com a professora Joseane Ribeiro em uma live realizada na segunda-feira, 04/05, em nossos perfis no Instagram. Neste podcast você ouvirá os melhores momentos da nossa conversa.

Jorge Amado publicou Capitães da areia em 1937, quando tinha apenas 24 anos. O texto conta a história do bando de Pedro Bala e seus companheiros; eram chamados “capitães”, “porque o cais é o seu quartel-general” (p. 9). É uma crítica feroz ao descaso com que as crianças em situação de rua eram tratadas pelo poder público no início do século XX.

Em nossa conversa, destacamos a importância da primeira edição, publicada pela José Olympio Editora, com prefácio do antropólogo Gilberto Freyre e introdução do autor, em que esse contextualiza Capitães da areia no conjunto de sua obra.

Acesse a edição original de Capitães da areia na biblioteca digital da USP. Clique AQUI.

Merece também especial destaque a dedicatória ao educador Anísio Teixeira defensor do ensino público, gratuito, laico e obrigatório a quem Jorge Amado chama de “amigo das creanças” (na ortografia oficial de 1937). O antropólogo, em seu texto, afirma que “destacando os traços significativos do Nordeste do Brasil, este estudo se impõe ao interesse de todos pela originalidade das ideias e dos pontos vista do autor”.

O que você vai ouvir no podcast?

Resumo da obra Capitães da areia;

Contextualização no Modernismo brasileiro.

As relações entre o texto de Jorge Amado e o contexto político de 1937.

A religiosidade de matriz africana na obra de Jorge Amado e o Código Penal do início do século XX.

Se não conseguir visualizar o player do Spotify, clique aqui para acessar essa plataforma ou aqui para ouvir no Anchor, sem precisar fazer login em nenhuma conta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados