Língua Portuguesa

Estudantes mais bem preparados ou melhor preparados?

Os meus leitores e seguidores nas redes sociais sabem que mantenho um canal do Conversa de Português no Telegram (Se você não sabia, procure @cportugues pelo aplicativo ou acesse https://t.me/cportugues no seu navegador). Aqui no blog, eu mantenho a página Simulados e, no canal, publico alguns testes rápidos sobre língua portuguesa. O último trazia a questão abaixo:

Qual é a opção correta: “O estudante mais bem preparado faz boa prova” ou “O estudante melhor preparado faz boa prova”?

No momento em que este texto era escrito, 63% dos membros do grupo haviam votado que a alternativa correta era a segunda (O estudante melhor preparado faz boa prova”). Continue a leitura e saiba se eles erraram ou acertaram!

Que tipo de conhecimento é cobrado em uma pergunta desse tipo?

Essa é uma questão sobre o gradação dos advérbios, que podem apresentar um comparativo e um superlativo, assim como os adjetivos. Melhor e pior podem ser comparativos dos adjetivos bom e mau e, também, dos advérbios bem e mal, respectivamente. São palavras invariáveis e, portanto, não sofrem flexão nem de gênero nem de número.

O que é um advérbio?

Tradicionalmente, encontramos por aí a seguinte definição: “Advérbio é um modificador do verbo”. Isso significa que ele indicará as circunstâncias em que ações e estados ocorrem. Dizer “Saí de casa” não é a mesma coisa de dizer “Saí de casa cedo.” Cedo é um advérbio que modifica a informação apresentada pelo verbo, pois indica quando ela ocorreu.

Embora a definição seja adequada, ela não contempla uma outra característica dos advérbios: eles também se associam a adjetivos, a outro advérbios e a enunciados inteiros.

a) com adjetivos A casa era muito bonita.

b) com outro advérbio A palestrante falou muito bem.

c) com enunciado inteiro Infelizmente, chegamos atrasados e perdemos o início do filme.

Confira abaixo alguns advérbios e algumas locuções adverbiais:
AdvérbiosLocuções adverbiaisExemplos
de lugarabaixo, acima, aí, ali, adiante, atrás, aquém, através, dentro, defronte, fora, junto, perto , longe ao lado, à direita, à esquerda, por ali, por aqui, de cima, de dentro, de perto, de longe A escola fica perto de casa.
de tempoagora, ainda, hoje, amanhã, ontem, anteontem, antes, depois, cedo, tarde, já, jamais, logo, nunca, outrora, ultimamenteà noite, à tarde, de manhã, à noite, de vez em quando, às vezes, em breve, mais uma vez, hoje em dia, de madrugadaEm 2020, estudaremos de manhã.
de modoassim, bem, depressa, devagar, mal, melhor, pior; a maioria dos advérbios terminados em -mente: alegremente, rapidamente, velozmenteà toda, à vontade, ao contrário, às pressas, de má vontade, em silêncio, de mão em mão, de graça, em detalhes, O carro entrou na rua à toda.
de negaçãonão, tampouco, absolutamentede modo algum, de forma alguma, de jeito nenhum, de maneira nenhumaDe forma alguma, deixaremos você sozinho em casa.
de dúvidaacaso, talvez, possivelmente, porventura, provavelmentequem sabeProvavelmente, viajaremos no sábado.
de intensidadebem, demais, bastante, mais, menos, muito, pouco, quase, tanto, extremamente, de muito, de pouco, de todoAchamos o quadro extremamente bonito.
de afirmaçãosim, certamente, realmente, efetivamentecom certeza, sem dúvida, por certo, de fatoCom certeza, viajaremos no sábado.
Com certeza locução adverbial afirmativa

Cuidado: Não confunda locução adverbial com locução prepositiva! Nesta última, a preposição vem sempre depois do advérbio ou da locução adverbial. Exemplo: perto de, antes de, dentro de.

Confira a tabela com algumas locuções prepositivas:
abaixo de
acerca de
acima de
a despeito de
adiante de
a fim de
além de
antes de
ao lado de
ao redor de
a par de
apesar de
a respeito de
atrás de
através de
de acordo com
debaixo de
de cima de
defronte de
de dentro de
depois de
diante de
embaixo de
em cima de
em frente a
em frente de
em lugar de
em redor de
em torno de
em vez de
graças a
junto a
junto de
para baixo de
para cima de
para com
perto de
por baixo de
por causa de
por cima de]
por detrás de
por diante de
por entre
por trás de

O que é gradação?

Como expliquei em outro texto (leia também o artigo “Você concorda em gênero, número e grau“), a gradação é um fenômeno  semântico, que pode se materializar morfologicamente (“lindinho”)  ou sintaticamente (“muito lindo”).

Grau comparativo

Indica uma  determinada qualidade em  grau superior, igual  ou  inferior.  Assim, temos grau comparativo de superioridade, de igualdade e de inferioridade.

a) superioridade “A menina andava mais rápido que (ou do que) as irmãs”.

b) igualdade “A menina andava tão rápido como (ou quanto) as irmãs”.

c) inferioridade “A menina andava menos rápido que (ou do que) as irmãs”.

Grau superlativo

Indica que determinado ser apresenta alto grau de determinada qualidade (superlativo absoluto) ou apresenta uma característica que se  sobressai em  grau maior ou  menor na totalidade dos seres. 

a) superlativo absoluto sintético Ocorre com o acréscimo de sufixo. “Nos advérbios terminados em –mente esta terminação se pospõe à forma superlativa feminina do adjetivo de que se deriva o advérbio” (LIMA, 2008, p. 563).

SUPERLATIVO
adjetivo lento lentíssimo
advérbio lentamentelentissimamente

b) superlativo absoluto analítico é formado com o acréscimo de outro advérbio indicador de excesso: “Acho que você agiu muito mal” ou “Acho que você agiu muitíssimo mal“.

Quando usar mais bem e quando usar melhor?

1. Usa-se mais bem (ou mais pior) quando a expressão vem antes de um particípio. Exemplos:

O estudante mais bem preparado tirará as melhores notas.

As casas mais mal construídas serão derrubadas.

2. Usa-se melhor (ou pior) quando a expressão aparece junto a   verbos e depois do particípio. Exemplos:

Ela é  quem conhece melhor a região ou  Ela é quem melhor conhece  a região.

Calculado melhor o custo, poderemos fazer a festa.

Essas formas comparativas dos advérbios podem ser intensificadas com os advérbios muito, bem, bastante etc. : “O doente estava bem melhor quando recebeu a visita do médico”.

Gabarito do teste publicado no Telegram: “O estudante mais bem preparado faz boa prova“.

Estude no blog:

Você concorda em gênero, número e grau?

Bastante? Bastantes?

Clique no botão abaixo e abra a nossa página de simulados para fazer os testes sobre o uso dos advérbios:

Referências:

LIMA, Rocha. Nova gramática do português contemporâneo. 5. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2008.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados