Língua Portuguesa

Por meio de? Através de? Qual usar?

Não  é raro  vermos  frases como “O rapaz  falou  com a moça através do  telefone.”, “O  chefe solicitou o  serviço através de memorando”, “O aluno  fez a pesquisa através da internet”. Eu confesso sentir-me  bastante incomodada com expressões do  tipo; sempre imagino alguém atravessando algum objeto. A  minha imaginação  muito  fértil fez-me imaginar o  rapaz atravessando o telefone; o chefe, a folha de papel; e o  aluno viajando  nos  cabos do computador. Viajei  na maionese, como diriam alguns alunos meus.

A locução prepositiva “através de” indica um movimento físico. Lembra do  verbo  “atravessar”?  É esse o  sentido! Assim “a bola passou  através da vidraça”, pois  “a bola atravessou a  vidraça”.  Voltemos às nossas  frases iniciais:  o  rapaz não  atravessou  o  telefone; o chefe não atravessou  o  memorando e o  aluno  não atravessou  a internet. Por que, então, fazemos  tanta confusão?

Josué Machado, em  seu  artigo Por que “através de”?, afirma que “é preciso  lembrar que através, sem o  acompanhante de, é  advérbio desusado que  significa ‘de lado’,  ‘de  través’, ‘transversalmente’, ‘atravessado’. Exemplo do dicionário Houssais: Uma grande árvore caída através na rua“. É um exemplo que remete a um uso  antigo do  termo  e pode ser a origem  da confusão  que  fazemos  até hoje. O  professor Evanildo  Bechara, na Gramática Escolar da Língua Portuguesa,  diz que “soa sem sentido dizer Através de advogado requereu sua absolvição”.

A fim de evitar o uso equivocado da expressão, podemos substituí-la por “por meio de”, “pelo”, “mediante”  ou qualquer outra preposição de mesmo  valor. Vejamos  como   ficam as nossas frases do  primeiro parágrafo:

O rapaz  falou  com a moça pelo  telefone.

O  chefe solicitou o  serviço mediante memorando.

O aluno  fez a pesquisa pela internet.

Observação:

O que é  uma locução  prepositiva? É o  grupo de palavras com  valor e emprego de  uma preposição. A locução  prepositiva  é constituída de advérbio ou locução adverbial seguida da preposição de, a  ou com.  Pode, ainda, ser formada por duas preposições.

 

Referências:

BECHARA, Evanildo. Gramática Escolar da Língua Portuguesa. 2.ed. Rio de  Janeiro: Nova Fronteira, 2010.

MACHADO, Josué. Por que “através de”? Revista Língua Portuguesa. Ano II, n.23, 2007.

2 Comments

  1. Através desta janelinha, eu entro e digo: tenho livre passagem do mundo real para o mundo virtual. rsss

    Beijos

Comments are closed.

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados