ENEM Língua Portuguesa Questões comentadas Questões comentadas ENEM

ENEM 2021 ─ Questões comentadas: funções da linguagem

Funções da linguagem são um conteúdo recorrente nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM); a cada edição, é possível identificar duas ou três questões relativas ao assunto. Neste post, eu comento uma questão do ENEM 2021 e, para isso, usei o caderno AZUL como referência para o gabarito.

Questão 12

A associação entre o texto verbal e as imagens da garrafa e do cão configura recurso expressivo que busca

(a) estimular denúncias de maus-tratos contra animais.

(B) desvincular o conceito de descarte da ideia de negligência.

(C) incentivar campanhas de adoção de animais em situação de rua.

(D) sensibilizar o público em relação ao abandono de animais domésticos.

(E) alertar a população sobre as sanções legais acerca de uma prática criminosa.

Comentário:

O candidato deve perceber que a questão refere-se à função apelativa ou conativa da linguagem, em que o objetivo da mensagem é influenciar o comportamento do receptor. É muito comum o estudante decorar que, nessa função, há uma predominância de verbos no imperativo, indicando uma ordem ao receptor. Na imagem usada na questão, apesar de isso não se confirmar, temos uma campanha de conscientização, feita a partir dos diversos significados da palavra “pet”: de um lado, uma garrafa plástica; do outro, um cachorrinho. A ideia da campanha é, ainda, destacada por meio da frase “Abandono de animais é crime”.

Gabarito oficial: D

Links para  estudo

Funções da linguagem

Simulado – Funções da linguagem 

ENEM 2019 – Funções da linguagem

2 Comments

    1. Oi, Lucas! Sua dúvida é bastante compreensível, uma vez que há, de fato, um alerta sobre as sanções legais decorrentes do abandono. Apesar disso, a alternativa E não serve, pois, com base em todos os outros elementos visuais, podemos observar que o foco era a conscientização de quem deseja ter um bichinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados