Sobre este blog

4 anos de boas conversas

Hoje o blog Conversa de Português completa quatro  anos e, a fim de  comemorar a data,  eu preparei   um post sobre a sua história.

 A história do  CP está  ligada ao  meu outro  blog –  Leio  o  Mundo  Assim –  e à webrádio de meu  amigo Dude Xavier.  Naquele blog, criado em  5 de setembro de  2007, eu  publicava alguns textos  sobre a história e o uso da língua portuguesa; na webrádio, criamos um quadro em que eu  respondia às perguntas dos  ouvintes. Em outubro de 2008, alguns alunos  sugeriram a criação de  uma página em que eu publicasse o  resumo de nossas aulas. A ideia ficou  um pouco  adormecida e eu  só aproveitei  mesmo o blog com a turma do  ano  seguinte,  que foi  muito parceira na produção deste  blog e sempre me deu boas ideias.

A escolha do título  foi um processo rápido. Inicialmente, pensei  em Aula de português, mas  achei  formal demais e  não  queria que o blog parecesse uma extensão  da sala de aula. Queria que os  meninos  o vissem  como uma conversa sobre sua própria língua: conversa sobre português? Estranho e  nada sonoro. Conversa de Português? Lúdico e ambíguo: podia ser  uma conversa sobre a  língua portuguesa ou  entre falantes da língua. Estava criado  o  título do blog!

Em  20 de outubro de 2008, criei  o  endereço no  Blogspot;  no dia seguinte, foi a criada a página Sobre o blog  e, em  22 de outubro,  publicado o  primeiro  post: Língua portuguesa e mudanças ortográficas.

Abaixo, podemos  ver as mudanças pelas quais passou  o Conversa:

2008

Na estreia,  era esse o visual do blog.
Na estreia, era esse o visual do blog.

 2010

CP-2010-3
Fevereiro de 2010.

 CP-2010

CP-2010-2

 2011

Em 17 maio de  2011, eu  mudei  o   blog do  Blogspot para o WordPress, o que  foi devidamente explicado  no  post Mudamos. Infelizmente, eu  não guardei  imagens  desse momento de transição.

2012

CP-2012

Nesses quatro anos,  2012 é, sem dúvida, o  melhor:  o  blog conseguiu um reconhecimento  que eu nunca imaginei. Neste ano, fomos  indicados  como  uma  boa  fonte de estudo  por sites como o  Guia do  Estudante, InfoEnem  e  Portal de Educação da Secretaria de Educação de São  Paulo.

Eu deixo aqui  o  meu  profundo agradecimento  a todos os meus alunos e leitores!  E não  esqueçam: ainda dá tempo de participar da comemoração. Para saber como participar, acesse a página Presente de aniversário.

2 Comments

  1. Déa, não poderia me furtar de vir aqui parabenizá-la pelo excelente trabalho e dedicação ao longo destes 4 anos que, aliás, venho acompanhando de perto. Os prêmios e indicações que o CP vem recebendo nos últimos tempos é fruto de todo seu esforço, das noites de sono perdidas para construir, como formiguinha, este maravilhoso trabalho. Desejo que este seu trabalho lhe dê muitos frutos e alegrias! Mais uma vez, parabéns!

Comments are closed.

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados