Dicas de livros Educação

Avaliação na escola: guia de conceitos e práticas

Qual é o seu conceito de avaliação? Essa é uma das reflexões propostas pelo professor Robson Santos de Carvalho em “Avaliação na escola: guia de conceitos e práticas”, editado pela Parábola. O livro, composto por 16 capítulos, tem o objetivo de promover a informação e a reflexão sobre a avaliação escolar, muitas vezes confundidas com as tradicionais provas.

O primeiro capítulo, “Avaliação: o que é, como se faz?” (Título que me fez lembrar de “Preconceito linguístico: o que é como se faz”, de Marcos Bagno), é uma surpresa ao professor que imagina encontrar uma definição logo nas primeiras linhas:

Vou começar dizendo o que não é avaliação: não é prova, não é teste, não é exame! A tradição escolar acabou chamando equivocadamente de “avaliação” tudo o que é prova, teste, exame e coisas do tipo. Você mesmo sabe que muitas escolas têm a semana de “avaliações” ou as “avaliações” bimestrais e, em muitas dessas ocasiões, não há aula, “só prova”, como se prova e avaliação fossem dois nomes diferentes da mesma coisa”.

O ato de aplicar exercícios ou provas exclusivamente focados na “cobrança” de conteúdos conceituais […] não é avaliação“. […]

Avaliar é ponderar, analisar, verificar se uma ‘coisa’ está em conformidade com certos padrões. (CARVALHO, 2022, p. 14)

Robson Carvalho conduz o leitor à reflexão sobre aquilo de chama de atitude avaliativa, que se refere a um conjunto de competências a serem desenvolvidas pelo professor: autoavaliação, pensamento crítico, coragem de ter empatia, conscientização dos propósitos da avaliação e estudo da avaliação.

A avaliação na escola: guia de conceitos e práticas

Autor: Robson Santos de Carvalho

Editora: Parábola Editorial

253 p.

Para adquirir, acesse o site da editora neste link.

Conheça também, do mesmo autor, ENSINAR A LER, APRENDER A AVALIAR. Sugiro o minicurso, ministrado pelo professor Robson Santos de Carvalho, disponível gratuitamente no canal da Parábola Editorial:

Se não conseguir visualizar o player, acesse a playlist no canal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados