Língua Portuguesa

[Dúvida do leitor] Embaixo ou em baixo

Recebi de um leitor a seguinte mensagem:

Boa tarde, professora.
Por gentileza, pode tirar minha dúvida? A frase correta é:
– Estou entrando em 2019 com o pé em baixo, e acelerando!
– Estou entrando em 2019 com o pé embaixo, e acelerando!

Confira a resposta que eu enviei:

Embaixo  é um advérbio de lugar que transmite uma ideia de algo que está em lugar inferior a outro: abaixo, debaixo, inferiormente, ou seja, numa posição de inferioridade. Ex.:  O sapato estava embaixo da mesa”. Seu  antônimo é  em cima. Em baixo  nada mais  é  do  que  a preposição  em seguida por um adjetivo, cuja função será  caracterizar um substantivo. Aqui o  antônimo  é  alto.  Ex.:  O  entalhe foi feito  em baixo relevo.  Sendo assim, a frase correta é Estou entrando em 2019 com o pé embaixo e acelerando!

Você também tem uma dúvida e quer enviá-la para ser respondida no blog Conversa de Português? Acesse a página Qual é a dúvida e saiba o que fazer para enviar sua pergunta. Acesse o link abaixo:


Não quer perder nenhuma novidade do Conversa de Português? Cadastre-se para receber nosso boletim ou participe do nosso grupo no Telegram e seja um dos primeiros a ler nossos textos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados