Dicas de livros Linguística

[Dicas de livros] Três livros que o professor de Língua Portuguesa precisa ler

O ano letivo já começou e os professores precisam manter suas leituras atualizadas. Quando se é docente de língua portuguesa, buscar novas fontes é fundamental para não fazer da aula apenas um amontoado de regras que, sem contextualização, não fará o menor sentido para o aluno e resultará apenas em decoreba. Eu separei três livros que podem ajudar o profissional de Letras a repensar a sua prática. Confira!

A linguística, o texto e o ensino da língua, de José Carlos Azeredo

Como anda o ensino da língua nas escolas brasileiras? Como as teorias e abordagens linguísticas podem ajudar o professor em sua tarefa de ensino? O professor José Carlos Azeredo nos induz a essas e outras reflexões sobre o ensino de língua portuguesa e propõe discussões acerca do ensino tradicional de gramática (equivocadamente centrado na descrição linguística) e o papel do texto no desenvolvimento das habilidades de leitura.

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Oralidade na Educação Básica: o que saber como ensinar, de Robson Carvalho e Celso Ferrarezi Jr

“A oralidade é esquecida pela escola”: essa é uma das primeiras frases do livro escrito pelos professores Robson Carvalho e Celso Ferrarezi. Os autores citam diversas situações cotidianas em que a criança é estimulada a falar: incentiva-se a pedir o alimento, o brinquedo, o colo da mãe; contraditoriamente, ao chegar à idade escolar, aquilo que é natural passa a ser visto como um problema e o aluno deve, então, permanecer calado. A escola incentiva a produção textual, desde que essa seja apenas escrita e não dita.

Os pesquisadores apresentam aos seus leitores os princípios fundamentais no ensino da oralidade, o que faz esse livro necessário ao professor de língua materna. Ao apresentar tais princípios, os professores destacam o respeito pelas variedades linguísticas que o estudante traz do contexto familiar e o que a escola precisa fazer na educação básica.

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Sete erros aos quatro ventos: a variação linguística no ensino de português, de Marcos Bagno

O professor Marcos Bagno é uma referência nos estudos sociolinguísticos no Brasil. O professor que tiver lido obras do pesquisador ─ como A língua  de Eulália,  Não  é  errado falar assim,  Preconceito linguístico: o que é, como se faz ─ verá que Bagno não apenas trata da abordagem das variações linguísticas no ambiente escolar, como também traz duas tristes constatações: nós, professores de Língua Portuguesa, não temos a formação adequada para tratar esse tema em nossas salas de aula e os livros didáticos adotados pelas escolas trazem um amontado de equívocos conceituais. O professor da UnB analisa, ainda, os programas de ensino das graduações em Letras, que não privilegiam as disciplinas voltadas aos Estudos de Linguagem.

Os sete erros do título correspondem aos sete principais erros (graves!) encontrados em coleções de livros didáticos avaliadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em 2008. O livro de Bagno foi publicado em 2013 pela Parábola Editorial, mas ainda é uma leitura necessária para o professor que atuará, sobretudo, na Educação Básica.

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Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

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