ENEM Questões comentadas Questões comentadas ENEM

ENEM 2017- Questões comentadas: Interpretação de texto

Nem sempre as questões dos exames dizem respeito a um conteúdo gramatical  ou  literário específico. Em  muitas delas, o  que  se pretende avaliar é a competência leitora do estudante por meio do  que convencionamos chamar de interpretação de texto, presente na  leitura de qualquer texto, tenha ele o propósito  que  tiver.   O Exame Nacional do Ensino  Médio aplicado em  2017 continha várias dessas questões. Nesse texto, serão analisadas as questões 07 a 09 do caderno azul.

No fragmento,  o  narrador adota um ponto de vista que  acompanha a perspectiva de Fortunato. O  que singulariza esse procedimento  narrativo  é  o  registro do (a)

(A) indignação face à suspeita do adultério da esposa.

(B) tristeza compartilhada pela perda da mulher amada.

(C) espanto diante da demonstração de afeto de Garcia.

(D) prazer da personagem em relação ao sofrimento alheio.

(E) superação do ciúme pela comoção decorrente da morte.

Gabarito: D

Comentário:   O texto é  um trecho do conto Causa secreta, de Machado de Assis, em que um dos  personagens sente satisfação ao observar cenas  mórbidas. É preciso  atenção  ao trecho selecionado e ao  conteúdo do  enunciado que diz ” o  narrador adota um ponto de vista que  acompanha a perspectiva de Fortunato”; ou seja, o  leitor  é  levado, por meio de estratégias narrativas, a  observar a cena junto com o personagem. Fortunato está de pé  na  porta e observa cuidadosamente os  gestos do amigo Garcia, do  momento  em  que  se aproxima do cadáver até a insinuação de  beijo.

O  usuário iniciante sente-se não raramente desorientado no oceano de informações e possibilidades disponíveis na rede mundial de computadores. Nesse sentido, Pierre Lévy destaca como um dos principais aspectos da internet o (a):

(A) espaço aberto  para a aprendizagem.

(B) grande número de ferramentas de pesquisa.

(C) ausência de mapas ou  mapas explicativos.

(D) infinito número de páginas virtuais.

(E) dificuldade de acesso a sites de pesquisa.

Gabarito: A

Comentário:  A chave para a resolução desta questão   é o trecho: “(…) ele constitui não  apenas um imenso “território” em expansão (…)”.

O  comentário do texto  II sobre o  texto  I evoca a mobilização da língua oral que, em determinados contextos,

(A) assegura a existência de pensamentos contrários à ordem  vigente.

(B) mantém a heterogeneidade das formas de relações sociais.

(C) conserva a influência religiosa sobre certas culturas.

(D) preserva a diversidade cultural e comportamental.

(E) reforça comportamentos e padrões culturais.

Gabarito: E

Comentário: Esta questão envolve interpretação de texto e conhecimento do candidato  acerca das variações e variedades linguísticas, uma  vez que  o  enunciado refere-se especificamente à modalidade oral da linguagem.

 
Link para estudos:

O que  é interpretação de texto?

9 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados