Autor convidado Dicas de livros

Memoriais da caminhada: em direção à universidade pública [Resenha]

Memoriais da caminhada: em direção à universidade pública”  nos oferece vinte relatos autobiográficos acerca de como é o cotidiano de alunos que cruzam a cidade para chegar ao campus da universidade. São textos sobre o Rio de Janeiro através da perspectiva de moradores invisibilizados. São vinte crônicas que nos emocionam, não só pela força com que as palavras são escritas e as situações descritas, mas também porque é a fala de gente que conhecemos no dia-a-dia, gente como a gente, nossos amigos e vizinhos. É o discurso dos primeiros leitores de uma família,  dos primeiros de uma família a ingressarem em um curso superior.

Este é um daqueles livros que despertam em nós, leitores, diversos sentimentos, como a identificação com os personagens-narradores que descrevem o deslocamento com duas ou mais conduções, indo das periferias à faculdade, os medos e inseguranças de quem circula pelo Rio de Janeiro com uma mochila cheia de livros, xerox e sonhos.

Esta obra dá luz e voz a sujeitos infames, silenciados, daqueles que raramente são donos do discurso, mas que têm muito o que dizer. A organização do livro é feita pelos professores Edinelia Oliveira de Souza (UNEB)  e Ary Pimentel (UFRJ) e demonstra uma imensa sensibilidade de quem conjugou com maestria texto e imagem, discurso e fotografia.

Além disso, o livro foi uma oportunidade de que alunos de Letras escrevessem textos literários, crônicas e “fugissem” um pouco dos textos de cunho acadêmico e científico. É uma forma de que o estudante de Letras relembre o porquê foi parar ali. Muitos entram neste curso porque amavam ler ou escrever, mas as grades curriculares (e o fato do termo ser  “grade” indica alguma ou muita coisa) inibem a escritora ou escritor que entrou na Universidade e se perdeu no meio de artigos científicos e livros teóricos. 

Em tempos como os atuais, em que nossas saídas limitam-se a situações estritamente necessárias, vale muito a pena viajar junto com os estudantes, mesmo sem sair de casa.

 Abaixo, encontram-se os caminhos virtuais que nos levam à obra.

http://www.desalinhopublicacoes.com.br/

https://instagram.com/ganesha.carto

https://www.facebook.com/ganesha.carto/


Memoriais da caminhada

PIMENTEL, Ary; SOUZA, Edinelia Oliveira (Org. Memoriais da caminhada em direção da universidade pública. Rio de Janeiro: Desalinho, 2020, 265p.


Graziele Soares é Mestra em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e já colaborou com os textos Gente nova no Conversa: a Grazi chegou,  Código do amor cortês na sala de aula, Crônicas de Escola e a relação teoria- prática em um curso de Licenciatura.

2 Comments

  1. Que livro interessantíssimo! Apenas em ler esta resenha já pude imaginar o quão profundo são os relatos dos discentes do Rio de Janeiro. Este livro lembrou me muito o livro da Erin Gruwell: “The Freedom Writers”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Autor convidado

"Autor convidado" é uma coluna do blog, em que são publicados textos enviados por convidados da professora Andréa Motta.

Artigos relacionados