Sobre este blog

Conversa de Português : 10 anos!

Hoje, 22 de outubro de 2018, é  aniversário deste blog! Todo  ano é  a mesma coisa: fico  nostálgica e não sei como  comemorar.  Já  fiz de tudo: houve anos em que eu  mudei o template;  ano  em que contratei  uma hospedagem nova; em outro, mandei  fazer  logotipo; em uma ocasião, sorteei  livro; em outra, chamei  ex-alunos para publicar e ano em  que a falta de tempo  não  permitiu  comemoração.  Hoje cedo, eu fiz diferente: enviei, em particular, um cartão de agradecimento a alguns leitores que o acompanham desde o início (quando ele era ainda uma ideia solta no  ar, um rascunho em  outro  blog que eu tinha).

Quem é  leitor recente  não sabe  que o Conversa de Português começou  em 2007 como um quadro na  Webrádio Maspa , mantida pelo meu  amigo  Dude Xavier; o   título era Dúvidas de Português com a professora Andréa Motta.   Em 2008, eu escrevi  os primeiros textos e , no ano  seguinte, passei a divulgar os resumos das minhas aulas. Essa história está toda contada no texto  E eu  sou  grata, publicado em 2013.

Muita coisa incrível aconteceu nesses 10 anos: conheci  um grupo de professores blogueiros com quem  aprendi muito; participei de  uma premiação importante e ganhei; pensei em  novos  projetos, desisti de antigos; consegui firmar parceria  com  aquela que é a editora mais  importante em Linguística; por causa do blog, fui  indicada a participar de uma comunidade de criadores do Google (e, por isso,  ganhei selo de perfil verificado); fiz novos amigos, estabeleci novos  vínculos… É importante dizer que não fiz este blog sozinha: ele  é resultado também do palpite e da contribuição  de dois amigos a quem sou grata: o  Valério Alexandre e o  Laurindo Stefanelli; o  primeiro emprestou a voz para o  podcast, enquanto o segundo  é autor de alguns dos textos aqui publicados.

Eu não  quero  falar em números, mas de gratidão: o cartão que ilustra este texto foi — como  eu  já  disse— enviado a alguns amigos  antes de ser publicado aqui; era preciso agradecer em particular. Agora eu  o ofereço aos meus alunos e  aos   demais leitores.  Muito obrigada por tudo!

6 Comments

  1. Parabéns, acompanho o blog há pouco tempo, mas já sou fã.Os conteúdos tem sido de grande valia.Parabéns e obrigada por compartilhar mais e mais conhecimento.Que venham muitos anos.

  2. Parabéns!
    Que este blog continue sendo a ferramenta excelente que é para professores e alunos por muitos anos e muitos anos!!
    Já faz um tempo que o Conversa de Português está em minha barra de favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados