Sobre este blog

Conversa de Português – 15 anos

Hoje, 22/10/2023, o meu blog Conversa de Português completa 15 anos! Em 2008, quando o criei, muitas pessoas achavam bobagem criar e falar de blogs educacionais. Um ano antes, eu havia criado o Leio o Mundo Assim, em que eu escrevia sobre atualidades e tudo o mais o que achasse digno de registro, inspirada no blog da minha amiga Erika Murari e também no Luz de Luma.

Ouvi de tudo de 2008 até hoje: “Aquele seu bloguinho…”, “Agora ela é blogueirinha” , “Ela deve estar com tempo sobrando para escrever um blog…”. Lógico, que tudo isso vinha acompanhado de caras e bocas! Talvez, você pense: “Mas, Andréa, por que lembrar disso 15 anos depois?” Porque eu quero que você saiba que NADA DISSO ME PAROU!

Se você tem um sonho, entenda que nem todo mundo vai torcer a seu favor, mas tenha por perto aquelas pessoas que, mesmo que não possam fazer nada para lhe ajudar, vibram com cada conquista sua!

Por sorte, naquele mesmo ano, achei uma comunidade formada por mais de 1000 professores “blogueirinhos”, que viraram minha rede de apoio. Eu falei sobre eles no texto Blogs Educativos: 10 anos.

Além disso, eu tinha AMIGOS! Eles acreditaram no meu ideal antes de o blog ser um blog. Se você me acompanha desde aquela época, sabe que o CP foi uma coluna fixa no Leio o Mundo e parte de um programa em uma webrádio muito antes de podcast virar modinha.

E eu também tinha ALUNOS! Eu nunca vou esquecer da primeira turma a quem eu contei sobre o Conversa de Português. Nunca vou esquecer da vez em que fui recebida de pé por outro grupo de alunos quando o CP recebeu um prêmio pela primeira vez.

Eu sou muito grata a cada leitor (naquela época, nem havia direito esse conceito de “seguidor”) e a cada amigo que sonhou comigo! Obrigada!


8 Comments

  1. Não sou um “seguidor” desde o início, mas assim que conheci seu blog, já virei fã de carteirinha. Seus conteúdos são enriquecedores e, embora nem sempre esteja completamente de acordo com algumas interpretações, ainda assim guardo imensa admiração pelo seu trabalho. Fique com Deus, professora!

  2. Lendo-se um artigo qualquer, num jornal, é que se vê quanto o português foi esquecido. Daí sua coluna é muito útil e dos jornais poderíamos extrair muitas barbaridades que poderiam ser abordadas na sua coluna. Talvez tais erros possam ser atribuídos ao fim da atividade de revisão, mas o fato é que se constitui num péssimo exemplo para os mais novos. Dá-me a impressão de que a língua, a nossa língua, não mais carece de cuidados.

    1. Oi, Pedro! Muito obrigada por acompanhar o blog.
      A minha proposta no Conversa de Português não é atuar como “polícia linguística”. Nós, profissionais de Letras, vemos tais “barbaridades” como fatos linguísticos que precisam, sim, ser analisados como tal, a fim de que consigamos compreender quais fatores os motivaram.

      1. Não formulei qualquer proposta de que a Conversa de Português atuasse como uma “polícia linguística”. Fiz um comentário com o objetivo de ressaltar a proposta que me pareceu que sua Conversa de Português fazia. Mas noto, lamentando, que não basta que se tente conversar. É mister que os participantes tenham a capacidade de entender o que se está falando . Estou deixando de participar do seu saite, da Conversa de Português. Boa sorte e obrigado pela atenção.

        1. Olá, Pedro! Eu entendi perfeitamente o que você pretendeu dizer e sinto que tenha compreendido a minha resposta como indelicada.
          Quando falei em “polícia linguística”, foi tentando responder ao seguinte trecho do seu comentário “poderíamos extrair muitas barbaridades que poderiam ser abordadas na sua coluna.”

          Volte ao Conversa de Português quando desejar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados