Dicas de livros Dicas para professores

08 livros que vão ajudar o professor a preparar a sua aula sobre redação

dissertacao

O blog Conversa de Português tem um grupo exclusivo para professores no Facebook (Acesse-o aqui) e é bastante comum alguns membros pedirem sugestões de estratégias de ensino ou dicas de leitura. Uma das participantes solicitou ao grupo dicas de ” livros e/ou materiais para o ensino de redação“. Eu não uso livro didático com minhas turmas; sou, portanto, responsável por toda a produção do meu material didático. Isso resulta de muita leitura e, por isso, fui até minha estante e separei alguns livros utilizados por mim quando quero preparar minhas aulas sobre redação. Aqueles títulos para os quais já existe resenha no blog foram apresentados com seus links originais.

1. Gêneros textuais e ensino

Gêneros  textuais e ensino é  organizado pelas professoras Angela  Paiva  Dionisio, Anna  Rachel  Machado e  Maria Auxiliadora Bezerra, doutoras  em Linguística.  A apresentação  é  feita pela  professora  Angela  B. Kleiman. Confira a resenha completa neste link.

2. Produção e revisão textual

A autora Doris Soares é doutora em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC – RJ) e leciona Língua Inglesa na Escola Naval. Em Produção e revisão textual, aponta os principais problemas encontrados pelos professores no ensino de produção textual, bem como busca indica sugestões de como realizar o feedback para esta tarefa escolar. Confira a resenha completa neste link.

3. Artigo de opinião: sequência didática funcionalista

O   livro Artigo de opinião: sequência didática funcionalista, de  Vânia  Casseb-Galvão e Milcineide Duarte, é  o sexto  volume da série Leitura e produção de  textos  técnicos e  acadêmicos, produzida pela Parábola Editorial. As autoras apresentam estratégias de ensino e aprendizagem para o  Ensino  Médio e períodos iniciais do Ensino  Superior. A obra é publicada pela Parábola Editorial e é o sexto volume da coleção Leitura e Produção de textos técnicos e acadêmicos. Confira a resenha completa neste link.

4. Resumo

O livro é escrito por Anna Rachel Machado, Eliane Lousada e Lilia Santos Abreu-Tardelli . É organizado em dez seções, que podem corresponder a 10 aulas sobre o gênero textual resumo. Todas as atividades podem ser aplicadas em turmas do Ensino Médio. A obra é publicada pela Parábola Editorial e é o primeiro volume da coleção Leitura e Produção de textos técnicos e acadêmicos. Pode ser comprado neste link.

5. Resenha

As autoras são as mesmas do livro anterior e, assim como no outro , organizam a obra como uma série de exercícios que levaram à compreensão e à produção de textos correspondentes a esse gênero textual. Também é publicado pela Parábola Editorial e é o segundo volume da coleção Leitura e Produção de textos técnicos e acadêmicos. Pode ser comprado neste link.

6. Análise e produção de textos

Leonor Werneck dos Santos, Rosa Cuba Riche e Claudia de Souza Teixeira são as autoras deste livro pensado a partir de suas práticas pedagógicas e também de suas pesquisas sobre o ensino de língua portuguesa. A organizadoras propõem uma reflexão acerca das práticas de linguagem e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a integração de três práticas de linguagem: leitura, produção textual e análise linguística. O livro é publicado pela Editora Contexto. Pode ser comprado neste link.

7. Estudo e produção de textos: gêneros textuais ao relatar, narrar e descrever

A obra, publicada pela Editora Vozes, é escrita por Vanilda Köche, Adiane Marinello e Odete Boff. As autoras abordam o ensino de redação a partir de diversos gêneros textuais, tais como texto de apresentação pessoal, carta pessoal, notícia, reportagem, contos, textos instrucionais. O livro é organizado, segundo as organizadoras, de modo a facilitar a sua aplicação em sala de aula e as atividades atendem perfeitamente à proposta dos PCN. Pode ser comprado neste link.

8. Prática textual : atividades de leitura e escrita

O livro, escrito por Vanilda Köche, Odete Boff e Cinara Pavani e editado pela Vozes, apoia-se nos processos de aprendizagem e as atividades propostas podem ser realizadas por turmas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Assim como a maioria dos títulos indicados nessa lista, este livro também é organizado a partir dos estudos sobre os diversos gêneros textuais, como o artigo acadêmico, a resenha e o relatório. Pode ser comprado neste link.


2 Comments

  1. Olá, Andréa!

    Obrigada pela lista. O ensino de redação é realmente desafiador. Boas leituras certamente nos ajudam na caminhada 😉

    Obrigada por compartilhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados