ENEM Redação

“Prof, pode ensinar o repertório da redação?”

“Prof, pode ensinar o repertório da redação?”, perguntou a minha turma do último ano do Ensino Médio. Os meus alunos estavam desesperados! Eles, assim como tantos outros adolescentes, têm visto uma infinidade de “dicas” sobre o ENEM e se apavoraram com o tal repertório. Calma, gente, muita calma nessa hora! Repertório não é apenas citação de filósofo, não…

Até maio de 2020, apenas os corretores tinham acesso às cartilhas com orientações sobre a correção da redação, pois todo o processo era realizado sob intenso sigilo. Naquele ano, porém, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira(INEP) disponibilizou o material completo em seu portal. Desse modo, permitiu a estudantes e professores saberem o que era (e é) esperado, além do que já vinha disposto no Manual do Candidato.

De acordo com tais orientações, o repertório é avaliado na competência 2: “Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa“.

O que os organizadores do ENEM entendem por repertório?
Captura do Manual do Corretor do ENEM, Módulo IV – competência II.

Observe: “o repertório sociocultural configura-se como toda e qualquer informação, fato, citação, experiência vivida…”. São os textos motivadores e TUDO o que você já sabe! O INEP lista quatro tipos de repertório:

  1. Repertório a partir de muitos trechos de cópias dos textos motivadores. Embora a cartilha do corretor apresente a possibilidade de transcrição dos textos motivadores, esse é um tipo que exige muita atenção, pois o candidato corre risco de ser penalizado se não souber usar bem os textos motivadores a seu favor. (Confira a minha videoaula “Como ler os textos do ENEM e usá-los na sua redação“).
  2. Repertório baseado nos textos motivadores. O candidato utiliza as informações fornecidas pela coletânea da prova, por meio de uma paráfrase, trocando palavras ou expressões ou se apropria do que leu e apenas aproveita os dados fornecidos.
  3. Repertório não legitimado. São informações, fatos, situações e experiências vividas, sem que o candidato consiga (ou precise) respaldar com base em alguma área de conhecimento científica ou cultural.
  4. Repertório legitimado. O candidato apresenta informações COM respaldo de diversas áreas de conhecimento: citações, referências a nomes de autores e obras, filmes, peças teatrais, meios de comunicação conhecidos.

Veja a observação da cartilha a respeito dessas informações se elas já estiverem nos textos motivadores:

Já que repertório é tudo o que eu sei, posso usar qualquer coisa?

Não! O participante precisa fazer “uso produtivo do repertório”, algo que está escrito na cartilha do corretor. Não adianta decorar várias citações, nomes de livros ou qualquer outra coisa, se não houver vínculo entre os elementos da proposta de redação e a discussão apresentada no seu texto. Justamente por isso, é um “tiro no pé” decorar modelos de redação, muito divulgados pela internet (Confira o meu texto “Modelo pronto de redação. Por que você NÃO deve usar um?“).

Como meus alunos resolveram o repertório em uma redação feita na sala de aula?

Gosto muito de pedir às turmas que treinem sua escrita a partir de temas antigos do ENEM. Além de conhecer aquilo que já foi solicitado, elas têm a oportunidade de ler as redações nota 1000 correspondentes (material disponibilizado pelo INEP por meio do Manual do Candidato). Em uma das aulas, eu pedi aos alunos que respondessem à proposta de 2016:

Clique AQUI para abrir o arquivo em PDF.

Naquele ano, o tema da proposta de redação fora “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”. A fim de ajudá-los a perceber que já tinham um repertório, fiz algumas perguntas durante a leitura do material: “Segundo os textos motivadores, o que significa liberdade de crença?”, “Qual é o conceito de intolerância apresentado?”, “Existe pena prevista para isso em nossa legislação?”, “Existem dados oficiais?”, “Você recorda de ter ouvido falar ou de ter presenciado algum caso que se encaixe no conceito de intolerância religiosa?”, ” Você lembra de algum texto literário ou não que aborde o mesmo tema?”.

Note que as quatro primeiras perguntas poderiam ser respondidas com base no que havia sido apresentado nos textos motivadores (Repertório baseado nos textos motivadores); a quinta exigia apenas que o estudante prestasse atenção aos noticiários (Repertório não legitimado); a última estava relacionada aos livros, filmes, documentários de conhecimento do candidato (Repertório legitimado).

Você também tinha dúvidas sobre o repertório sociocultural? Percebeu que não é tão difícil quanto parecia?


Leia também:

Como usar citações na sua redação

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados