Língua Portuguesa

Fluminense? Carioca? Adjetivos pátrios

Outro dia, eu comecei uma  frase com a  expressão “Eu, uma cidadã fluminense…” e fui interrompida por meu interlocutor, que assustado, disse-me: “Fluminense? Mas eu podia  jurar que você era flamenguista!”. Certamente, ele cometera uma grande  confusão, uma vez que eu estava me referindo ao  estado onde nasci e não ao time pelo qual torço. Neste contexto, fluminense é um adjetivo pátrio.

Os  professores Celso Cunha e Lindley Cintra explicam em sua Nova Gramática do Português Contemporâneo que

Entre os adjetivos derivados de substantivos cumpre salientar os que se referem a continentes, países, regiões, províncias, estados, cidades, vilas e povoados, bem como aqueles  que se aplicam a raças e  povos. Os  primeiros  chamam-se pátrios; os segundos, gentílicos, denominações estas que foram omitidas na Nomenclatura Gramatical Brasileira e na Nomenclatura Gramatical Portuguesa, mas que nos parecem necessárias. (CINTRA,2008, p. 262)
Fluminenseé o adjetivo pátrio usado para definir o cidadão nascido estado do Rio de Janeiro; já  carioca indica quem nasceu na cidade do Rio de Janeiro. Deste modo, eu sou fluminense e carioca; meus primos nascidos em Petrópolis são  fluminenses e petropolitanos. O  termo tem origem  no vocábulo latino “flumen, fluminis”, cujo significado é rio. Carioca veio do tupi e significa “casa de branco”; com o  tempo passou a designar os nascidos no município do Rio.
Corcovado
Foto: Andréa Motta
Veja uma pequena lista de adjetivos  pátrios brasileiros:
Acre – acriano (antes da nova ortografia, dizia-se acreano)
Alagoas – alagoano
Amazonas – amazonense
Bahia – baiano, baiana (note-se que o adjetivo é escrito sem h)
Ceará – cearense
Espírito Santo – espírito-santense (forma registrada nas gramáticas, embora  o  usual seja  capixaba)
Goiás – goiano , goiana
Maranhão – maranhense
Mato Grosso – mato-grossense
Mato Grosso do Sul –  mato-grossense-do-sul
Minas Gerais – mineiro, mineira
Pará – paraense
Paraíba – paraibano, paraibana
Pernambuco – pernambucano, pernambucana
Piauí – piauiense
Rio de Janeiro –  fluminense
Rio Grande do Norte –  potiguar (existe também o registro da forma menos utilizada rio-grandense-do- norte)
Rio Grande do Sul – gaúcho (registra-se  também a forma rio-grandense-do-sul)
Rondônia – rondoniano
Santa Catarina – catarinense
São Paulo – paulista (note-se que o nascido na capital, São Paulo, é chamado de paulistano)
Sergipe – sergipano
Sobre  o adjetivo referente aos nascidos no Brasil ninguém tem dúvida: é brasileiro. Há, no entanto, outras formas originadas da  palavra latina  brasiliae (pronuncia-se brasília): brasiliano, brasílico, brasiliense.
Qual é o adjetivo pátrio para quem nasceu  na sua cidade ou estado, leitor? Você conhece alguma forma diferente das que foram listadas aqui? Deixe seu comentário. Participe!

Leia mais no Conversa:

Elemento  indígena  no português  falado no Brasil

Leia em outro blog:
Veja,  no blog Em dia com a língua portuguesa, a história da palavra carioca. Clique AQUI

36 Comments

  1. Na Bahia
    O caso de “soteropolitano”, gentílico relativo a Salvador, capital da Bahia, é semelhante, mas o idioma que serviu de base a este cultismo é outro: soter + polis, isto é, “Soterópolis”, vem a ser a helenização (versão grega) de “cidade de Salvador”. Também existe a forma de origem popular – menos usada, – “salvadorense”.
    Uma peculiaridade de “soteropolitano” é o fato de ter data de nascimento precisa e autor conhecidos: o cultismo foi cunhado pelo padre e geógrafo português Manuel Aires de Casal (1754-1821) e posto em circulação em seu livro “Corografia Brasílica”, de 1817. O adjetivo pátrio esta além de baiano e baiana “sem H” .
    Um Abraço.

  2. Nossa, a gente que não é do rio usa tão pouco o adjetivo”fluminense” para quem nasce aí, que até tive que vir procurar qual era o adjetivo correto, por que na minha cabeça só vinha carioca,e eu lembrava que carioca era só na capital!
    O meu “estado” foi o único que faltou aí rs. Nasci em taguatinga-df, sou brasiliense.

    1. Marina, que é do Rio também usa muito pouco. Muita gente acha que carioca é para nascido em qualquer lugar do estado, mas ele identifica apenas os nascidos na capital. Assim, eu , nascida na cidade do Rio de Janeiro, sou carioca e fluminense.

  3. Carioca é casa dos carijós, que foram expulsos do rio pelos tupinambas, mil anos antes de 1500.

  4. Custeio entender agora entendi,quebrei a cabeca. E isso: Tem os Cariocas/Guanabarinos nasceram no Antigo Estado da Guanabara/ Antiga Cidade do Rio de Janeiro. Tem os Cariocas/Fluminenses que nasceram depois da fusão dos dois Estados Guanabara e Rio de Janeiro nova Cidade do Rio de Janeiro e novo Estado do Rio de Janeiro. Tem os Fluminenses que nasceram no Antigo Estado do Rio de Janeiro. A qual eu sou um deles sou Fluminense de Estado e Caxiense de Cidade e Tem os Fluminenses que nasceram pos fusão novo Estado do Rio de Janeiro. Ontem a noite na Hora que eu fui dormir martelando na minha mente qual a minha verdadeira Identidade, ate que fim aprendi o peso saiu da minha cabeca. Data 18/03/2019.

  5. Então o campeonato de futebol realizado no estado do Rio de Janeiro (estadual), têm que ser chamado de campeonato “fluminense ” e não carioca, pois é realizado pelos times de todo o Estado e não somente pelos times da cidade do Rio de Janeiro!

  6. Os cariocas têm vergonha de serem considerados fluminenses e os de outras cidades querem ser chamados de cariocas também devido o prestígio do termo. Infelizmente, essa falta de identidade prejudica nossa integração estadual. Mesmo sendo da capital, uso sempre o termo fluminense quando refiro-me a mim mesmo, seja com o intuito de popularizá-lo como fator de pertencimento e integração ao meu Estado.

  7. Sou mineira e divinopolitana, nasci em Divinópolis – MG. Texto muito bem escrito, de fácil compreensão e esclarece todas as dúvidas que tinha sobre adjetivos pátrios, gentílicos e também sobre a origem de alguns desses adjetivos. Obrigada ❤️❤️

  8. Esse texto veio ao encontro do que eu buscava para provar minha tese em uma discussão (eu contra três pessoas).
    Elas sustentavam que quem nasce no estado do Rio de Janeiro e Fluminense, EXCETO os que nascem na capital que são Cariocas.
    Tentei mostrar que o Carioca é, também, fluminense. Enquanto que nem todo Fluminense e Carioca.
    Mostrei que, até do ponto de vista lógico, se quem nasce em Niteroi é Niteroiense e Fluminense, assim como quem nasce em Petrópolis e Petropolitano e Fluminense, etc., mas só após conhecerem esse texto, afiançado pelo grande Celso Cunha, provei que estavam errados.

    1. Impressionante mesmo é precisar mostrar um blog para provar o que o raciocínio lógico já comprova: “Se quem nasce em Niterói é niteroiense e fluminense…”. Que coisa!

      Obrigada pela visita ao blog!

  9. Pq o Campeonato não se chama Fluminense e vez de Campeonato Carioca!!!
    que Fluminense é o estado e o campeonato são times de todo o estado!!!
    é complicado entender!!!!

    1. Por causa de uma decisão política à época, amigo. Quando a cidade do Rio de Janeiro era capital nacional, existiam os dois campeonatos. Após a fusão da Guanabara com o antigo Estado do RJ, o campeonato fluminense foi extinto e seus times foram absorvidos pelo atual campeonato carioca, que possuíam times ricos e influentes como os 4 grandes da capital (flamengo, fluminense, vasco e botafogo). No Brasil, tudo se confunde e se destoa, infelizmente.

  10. Aqui no Rio essa polêmica Carioca e Fluminense é eterna. O fato é, como você bem disse, que o carioca também é Fluminense. Carioca é Gentílico e Fluminense é Pátrio.

  11. O que acontece eles fazem confusão na mente das pessoas, veja só da no mesmo quem nasce no Rio de Janeiro e São Paulo. Pode se carioca ou fluminense no Rio, os dois desígnios e derivado de um nome só. Paulistano ou Paulista em São Paulo.

  12. Nossa, eu realmente precisava botar em dia a minha gramática a respeito dos adjetivos pátrios!! depois dessa pude colocar em ordem

  13. Olá Andréa Motta, tudo bem?
    Eu sou potiguar (nasci em Natal, no Rio G. do Norte). O termo potiguar é devido aos índios da tribo Potiguara, os habitantes da região na época da colonização portuguesa. O termo potiguar vem do tupi e significa “comedor de camarão”. Tanto é que muitos índios potiguares adotaram o sobrenome Camarão após serem batizados. É um sobrenome relativamente comum no estado.
    O nascido no Rio G. do Norte é chamado de potiguar, norte-rio-grandense (não conheço o termo rio-grandense-do-norte, como você citou na matéria) e, mais curiosamente, papa-jerimum (este último termo amplamente difundido por Câmara Cascudo, o maior folclorista do país).
    Um grande abraço e gostei muito da matéria.

  14. Obrigada, Lúcia, pela visita e pelo esclarecimento sobre a palavra "potiguar". Avisei ao meu aluno que você respondeu à pergunta que ele deixou aqui.

  15. Oi Andréa,potiguar ou potiguare foi uma nação tupi que vivia na região litorânea do que hoje são chamados de Rio grande do Norte e da Paraiba.Em tupi quer dizer comedor de camarão.

    Abraços,Lúcia

    Seu blog é maravilhoso.
    30/11/010

  16. "Criança de oito anos", leia o texto com atenção. A forma "capixaba" também está lá. Obrigada pela visita!

  17. Olá,você estás errado pois ,espírito-santo não é espírito-santense!é capixaba!
    Olha e eu sou uma criança de 8 anos de idade!E tu não sabe!que mané!

  18. Quem nasce aqui em Juiz de Fora é juizforano. Com a reforma ortográfica, será juiz-forano. Mas, isso está causando muita polêmica na cidade. rsrsrs…
    Abraços.

  19. Maia, fico lhe devendo a origem de potiguar.

    Lúcia, você deixou-me com uma dúvida: e quem nasce em Juiz de Fora? Meu pai era de lá, mas eu não me lembro de ele ter dito o adjetivo.

  20. Eu sou fluminense e trirriense. Nasci na cidade de Três Rios, no interior do estado do Rio de Janeiro. Hoje, moro em Juiz de Fora, MG, que fica bem pertinho da minha terra natal.

    Abraços.

Comments are closed.

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados