Redação

Como desenvolver a sua redação dissertativa?

No Conversa de Português (como em qualquer outro site ou blog), existe um recurso para identificar o comportamento dos leitor: quantas páginas visita, quanto tempo permanece em cada uma, como chega a essas páginas. No CP, as visitas são majoritariamente originadas nos sites de busca (Google, Yahoo…) e eu sempre confiro quais são os termos que mais atraem leitores: um deles é “desenvolvimento da redação“. Por essa razão, eu selecionei alguns dos textos que eu publiquei sobre o assunto.

Planejamento do texto

O sucesso da sua redação depende também de um texto bem planejado: você entendeu a proposta de tema? Pensou no vocabulário adequado àquela situação comunicativa? Conseguiu planejar seus argumentos? Confira alguns textos que, talvez, possam lhe ajudar com esse planejamento.

Capriche na redação

Capriche na redação do ENEM

Coesão, coerência e clareza

De nada adianta um texto todo certinho no aspecto normativo (pontuação, ortografia, sintaxe), se não houver clareza e coesão entre as informações. Como já expus em outro texto, as relações coesivas são como agulha e linha unindo dois pedaços de tecido. Veja o que já publicamos sobre o assunto:

O que é clareza textual?

Como escrever com objetividade?

O que é coesão textual?

Como costurar as partes do texto?

Organização dos seus argumentos

dissertação

Videoaula: Redação argumentativa

Como organizar o texto dissertativo-argumentativo

Como usar citações e referências na dissertação?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados