Língua Portuguesa

“Historicizando”: essa palavra existe? ─ Dúvida do leitor

Quem nunca teve dúvidas sobre a existência ou não de uma palavra em língua portuguesa? O que fazemos quando isso acontece? Abrimos um dicionário qualquer, a fim de nos certificarmos se ela está lá ou não e ─ quase sempre ─ afirmamos que a palavra não existe quando não a encontramos nos dicionários ou vocabulários ortográficos. Um dos leitores do Conversa de Português teve uma dúvida desse tipo e me enviou uma pergunta pelo formulário de contato do blog.

Confira a mensagem do leitor R.F:

Olá. Estou realizando um trabalho de pesquisa em jornais e revistas e pela internet sobre a “História do esporte Orientação no Brasil” e meu primeiro tópico é como vou abordar essa história nos diversos aspectos políticos, educacionais, esportivos e sociais.
Penso em intitulá-lo “Historicizando a Orientação”, porém tenho receio de que este termo “Historicizando” não se encaixe dentro do correto na nossa língua.
Está correto esse termo?
Obrigado. R.

Sim, leitor, o termo está correto. Historicizando é o  gerúndio  do verbo historicizar , termo   dicionarizado, cujo  significado  é “colocar em perspectiva histórica”. 

Para responder ao meu leitor, consultei o Dicionário UNESP do português contemporâneo. Se eu não tivesse sido encontrado, o uso estaria errado? A questão não é assim tão simples! Os dicionários não contêm todas as palavras de uma língua.

Por quanto tempo usamos o verbo deletar até que ele fosse inserido nos dicionários de língua portuguesa? Essa inserção só aconteceu na edição de 2009 do Dicionário Aurélio. Em 2020, quantas palavras usamos e ainda não estão catalogadas? Escrevi sobre isso no texto Lexicografia ─ como as palavras vão parar no dicionário .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados