ENEM Redação

Por que você não deve se preparar para um tema na Redação do ENEM

dissertacao

Uma aluna pediu-me para lhe enviar alguns materiais de estudo e uma proposta de redação. Disse a aluna: “Professora, manda o tema, pra eu já estudar”. Minha resposta foi dura e incisiva: “No dia do ENEM, você não vai ter tempo para pesquisar tema. Eu não vou treinar ninguém para responder a temas. É para se preparar para escrever bem a redação do ENEM qualquer que seja o tema. (Com toda essa repetição, porque sou muito “enfática” quando fico nervosa)”. A culpa não é da aluna! Faça uma busca no Google e veja quantos resultados aparecem para o termo “temas de redação enem“. O estudante ilude-se com tantos sites vendendo a ideia de que essa é a única estratégia possível de estudo.

O leitor do Conversa de Português sabe que nunca postei textos do tipo “Os 10 temas que podem cair no ENEM”. E se, na hora da prova, surgir algo totalmente inesperado? Isso vai acontecer inevitavelmente. Lembra do Exame aplicado em 2018? O tema era “manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”, mas um monte de gente se preparou para escrever sobre fake news (era o assunto da moda e aparecia na lista de mais prováveis em vários sites). Resultado: leitura desatenta dos textos motivadores, uma certa afobação provocada pelo “sei tudo sobre isso” e… 112.559 redações nota ZERO.

Quem escreve este blog é uma professora com experiência em correção de redação em exames vestibulares. Eu sempre digo que “adestrar” o aluno para escrever é diferente de ensinar a escrever. Em minha última aula de redação, conversei com os alunos sobre o seu medo compreensível de não saber nada sobre o tema pedido no ENEM 2020 e nos dedicamos à leitura e à compreensão dos textos motivadores.

Assim como os meus alunos, você não precisa “pirar” com medo da prova; leia com atenção, identifique os pontos mais importantes de cada fragmento e veja o que você pode aproveitar na sua escrita. O vídeo abaixo foi gravado logo depois da aula.

Você pode usar as tais listas de tema para estudar? Sim e não! Sim, se você deseja usá-las para aprimorar as suas técnicas de escrita; não, se você quer apenas ter um texto pronto para o dia da prova.

Sugiro a leitura do textos “Como assim? Não precisa dominar o tema pra fazer a redação?!” e “Quantos parágrafos deve ter uma dissertação?“. Sua autora, a professora Margarete Pulido, escreve com muita honestidade sobre o processo de escrita e, assim como eu, empenha-se em desfazer muitos mitos divulgados por aí acerca da produção textual no ENEM e em outros processos seletivos.

1 Comment

  1. Excelente matéria para está “caçando ” textos prontos para redação, esquecendo -se de treinar sua argumentação da melhor formar: praticando, escrevendo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados