Língua Portuguesa

É errado dizer “prefeitura municipal”?

Li, em uma certa rede social, uma pergunta sobre a expressão “prefeitura municipal”. Não faltaram comentários sobre a suposta redundância da expressão e sobre como o “erro acontece em todas as prefeituras do país”. Pensemos: se todas as prefeituras usam o termo “municipal”, será mesmo que há um erro ou uma redundância? E não são todas: na capital fluminense, usa-se Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Respondendo objetivamente à polêmica desnecessária: não há nada errado com prefeitura municipal!

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (Fonte: Wikimedia Commons)

Se procurarmos o significado da palavra em um dicionário, encontraremos o seguinte na maioria deles:

pre.fei.tu.ra: 1. poder executivo nos municípios; 2. cargo do prefeituro; 3. prédio da administração municipal em que fica o gabinete do prefeito [Etimologia: latim. praefectura, ae: administração, governo]. (HOUAISS, 2011, p. 751)

Esse é o uso mais corrente, não quer dizer que seja o único, nem que seja exclusivo da administração pública. Quem frequentou a universidade – ou entrou em alguma por qualquer motivo – deve ter notado que há, dentro do campus (o espaço onde a universidade funciona), um prédio, um setor ou mesmo uma salinha com seguinte placa pendurada na porta: PREFEITURA DO CAMPUS. Na instituição de ensino em que trabalho, a esse setor cabe administrar, por exemplo, o uso de carros oficiais, gerenciar funcionários terceirizados, verificar estoques de insumos usados no dia a dia, guardar as chaves dos setores administrativos. O chefe do setor e no caso da minha instituição, é uma chefe é chamado de prefeito. Volte ao parágrafo anterior e leia com a atenção a etimologia de “prefeitura”. Entendeu?

Leia mais no blog:

Você sabe o que é hipercorreção?

Lexicografia: como uma palavra vai parar no dicionário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados