Língua Portuguesa

Casaco e blusa bonitos? – a pergunta do leitor

No dia 30 de  março,  publicamos   um texto sobre  a  formação do plural e a  concordância  nominal   com  adjetivos compostos, a fim de  respondermos às perguntas de  uma leitora. Hoje continuamos a responder suas perguntas.
Concordância do adjetivo com mais de um substantivo
A  segunda parte da  pergunta referia-se à concordância do adjetivo  com mais  de  um  substantivo. Eis  a  pergunta da  leitora, em que  os exemplos  dados contem substantivos  de   gêneros  diferentes:
“Qual é o certo?
casaco e  blusa bonitos
casaco e blusa bonita
bonitos casaco e blusa
bonito casaco e blusa”
A  concordância   de um mesmo  adjetivo  com mais de um  substantivo é influenciada  por três importantes  fatores:

a) a posição do  adjetivo;
b) o gênero dos substantivos com os  quais o adjetivo se  relaciona;
c) a função do adjetivo: adjunto adnominal ou predicativo.

 Considerando  esses  aspectos, as  possibilidades são as  seguintes:
1. Adjetivo depois de substantivos de  mesmo  gênero:
    • Concordância somente  com   o último substantivo  ou  ambos  no   plural:  Comprou casaco e sapato  novo / Comprou casaco e  sapatos  novos.  (adjetivo na função de  adjunto)
  • Substantivo no plural: O casaco e o sapato  são novos. ( função de predicativo)
2.  Adjetivo depois de   substantivos  de gêneros   diferentes  .
    • Concordância  só com o  último substantivo ou  adjetivo usado no plural:  Ela  tem casaco e  blusa bonita.    /   Ela  tem casaco e  blusa bonitos. 
  • Adjetivo sempre  no plural:  O casaco e  a  blusa são bonitos.
3. Adjetivo antes de  vários  adjetivos.
  • O adjetivo concorda com  sempre com  o substantivo, se exercer a   função de adjunto: Ela   tem bonito casaco e   blusa. / Ela  tem   bonita   blusa e   casaco.
  • Na  função de   predicativo,  o  adjetivo concorda  com  o primeiro substantivo ou no  masculino plural: Eram bonitos  o  casaco e  a  blusa. /  Era bonita a  blusa e o casaco. / Eram   bonitos a  blusa e o casaco.

Dúvidas sobre o uso da língua portuguesa? Envie sua pergunta através do formulário de contato. Se possível, envie uma frase com o tipo de construção que lhe suscitou a dúvida.

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados