Língua Portuguesa

[Dúvida do leitor] Uso da vírgula

Eu recebo muitas mensagens de leitores, que enviam perguntas sobre língua portuguesa. O que me chama mais a atenção é que os questionamentos refletem (e muito) o modelo de educação linguística que ainda persiste na maioria das escolas: a língua é abordada apenas sob o ponto de vista normativo. Algumas dessas perguntas diziam respeito ao uso da vírgula e eu selecionei duas delas.

I. Hoje li em uma placa oficial a seguinte frase
“No ano de 2017 foi entregue as obras de reforma…”, a forma adequado não seria “No ano de 2017 foram entregue as obras de reforma…”?

J*, as  duas  frases precisam ser melhoradas.  A  escrita correta é a seguinte: “No ano de 2017, foram entregues as obras de reforma. “.
Além da concordância equivocada,  faltou a vírgula para isolar o  adjunto adverbial deslocado  para o  início da frase. 

II. Existe alguma regra sobre a colocação ou não de vírgula antes ou depois de verbo de ligação ?

O tipo de  verbo  não determina o  emprego  da  vírgula. Para esse caso, eu recomendei ao meu leitor que assistisse à minha aula sobre os usos da vírgula. Na minha apresentação, parti da afirmação absurda (pasmem!) de que a vírgula marca as pausas da respiração.

Se não conseguir visualizar o player, assista no YouTube.

Depois de assistir à aula, que tal testar seus conhecimentos em um exercício? Acesse o nosso simulado.

Você também tem dúvidas sobre língua portuguesa ou algum dos outros temas deste blog? Envie a sua pergunta. Acesse a página de contato.


Não quer perder nenhuma novidade do Conversa de Português? Cadastre-se para receber nosso boletim ou participe do nosso grupo no Telegram e seja um dos primeiros a ler nossos textos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados