Dicas de livros Linguística

3 livros que você precisa ler sobre a história da língua portuguesa

Alguns meses atrás, publiquei aqui o artigo “Não, não estão tentando matar a língua portuguesa”. Minha escrita fora motivada por alguns comentários lidos no Facebook. Os autores alguns, bastante raivosos defendiam que a nossa língua tende a desaparecer como consequência de empréstimos linguísticos. Cá entre nós: é o tipo de comentário que serve apenas para demonstrar a falta de conhecimento sobre a história da língua. Por essa razão, selecionei alguns títulos que considero fundamentais para a compreensão do assunto.

1. Filologia, história e língua: olhares sobre o português medieval

O livro  é  dividido em um capítulo  introdutório, seguido de 6 capítulos, além de  conter corpora para estudo do português  medieval e uma  lista com atividades  complementares. Na introdução, os autores explicam a  Filologia  como  uma área de estudo que  se dedica ao resgate da origem da língua, ao acompanhamento de seu evolução e à compreensão dos fatores históricos e sociais que  influenciam a formação das línguas. Leia a minha resenha completa neste link.

Resgatar a origem de uma língua, acompanhar sua formação a partir dos contatos entre povos diferentes através do tempo e dos espaços de propagação, identificar os fundamentos gerais e históricos da mudança linguística e compreender a correlação entre fatores linguísticos e sociais na formação das línguas são objetivos fundamentais para a formação de um profissional das áreas de letras e história. (MARCOTULIO et al, 2018, p. 13)

Para adquirir o livro, acesse o site da editora neste link.

2. História do português

História do português, de Carlos Alberto Faraco, é o terceiro volume da coleção Linguística para o Ensino Superior, editada pela Parábola Editorial. Nos quatro capítulos, o autor apresenta os aspectos da história da língua portuguesa e das culturas com as quais ela se relaciona. Para isso, Faraco utiliza conceitos da linguística, da sociolinguística, da antropologia, da sociologia e da história.

Saber quando a língua românica ao sul do rio Minho passou a ser chamada de português ou linguagem/língua portuguesa (em contraste com galego ou linguagem/língua galega) é, por falta de suficientes testemunhos de época, uma questão em aberto. Antes de avançar na discussão, é preciso lembrar que o recorte e a nominação de uma língua histórica (ou seja, o recorte de um determinado conjunto de variedades linguísticas agrupadas sob um nome singular português, galego, inglês, chinês etc ) são fenômenos fundamentalmente socioculturais e políticos. (FARACO, 2019, p. 86)

Para adquirir o livro, acesse o site da editora neste link.

3. Descrição do português brasileiro

Assim como a indicação anterior, Descrição do português brasileiro, de Renato Miguel Basso, também compõe a coleção Linguística para o Ensino Superior. O oitavo livro propõe a observação de fatos linguísticos “livres de preconceitos prescritivos sobre como [a língua] deveria ser”.

Essas diferentes maneiras de realizar os fonemas do português brasileiro servem como indicadores para sabermos, por exemplo, qual é a origem geográfica do falante, qual é o seu nível de escolaridade, qual é a sua idade, entre outras características. (BASSO, 2019. p. 49)

A editora disponibiliza material complementar, que pode ser muito útil aos professores de língua portuguesa. O arquivo consiste em uma série de propostas de exercícios para cada um dos capítulos que compõem o livro. Faça o download neste link.

Para adquirir, acesse o site da editora neste link.

Qual livro você considera fundamental para conhecermos a história da nossa língua? Deixe sua indicação nos comentários.


Não quer perder nenhuma novidade do Conversa de Português? Participe do nosso grupo no Telegram e seja um dos primeiros a ler nossos textos.

2 Comments

    1. Lucas, a Parábola é editora de referência para os profissionais de Letras. Não há aula que eu planeje ou texto que eu publique no blog sem consultar um dos livros da editora. Eu já era fã muito antes de firmar parceria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados