Autor convidado Literatura Sala de Aula

Código do amor cortês na sala de aula

Uma das atividades que um estagiário de uma  Licenciatura pode realizar é co-participar em alguma aula. Para isso, juntamente com o professor da disciplina,o estagiário idealiza uma aula,  constrói e separa os materiais que serão utilizados nela, a co-organizando como um todo e, por fim, a aplica.

Durante meu período de estágio no IFRJ – Campus  Nilópolis, realizei uma co-participação em uma das turmas ministradas  pela professora Andréa Motta. Como a turma estava estudando sobre o Trovadorismo, nós organizamos uma aula sobre uma espécie de regimento para as relações amorosas  chamado de Código de Amor Cortês.

O Código de Amor Cortês é um estatuto que surgiu durante o período do Trovadorismo (datado nos séculos XII, XIII e XIV na Península Ibérica e  no  sul da França) e diz respeito às leis que regem a forma de amar e  de demonstrar sentimentos pelo ser amado.

Na poesia trovadoresca, observamos as cantigas de amor e a maneira de escrever  sobre o sentimento, na qual o trovador  expressa seu afeto à mulher amada, mantendo sua identidade em sigilo e devotando a ela todo seu amor e servidão, que  pode ser caracterizado   como vassalagem amorosa.

O desejo do trovador é baseado na falta da amada, pois o amor não é correspondido. São inúmeras cantigas sobre como a dama misteriosa possui uma beleza divina e uma personalidade tão singular que a torna única no mundo e merecedora de todo o amor que o trovador  tem em si.

À medida em  que íamos apresentando na aula o Código de Amor Cortês, os alunos contribuíam com suas opiniões a respeito das leis, achando algumas absurdas até para aquela época e considerando algumas aplicáveis nos dias de hoje.  Com isso, eles pensaram em como seria um Código de Amor Cortês na Modernidade, tendo a tecnologia, as redes sociais e as maneiras  nas quais  elas  se misturam  com as novas  formas de se relacionar na sociedade presentes no “novo estatuto”.

Também mostramos como algumas canções até hoje trazem em si concepções convergentes desse amor cortês, dentre elas, Anna Julia da banda carioca Los Hermanos, que apresenta toda uma servidão e adoração por  parte de um trovador moderno que sofre por não ter a amada. A única   contradição com o código medieval é que  na música a identidade da dama é revelada.

Se não conseguir visualizar o player, assista no YouTube.

Confira o que já publicamos sobre possibilidades de abordar o Trovadorismo:

Sala de Aula – Trovadorismo

Trovadorismo – a atividade dos alunos


Graziele Soares é aluna do Mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é a nova colunista do Conversa de Português.


Não quer perder nenhuma novidade do Conversa de Português? Participe do nosso grupo no Telegram e seja um dos primeiros a ler nossos textos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Autor convidado

"Autor convidado" é uma coluna do blog, em que são publicados textos enviados por convidados da professora Andréa Motta.

Artigos relacionados