ENEM Redação

Você sabe quais temas já apareceram na redação do ENEM?

Uma pergunta que quase todo aluno faz aos professores é: “Prof, que tema você acha que vai cair na redação do ENEM neste ano?”. Nós, profissionais de Letras, não temos como saber isso! Além da banca do INEP, órgão organizador do Exame, ninguém mais sabe. Não é possível adivinhar qual será o tema da redação do ENEM, mas temos como verificar quais temas já apareceram e treinar nossa redação a partir deles.

Uma aluna, de uma de minhas turmas de 2024, ficou bastante surpresa quando contei que meio ambiente apareceu na redação apenas em 2001 (“Desenvolvimento e preservação ambiental”) e em 2004 (“Como preservar a floresta amazônica”). Expliquei a ela que meio ambiente pode aparecer como tema transversal, como aconteceu em 2022. Nesse ano, o tema foi “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais do Brasil”, e um dos textos motivadores era um trecho da “Carta da Amazônia 2021”, documento elaborado durante a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26). Por que é assim?

O INEP elabora propostas alinhadas aos direitos humanos: vida, saúde, moradia, educação, alimentação, um salário que pague por tudo isso, um emprego digno, liberdade de crença e por aí vai… Pode acontecer de um mesmo tema estar relacionado a mais de um direito, como ocorreu em 2021, quando o tema foi “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”.

Naquele ano, por meio da leitura dos textos motivadores, o candidato deveria ser capaz de perceber a falta de registro civil (ou seja, a certidão de nascimento) como impedimento para o acesso à matrícula escolar (Educação), ao atendimento médico (Saúde), aos programas de transferência de renda (alimentação e moradia). Essa é a razão de um dos motivos que fazem o candidato perder pontos na competência 5 (proposta de intervenção) ser o “desrespeito aos direitos humanos”. Se você nunca ouviu falar dos DH, sugiro a leitura da Declaração Universal.

Será uma boa ideia treinar um tema específico?

Muitos estudantes pensam que se preparar para o Exame é “ensaiar” a redação sobre um determinado tema. Isso é uma grande bobagem! Sempre digo aos meus alunos que pensar em um tema possível é útil apenas para exercitar a escrita. Confira o que escrevi em meu texto “Por que você não deve se preparar para um tema no ENEM” ou assista à minha aula “Como ler os textos do ENEM e usá-los na sua redação”:

Se não conseguir visualizar o player, CLIQUE AQUI PARA VER NO YOUTUBE.

Confira os temas de 1998 a 2023:

Para melhor visualização, clique na imagem e abra o arquivo em PDF.

Dessa lista, qual tema você achou mais interessante? Conte-me nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados