Língua Portuguesa

[Dúvida do leitor] A crase

O blog Conversa de Português foi criado em 2008 e, desde aquele ano, eu recebo muitas dúvidas enviadas por leitores. Ao ler suas mensagens, percebo que, em muitos casos, a pessoa estava no meio da escrita, a dúvida surgiu e ela foi o Google procurar uma resposta (caiu aqui no CP); em outros, são pessoas que fizeram algum concurso público e pretendem submeter recurso para contestar o gabarito oficial. Eu respondo às mensagens sempre que possível e percebi que a GRANDE DÚVIDA é o emprego do acento grave. Sendo assim, selecionei algumas dessas perguntas (com as respectivas respostas) e as publico no mesmo artigo:

I. Na frase “Os alunos assistiram a 144 apresentações de teatro”, preciso usar a crase ou não?


Antes de responder à pergunta do leitor, é necessário esclarecer algo fundamental acerca da crase: ela  não é algo  a ser usado; crase ocorre ou  não.    Como já explicamos em outro texto, o fenômeno da crase ocorre na contração de duas vogais iguais; neste caso, o artigo definido A e a preposição A. Usamos o acento grave (`) para indicar tal ocorrência. Sendo assim, na frase enviada pelo leitor, nada há que justifique o acento grave, uma vez que temos apenas a preposição exigida pelo verbo assistir”. Seria diferente se a frase fosse “Os alunos assistiram às 144 apresentações.”, em que teríamos a contração da preposição exigida pelo verbo e o artigo definido feminino plural antecedendo o substantivo.

II. Solicito-lhes orientação no sentido de informar se, no título abaixo apresentado, há exigência de crase antes do verbete “corrupção”. Ou, se em contexto específico, no qual “fraude e corrupção” formam um único elemento (não podendo ocorrer uma em separado da outra), haveria, nessa situação, dispensa de crase antes da palavra “corrupção”.
Título: Combate à fraude e corrupção.

Um aspecto o leitor acertou: a regência do substantivo combate exige o uso da preposição A. Enviei a seguinte resposta à minha leitora: “O   uso do  acento  grave  está  correto  no  título  que   você   enviou .  Regência  certíssima, mas   paralelismo sintático  equivocado.   A expressão  correta é “combate à fraude e à corrupção”.  E não,  isso   não  é  um substantivo composto!”

III. É correto usar crase na frase: o banco agradece à loja por ter disponibilizado a sala?

Sim, a frase da minha leitora Giovana está correta. O verbo agradecer é regido pela preposição A . Por essa razão, usamos “agradecemos a todos“, agradecemos a Deus“, “agradecemos aos pais” e “o banco agradece à loja“.

IV. Olá! Gostaria de saber se “Ataque à embaixada” leva crase ou não. Ou é facultativo? Obrigado.

Sim,  ocorre crase.  Dou  uma dica para facilitar sua vida: experimente trocar por “ao consulado”.  Note que apareceram , nessa combinação, uma preposição (A) e um artigo (O). Ora,  quando  usamos  o acento grave, indicativo de crase,  o  que  estamos  indicando é a contração  da preposição A  com o artigo A

Confira as principais regras sobre a crase


Quadro originalmente publicado em 04/03/2009.

Você também tem uma dúvida? Envie sua pergunta e torça para que ela também seja publicada no Conversa de Português. Clique AQUI e saiba como participar.


Não quer perder nenhuma novidade do Conversa de Português? Cadastre-se para receber nosso boletim ou participe do nosso grupo no Telegram e seja um dos primeiros a ler nossos textos.

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados