Língua Portuguesa

Acento não é enfeite!

Talvez você não saiba que eu criei, em minha conta no Instagram (@conversadeportugues), uma série intitulada Acento não é enfeite, cujo objetivo é demonstrar como o acréscimo ou a supressão de um acento pode alterar completamente o sentido da frase.

Como já expliquei em outros textos publicados aqui no blog, as regras de acentuação gráfica da língua portuguesa apoiam-se no binômio minoria/comparação. Por minoria, entendemos que acentuamos apenas um grupo muito pequeno de palavras; todos sabemos, por exemplo, que todas as palavras proparoxítonas são acentuadas. O que isso significa? As palavras proparoxítonas são a minoria no léxico da língua portuguesa. Se não acreditar em mim, faça um teste: abra um jornal, uma revista, um site qualquer e conte as proparoxítonas encontradas.

O princípio da comparação apenas confirma o anterior. Lembre-se das palavras terminadas em -r: todos os verbos da língua portuguesa estão nesse grupo (verbos no infinitivo não são acentuados, certo?); anote as paroxítonas terminadas com a mesma consoante (o número será bem menor) e você encontrará açúcar, revólver, éter, dólar, caráter, mártir…

Confira outros textos sobre acentuação gráfica:

Que negócio é esse de “gritar” a palavra para descobrir a sílaba tônica?

Para que serve a acentuação gráfica?

Resolva os nossos dois simulados sobre acentuação gráfica e ortografia (questões variadas):

Fonologia (Acentuação das palavras)

Ortografia (questões diversas)

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados