Dicas de livros

[Dica de livros] Da leitura literária à produção de textos

Da leitura literária à produção de textos, de Ernani Terra, não é de acordo a apresentação de seu autor um livro “para especialistas, mas para estudantes, muitos dos quais ainda não familiarizados com os conceitos dos estudos de linguagem” (p. 7). A que estudante parece se referir o professor Ernani Terra? O leitor desejado é, sobretudo, o graduando em Letras ou Pedagogia. Eu afirmo que é uma obra destinada também aos profissionais de Letras em formação permanente. Como professora de Língua Portuguesa e suas Literaturas, vi no livro um apoio ao docente que visa a melhorar suas práticas e promover o letramento de seus alunos.

Ernani Terra apresenta quatro gêneros literários como ponto de partida para a produção textual em sala de aula: a crônica, o conto, a poesia e o romance. Essa seleção de gêneros é apresentada ao longo de sete capítulos por meio dos quais o professor afirma ser a leitura de textos literários capaz de favorecer a produção de textos escritos.

O profissional de Letras sabe bem o quão complexo é, em uma turma de alunos adolescentes, tentar conceituar literatura. Uma das perguntas de abertura do capítulo inicial (Ler e escrever: a especificidade do texto literário) leva o leitor a esse questionamento: “Mas, afinal, o que é o texto literário? No que ele se diferencia dos outros textos?” (p.11). A partir de tais indagações, o capítulo apresenta os conceitos de texto e suas características; diferenciação entre texto literário e não literário; coesão, coerência e clareza como qualidades de quaisquer textos. O capítulo apresenta, ainda, questionamentos que podem ser aproveitados pelo professor de Língua Portuguesa em qualquer nível de ensino: que gênero e variedade linguística são adequados a cada situação comunicativa?

No capítulo seguinte (A produção escrita), o autor questiona a ideia comum de que a prática da leitura e da escrita é o suficiente para formar o bom escritor. Terra considera que a boa escrita só é possível por meio do domínio da “técnica de escrita e isso se aprende” (p. 35). Nesse capítulo, o professor apresenta as características do texto escrito; relaciona algumas modalidades de textos presentes na língua oral e língua escrita. Nesse capítulo, é bastante interessante a análise que o pesquisador propõe acerca do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) aplicado em 2017, cujo tema de redação foi ” Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”. Terra destaca o alto índice de redações avaliadas com com nota zero por fuga do tema.

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Nos quatro capítulos seguintes (A crônica, O conto, O poema, O romance), o autor dedica-se a quatro gêneros literários bastante populares. Em todos eles, Ernani Terra apresenta uma pequena explicação sobre a origem da palavra que nomeia o gênero, bem como a história de sua fixação na literatura. No capítulo sobre o conto, o autor apresenta também os elementos da narrativa, os conceitos de interdiscursividade, de heterogeneidade e os diversos tipos de discurso. No capítulo sobre o romance, o autor afirma que “é sem dúvida o de maior aceitação nos dias de hoje. Isso se explica porque o público desse gênero é bastante variado.” (p. 100). Nada há no capítulo que demonstre como o autor estabeleceu tal hierarquia entre esse gênero literário e os anteriores.

No capítulo seguinte (Tipologia textual), o pesquisador comenta as características estruturais dos textos descritivos, narrativos, argumentativos e expositivos. Em Leitura e escrita e novas tecnologias, apresenta uma breve história da leitura e o faz traçando a história também dos seus suportes: as narrativas orais, as folhas de papiro ou pergaminho, os meios digitais.

O professor Ernani Terra é doutor em Língua Portuguesa; por essa razão, o leitor não deve abrir a bibliografia do livro em busca exclusivamente de um referencial teórico específico da Teoria da Literatura. Não é um livro sobre ensino de literatura embora o leitor ingênuo possa se deixar enganar pelo título. É um livro sobre ensino de produção textual a partir da leitura de textos literários.

Professor Ernani Terra define esse seu livro como “um livro didático” (confira no vídeo abaixo). Sendo assim, cada um dos capítulos contém um texto literário comentado e um roteiro de atividades, que podem ser adaptadas ou integralmente utilizadas pelo professor de Língua Portuguesa.

Ernani Terra fala sobre o livro. Assista ao vídeo de divulgação e não deixe de conferir o Blogue do Ernani Terra.

Se não conseguir visualizar o player, assista no YouTube.


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Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

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