Dicas de livros Linguística

O que sabemos sobre a linguagem

Quantas línguas são faladas no mundo?”, “Por que as línguas mudam?”. “O que são dialetos?”, “É mais difícil aprender uma língua depois de adulto?”, “O que é educação bilíngue?”, “Como adquirimos a nossa língua materna?”. Essas são algumas das perguntas que intitulam os 51 capítulos do livro “O que sabemos sobre a linguagem”, publicado pela Parábola Editorial. Entre os convidados a responder às 51 perguntas estão pesquisadores como Celso Ferrarezi Jr, Renato Miguel Basso e Sírio Possenti.

O que mais me chamou a atenção foi ter visto perguntas, que podem aparecer em qualquer aula de língua portuguesa no Ensino Médio. Muitas vezes os meus alunos me perguntaram como as pessoas aprendem uma língua; outras tantas, queriam saber se a língua portuguesa é a mais difícil do mundo. Da mesma forma, já precisei escrever, aqui no blog (Confira o meu texto Sotaque: existe um mais certo do que o outro?), sobre a questão dos sotaques, tema abordado no capítulo “O que é sotaque”, de Cristina Abreu Gomes. É um livro perfeito para profissionais de Letras e para qualquer um que tenha curiosidade sobre o funcionamento das línguas.

Confira a gravação da live de lançamento:

Marcos Marcionilo, editor da Parábola, recebeu os organizadores para a live de lançamento:

Se não conseguir visualizar o player, acesse o canal da editora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados