Língua Portuguesa

Xingú ou Xingu? A acentuação das oxítonas terminadas em -u

É muito comum lermos que as palavras oxítonas aquelas cujo acento tônico incide sobre a última sílaba não devem ser acentuadas, mas isso não é verdade.

Antes de responder à pergunta do titulo deste post, lembre-se que todas as palavras são acentuadas. Quando representamos tal acento na escrita, chamamos de acentuação gráfica.

Por que algumas palavras são graficamente acentuadas e outras não? Na língua portuguesa, apenas a minoria das palavras recebe acento gráfico. Como assim? Você aprendeu que todas as palavras proparoxítonas são acentuadas; isso significa que elas são a minoria na nossa língua. Você não acredita em mim? Procure-as aqui neste texto: elas são a minoria.

Quais são os acentos da língua portuguesa?

Na língua portuguesa, usamos o acento agudo (ca, ca, rax) para indicar o timbre aberto e o acento circunflexo para indicar o timbre fechado (nico, nix). Por essa razão, o texto do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa registra, em alguns casos, dupla ortografia para uma mesma palavra: ecomico (Brasil) / ecomico (Portugal); acento nico (Brasil) / acento nico (Portugal). O timbe do português brasileiro é fechado e o do português europeu é aberto.

E o Xingu?

Observe as seguintes palavras: Xingu, Bangu, angu, peru, tatu e baú. Percebeu que todas são oxítonas terminadas em –u? O que determina a acentuação gráfica nesse tipo de oxítona é a composição da sílaba em que aquela vogal aparece.

Por que Xingu não recebeu acento, mas baú, sim?

Observe novamente: Xin-gu; Ban-gu; an-gu; pe-ru; ta-tu; ba-ú.

Regra 1: Serão acentuados os monossílabos tônicos e as oxítonas terminados em A, E e O, de forma que as terminadas em U não serão acentuadas: nu, Xingu, caju, Pacaembu, tatu, angu.

Regra 2: As oxítonas recebem acento sobre o U tônico que é a segunda vogal do hiato. É por apresentarem hiato no final da palavra e não por serem apenas oxítonas que essas palavras são acentuadas: ba-ú, Ita-ú.

Conseguiu compreender os casos em que as oxítonas em –u devem ser acentuadas? Se você tem outras dúvidas sobre acentuação gráfica, confira as dicas de leitura abaixo e faça os meus simulados.

Estude mais no blog:

Que negócio é esse de gritar a palavra para descobrir a sílaba tônica?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados