ENEM Redação

Modelo pronto de redação. Por que você NÃO deve usar um?

dissertacao

Uma estudante perguntou-me se deveria usar um desses modelos de redação disponíveis na internet. Eu e o seu outro professor achávamos que ela se referia a estudar pelas redações nota 1000, disponibilizadas na Cartilha do Participante do ENEM, mas não era isso. Ela encontrara um modelo pronto que, supostamente, seria “perfeito para qualquer tema do Exame” (Essa era a isca!).

ESTUDAR REDAÇÕES NOTA 1000 É DIFERENTE DE COPIAR MODELOS PRONTOS!

Em vez de tentar decorar um modelo de redação, estude as redações nota 1000 publicadas no manual do candidato. São textos com poucos ou nenhum desvio gramatical ou estrutural. Observe a organização e, principalmente, como seus autores utilizaram os dados presentes nos textos motivadores.

Qual é o problema de usar um modelo qualquer?

Suponhamos que você tenha passado o ano inteiro treinando para fazer sua redação com base em modelos prontos. A cada vez que sentou para escrever, pegou um desses modelos e seguiu rigorosamente o que estava lá… Responda-me com sinceridade: o que você pretende fazer no dia do ENEM? Se levar um modelo na bolsa, ele será o seu “passaporte” para a desclassificação em todo o Exame. Eu fiz essa pergunta à estudante citada no início deste texto e ela me deu a seguinte resposta: “Eu vi na internet que é pra tentar decorar o máximo que eu conseguir…”

Caro leitor, isso não faz nenhum sentido! Fiz, então, a seguinte pergunta: “Você precisa estudar Química, Física, Biologia, Matemática, História, Geografia, Literatura, Língua Portuguesa, Língua Inglesa ou Língua Espanhola e ainda vai perder tempo decorando um modelo de redação cheio de erros?” Sim, o modelo estava cheio de erros.

Leia o primeiro parágrafo de um modelo:

A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, consta no artigo 6, o direito a (eixo social) como inerente a todo cidadão brasileiro. No entanto, tal prerrogativa não tem se repercutindo com ênfase na prática quando se observa o (tema), dificultando a difusão desse direito social tão importante. Diante desta perspectiva, faz-se impreterível a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Conseguiu perceber os diversos problemas do texto? Há falhas de ortografia (“Constituição Federal” deve ser grafado com inicial maiúscula, pois é o título do documento oficial), de estrutura frasal (É a Constituição que consta no artigo ou o contrário?), uso equivocado do gerúndio em lugar do particípio e um pronome “se” perdido na frase (“…não tem se repercutindo…”). Repito que este é APENAS o primeiro parágrafo do tal “modelo”.

Será que vale mesmo a pena seguir algo que fará você perder alguns pontos já nas primeiras linhas? Os estudantes são convencidos de que é preciso copiar uma “receita de bolo” para escrever redação: isso é medo de não conseguir escrever sobre o tema proposto! Usar os tais “modelos prontos” não é esperteza; é confissão de INSEGURANÇA!

Cá entre nós: você reparou que há uma redundância em “modelo pronto”? Pois é assim que os “iluminados da redação” atraem seus seguidores…

Se você me segue também pelo YouTube, sabe que já dei uma aula sobre o aproveitamento dos textos motivadores, mesmo que você não saiba NADA sobre o assunto!

Se não conseguir visualizar o player, assista no YouTube. Clique AQUI.

Leia mais sobre o assunto:

Como organizar o texto dissertativo-argumentativo?

Por que você não deve se preparar para um tema na redação do ENEM?

Não existe redação “modelo UERJ”, não existe redação “modelo ENEM”

Para ler as redações nota 1000, acesse a Cartilha do Participante. CLIQUE AQUI e leia a versão 2020 (Até a publicação deste texto, a Cartilha 2021 não havia sido divulgada no site do INEP).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados