ENEM Língua Portuguesa Linguística Questões comentadas Questões comentadas ENEM

ENEM 2017 ─ Questões comentadas: Elementos de coesão

A série ENEM – Questões comentadas existe  desde a edição do ano 2014. Aqui  no  Conversa de Português,  eu  utilizo o  gabarito  oficial divulgado pelo  pelo órgão organizador do Exame: o INEP.  A estrutura  é a  seguinte: apresentação da questão,  comentário, gabarito oficial e links para estudos.  Para os  comentários do Exame aplicado em  2017, utilizo o caderno AZUL como referência  para o  gabarito e, neste post, comentarei a questão 10, cujo tema eram os  elementos de coesão.
Por meio de recursos linguísticos, os textos mobilizam estratégias para introduzir e retomar ideias, promovendo a progressão do tema. No fragmento transcrito, um novo aspecto do tema é introduzido pela expressão
(A) “a  singularidade”
(B) “tais vantagens”
(C) “os gabos”
(D) “longe disso”
(E) “em geral”
Comentário: Os candidatos  costumam   pensar que  a  coesão textual é  um tópico  que somente será  cobrado  na correção da redação; contudo, muitas são as questões  aplicadas no ENEM  que cobram  tal conhecimento.  Esta indica, desde  o  enunciado, que  esse será  o tema (“estratégias para introduzir ou retomar ideias”).
“Notei a singularidade” (l. 2)  ─ O  termo destacado retoma a  informação acerca de um aspecto do  caráter das moças  citadas no texto: afirmar o  contrário do que  desejavam.
“…nunca havia reparado em tais vantagens…”  ─  No  trecho, a  expressão  destacada retoma tudo o  que   foi  dito no período anterior.
“longe disso” ─ Os pronomes demonstrativos são dêiticos; ou  seja,  apontam  para algo  já referenciado. Nesse caso,  o demonstrativo não apenas  retoma a informação do período anterior, como também indica que será apresentada uma ideia contrária.
Em geral,  me diziam com franqueza…” ─ A expressão em destaque não retoma nenhuma parte do texto; no entanto, esclarece   um dado sobre o comportamento da família.
Gabarito oficial: E
Link para estudo: Tudo sobre coesão ─ Leia aqui tudo o  que  já  foi publicado no  blog sobre coesão textual.

Não quer perder nenhuma novidade do Conversa de Português? Cadastre-se para receber nosso boletim ou participe do nosso grupo no Telegram e seja um dos primeiros a ler nossos textos.

1 Comment

  1. Eu sempre agradeço àqueles que oferecem seu conhecimento. Todavia, em primeiro lugar, dificilmente veremos alguém, na vida prática, necessitar recorrer a esses raciocínios; servem a penas a concursos. Aliás, uma vez tomada posse, nunca mais recorre-se a eles, a não ser se Professores de Português. Na questão acima, muito embora explicado porque da resposta E ser considerada correta, não consigo perceber o argumento quando leio o texto. Para mim, o trecho iniciado com “Em geral” retoma o que o autor falava sobre a roupa e os comentários feitos pelas moças. A única parte, que não estão entre as alternativas, que me convenceria de que “um novo aspecto do tema é introduzido” seria “Percebi afinal que elas zombavam”, porque “Percebi afinal”, na minha opinião, oferece um contraste, um novo aspecto. Mas, não sou linguista. Portanto, bora estudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados