COMPETÊNCIA I – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa
Nesta competência, serão avaliadas: as convenções de escrita, de gramática, de escolha de registro e de escolha vocabular. O que significa cada um desses pontos?
Convenções de escrita: acentuação, ortografia, uso de hífen, emprego de letras maiúsculas e minúsculas e separação silábica (translineação);
Convenções gramaticais: regência verbal e regência nominal, concordância verbal e concordância nominal, tempos e modos verbais, pontuação, paralelismo sintático, emprego de pronomes e crase.
Escolha de registro: modalidade escrita formal; ou seja, ausência de marcas de oralidade.
Escolha vocabular: palavras usadas em seu sentido correto e adequadas ao contexto.
Para estudar a modalidade escrita formal da língua portuguesa:
Baixe guia EXCLUSIVO sobre ortografia
COMPETÊNCIA II – Compreender a proposta de redação e aplicar os conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
Você precisa ter muita atenção para não colocar sua redação a perder nesta competência! Nesse segundo aspecto, avalia-se a compreensão sobre a proposta da redação, a presença de um repertório sociocultural e seu aproveitamento, e a elaboração do texto dissertativo-argumentativo.
Para estudar a elaboração do repertório:
Como usar citações na redação?
Repertório é tudo o que você sabe!
COMPETÊNCIA III – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Nesta competência, os avaliadores observam: a seleção dos argumentos e seu desenvolvimento, relação de sentido entre as partes do texto e organização das ideias.
Para estudar argumentação:
O que são operadores argumentativos?
COMPETÊNCIA IV – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Na avaliação da Competência IV, serão avaliados os mecanismos linguísticos que promovem o encadeamento textual; isto é, o conhecimento do candidato sobre as estratégias de coesão textual. Avalia-se isso em três níveis: estruturação dos parágrafos, dos períodos e referenciação.
Para estudar coesão:
Coesão textual: entenda as relações
ENEM 2017. Questões comentadas: elementos de coesão
Como costurar as partes do texto?
COMPETÊNCIA V – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
O candidato deve, obrigatoriamente, apresentar uma proposta de intervenção para o problema apresentado pelo tema; ou seja, uma iniciativa para enfrentá-lo. Quais elementos esta proposta deve conter?
Ação: O que pode ser feito para solucionar o problema?
Agente: A quem cabe a execução da ação?
Modo / meio: Como viabilizar essa solução?
Efeito: Qual é o resultado esperado?
Detalhamento: Que outras informações podem ser acrescentadas para detalhar a proposta?