Este blog é um adolescente de 14 anos! Em 21 de outubro de 2008, eu criei o Conversa de Português no Blogspot, plataforma de blogs do Google, mas não escrevi nada; fiquei apenas na escolha do nome. Em 22 de outubro, publiquei o primeiro texto (“Língua portuguesa e as mudanças ortográficas“); por isso, eu conto os aniversários no dia 22 e não no dia 21. Todo ano é a mesma coisa: eu fico super ansiosa e não sei o que escrever nesta data… Lembrei de uma linha do tempo publicada em 2019 e decidi atualizá-la.
2007
Iniciei a coluna Língua Portuguesa no meu extinto blog Leio o Mundo Assim. A convite de Dude Xavier, transformei a coluna no quadro Dúvidas de português com a professora Andréa Motta na Webrádio Maspa.
2008
21 de outubro – Criei o blog Conversa de Português, mas não comecei as publicações.
22 de outubro – Publiquei o primeiro post: Língua Portuguesa e as mudanças ortográficas.
Novembro – Entrei para o Blogs Educativos, grupo de professores, que trocavam experiências por meio de uma lista no Yahoo Groups. Com eles, eu percebi que não estava sozinha ao pensar ser possível promover Educação mediada por tecnologias. Quando eu cheguei, o grupo havia acabado de realizar um congresso on-line.
17 de novembro – Criei a coluna Qual é a dúvida? , para receber as perguntas dos leitores, e algumas viraram publicações no blog.
2010
2010 foi o momento em que eu achei que tinha perdido todo o projeto Conversa de Português. Contei essa história no texto Eu sou grata, escrito em comemoração à formatura de alguns dos meus alunos.
Criei a página Conversa de Português no Facebook. Acesse neste link.
2011
Laurindo Stefanelli inaugurou a coluna Autor convidado, com o texto Literatura e Cinema: O enfermeiro . Depois do Lau, vieram, nos anos seguintes, em ordem de chegada ao blog: Thaiza Silva, Bianca Pereira, Pedro Henrique Regis, Roberta Rinaldi (em parceria com o site Imaginie), Graziele Soares, Joseane Ribeiro e Flávia S Belham (em parceria com a Seneca Learning). Confira os textos dos convidados neste link.
2014
Inscrevi o Conversa de Português no concurso TOPBLOG – que era, naquele momento, a premiação mais respeitada no mundo blogueiro – e fui classificada em segundo lugar, na categoria Educação, atrás do Prof. Edigley Alexandre, blog para professores e estudantes de Matemática.
Criei o canal Conversa de Português no YouTube.
2016
Abril – Inscrevi novamente o blog no concurso (para o ciclo 2015/2016) e recebi, em 20 de abril de 2016, o prêmio o melhor blog educacional do Brasil, segundo a avaliação do júri técnico.
2018
Lancei o primeiro episódio do Conversa Cast: o podcast do blog Conversa de Português. Valério Alexandre tornou-se a voz de abertura nos programas.
Firmei parceria com a Parábola Editorial. Comecei, então, a receber livros no sistema permuta: a editora mandava os livros, eu escrevia uma resenha e publicava nas principais redes do blog. Confira neste link tudo o que já publiquei com a Parábola.
2019
Criei Conversa de Português – sala dos professores no Facebook, grupo EXCLUSIVO para profissionais da Educação . No momento que este texto era escrito, havia 12.889 membros.
Firmei parceria com a Editora Contexto também no sistema de permuta explicado acima. Confira neste link todos os livros indicados.
Integrei a equipe de colunistas da Revista Boom, a convite de seu editor Gustavo Majory. Confira aqui os números publicados.
Levei o Conversa Cast para o Spotify. Confira na plataforma.
2020
Iniciei lives no Instagram. Em março de 2020, fomos surpreendidos pela epidemia COVID 19, uma doença infecciosa causada pelo vírus SARS-CoV-2 e, no mundo todo, estabeleceu-se a quarentena como meio preventivo para evitar o contágio. Eu, Elisete Risso e Joseane Ribeiro decidimos fazer lives no Instagram, a fim de manter os estudos de nossos alunos do Pré-vestibular comunitário Cristo Rei. Começamos, em 06 de abril, com uma análise da obra A hora da estrela, de Clarice Lispector.
2021
Fiz minha matrícula no curso TecnoProf, do professor Ricardo Marx, a fim de aprimorar o método de gravação das minhas videoaulas. Recomendo a professores de quaisquer disciplinas.
2022
A parceria de envio de livros com a Parábola Editorial foi transformada em parceria comercial e, em maio, fui aceita como revendedora da editora.
AGRADECIMENTO:
Eu postei o meu vídeo de agradecimento lá no perfil do Instagram. Confira NESTE link!
E você, leitor, acompanha o Conversa de Português desde quando? Conte-me nos comentários.