Língua Portuguesa Sobre este blog

Você sabe o que é um acróstico?

livros

Na segunda-feira,  22 de outubro,  o  Conversa de  Português completou seu  décimo aniversário (Leia  o texto  Conversa de Português: 10 anos)  e  meu amigo  Jesus Diogo  Xavier me presenteou  com um poema  comemorativo  para a data.  Certamente, você   já  viu  por aí  alguns textos em que  as letras iniciais ( ou centrais) de  cada verso formam  uma ou  mais palavras:   é a isso  que se chama  acróstico. Você sabe qual  é a origem  dessa palavra?

 

 

Origem grega

ACRÓSTICO deriva da junção de duas palavras gregas: akrostíkhion (extremidade) e stikhos (verso); ou  seja,  o “que está escrito  na extremidade do verso”. Existem, pelo  menos, seis tipos de acróstico de  acordo com o  professor Massaud Moisés:

Quando se juntam as letras iniciais, tem-se o acróstico propriamente dito que se lê na vertical. de cima para baixo ou  no sentido inverso. Se a combinação se processa no  meio dos versos, tem-se o mesóstico; se no  fim, o teléstico. Quando as primeiras letras compõem o alfabeto, tem-se o abeccedarius, ou o  acróstico alfabético. Se um nome é  o nome é  formado da primeira letra do primeiro verso, da  segunda letra do segundo verso, da terceira letra do  terceiro verso e assim consecutivamente, tem-se o acróstico cruzado. Pode assumir a forma de um palíndromo. (MOISÉS, 2004, p. 11)

Sendo  assim, se  você  olhar novamente o  texto do JD Xavier, verá que a primeira letra de cada verso, se  lida na vertical,  forma  o  título deste blog: CONVERSA DE PORTUGUÊS.

Leia mais  no  blog:

Você sabe o  que  é  um palíndromo?

Bibliografia consultada:

MOISÉS,  M. Dicionário de termos literários.  12.ed. São  Paulo: Cultrix,  2004.

6 Comments

  1. Gostei muito a explicação pratica sobre acróstico e saber da origem dessa palavra. Por que as vezes usamos a ferramenta pedagógica e não conhecemos sua origem,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Andréa Motta

Professora de Língua Portuguesa , Literatura e Formação do Leitor Literário no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados