Quando perguntamos a alguém por que usa determinado aparelho, como um celular, ele sabe explicar qual razão levou à escolha daquele objeto e não outro. Certamente, explicará as características mais úteis e suas funções: comunicar-se por voz, enviar e receber mensagens de texto, acessar a internet e outras funções. Será, no entanto, que sabemos explicar as escolhas que fazemos ao emitir uma mensagem? Quais são as funções da linguagem humana? Esse tema já foi abordado aqui no Conversa de Português, porém voltamos a ele a fim de mostrar como o Exame Nacional do Ensino Médio – o ENEM – o utiliza.
Sabemos que o principal objetivo da linguagem é a transmissão de uma informação a um ou a vários indivíduos; contudo, as mensagens que enviamos podem ter funções mais específicas de acordo com a nossa intenção comunicativa. O que pretende um indivíduo quando pergunta a outro “Tudo bem?”? Pode ser seu desejo apenas cumprimentar seu interlocutor de modo informal ou obter informações mais complexas.
Quais são os elementos da comunicação?
Antes de vermos as funções da linguagem, cabe observarmos os elementos da comunicação, propostos por Roman Jakobson. São eles: emissor, receptor, canal, mensagem, código e referente.
O remetente (ou emissor) é aquele que emite a mensagem; pode ser um indivíduo ou um grupo. A mensagem é o objeto da comunicação e é constituída pelo conteúdo das informações. O canal é a via de circulação da mensagem (voz, ondas sonoras, uma folha de papel, um blog, um livro). O código é o conjunto de signos e as combinações de usos desses signos (a língua portuguesa, por exemplo). O referente é constituído pelo contexto, pela situação e pelos objetos aos quais a mensagem está relacionada. Por fim, o destinatário é aquele que recebe a mensagem.
Quais são as funções da linguagem?
Roman Jakobson identificou seis funções da linguagem, correspondentes a cada um dos seis elementos: emotiva, poética, fática, metalinguística, referencial e conativa. Em cada uma delas, predomina um dos elementos da comunicação.
Como o tema apareceu no ENEM ?
A questão 116 do ENEM 2009 cobrava do candidato o conhecimento sobre os elementos da comunicação e as funções da linguagem. Observe:
Canção do vento e da minha vida
O vento varria as folhas,
O vento varria os frutos,
O vento varrias as flores…
E a minha vida ficava
Cada vez mais cheia
De frutos, de flores, de frutas…
[…]
O vento varria os sonhos
E varrias as amizades…
O vento varria as mulheres…
E a minha vida ficava
Cada vez mais cheia
De afetos e de mulheres…
O vento varria os meses
E varria os teus sorrisos…
O vento varria tudo!
E a minha vida ficava
Cada vez mais cheia
De tudo!
Predomina no texto a função da linguagem
(a) fática, porque o autor procura testar o canal da comunicação.
(b) metalinguística, porque há explicação do significado das expressões.
(c) conativa, uma vez que o leitor é provocado a participar de uma ação.
(d) referencial, já que são apresentadas informações sobre acontecimentos e fatos reais.
(e) poética, pois chama-se atenção para a elaboração especial e artística da estrutura do texto.
Gabarito e comentário:
Letra E. A função poética não aparece apenas nos poemas, mas é a que predomina neste tipo de texto. Na poesia, o poeta seleciona elementos do código que lhe permitam dar um efeito especial à sua mensagem. Ele o faz por meio de recursos que conferem musicalidade ao texto, escolhe palavras e lhes atribui novos significados; o poeta seleciona e combina elementos do código.
Leia nosso outro texto sobre funções da linguagem. Clique AQUI.
Fontes de pesquisa:
CHALUB, S. Funções da linguagem. 8. ed. São Paulo: Ática, 1997 (Série Princípios, 119)
MARTELOTTA, M.E. Manual de linguística. São Paulo: Contexto, 2011
VANOYE, F. Usos da linguagem. 11. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
Parabéns, Andréa! Você tem me ajudado bastantes nas minhas aulas na pandemia! Parabéns pelo trabalho! Meus alunos já conhecem você!
Muito obrigada! Eu fico muito feliz e honrada quando recebo esse tipo de comentário!
-Agradeço pela explicação, pois me será util.
-Será que posso fazer parte deste canal? Apenas tenho um grande agrado a ligua portuguesa. Talvez aqui eu cosiga ser um falante fluente da ligua.
A tá,por isso que eu não consegui fazer os exercícios que a senhora passou,todas as funções de linguagem tem seus respectivos elementos da comunicação.
Isso mesmo, Samuel! Ao estudar as funções da linguagem, lembre-se sempre dos elementos da comunicação. Obrigada por visitar o blog. Eu fico feliz quand os alunos vêm aqui.
Uma elaboração perfeita e explícita do assunto… Adorei!
Obrigada, Thamires! Volte sempre ao blog!
Parabéns!!! Gostei da explicação, bem clara… Muito bom…