Quem é da Educação certamente já ouviu as expressões teoria sociocultural, internalização, mediação; todas elas estão relacionadas às pesquisas do russo Lev Vygotsky, que pensava o desenvolvimento cognitivo do aluno como resultado da interação social. O professor Francisco José Quaresma de Figueiredo, em seu livro Vygotsky: a interação no ensino-aprendizagem de línguas, revisa os construtos de Vygotsky, a fim de identificar como se dá esse processo de aprendizagem das línguas adicionais.
O livro é resultado do estágio pós-doutoral, realizado de 2016 a 2017 na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sob supervisão da professora Laura Miccoli. Desse modo, encontramos um levantamento bibliográfico sobre a obra de Vygotsky e muitos exemplos de aplicação para suas teorias.
Você pode conferir abaixo o bate-papo entre o autor e o editor Marcos Marcionilo.
Confira abaixo outras indicações de leitura:
Mikhail Bakhtin, de Alastair Renfrew
Escrever na universidade – fundamentos
Não quer perder nenhuma novidade do Conversa de Português? Cadastre-se para receber nosso boletim ou participe do nosso grupo no Telegram e seja um dos primeiros a ler nossos textos.